A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 2. É um índice que mede a relação entre o output gerado (os bens e os serviços fornecidos) e o input utilizado (a mão-de- obra, os materiais, a energia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 2. É um índice que mede a relação entre o output gerado (os bens e os serviços fornecidos) e o input utilizado (a mão-de- obra, os materiais, a energia."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 2

2 É um índice que mede a relação entre o output gerado (os bens e os serviços fornecidos) e o input utilizado (a mão-de- obra, os materiais, a energia e outros recursos) para produzir aquele output.

3 É a razão de sua existência, mas não é a única nem, necessariamente a mais importante. Outra funções: Função marketing; Função contábil; Função desenvolvimento de produto/serviço; Função de RH; Função de compras; Função de engenharia/suporte técnico.

4 Materiais, informações, consumidores Processo de transformação Bens e serviços input output

5 Chinelato Filho (2004) Os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade sempre estiveram associados às ciências O & M e Informática

6 Acirramento da concorrência no setor privado; Escassez de recursos no setor público, e; O aumento crescente da demanda por insumos obriga as organizações a utilizar seus recursos de maneira racional, evitando o desperdício.

7 Essa preocupação introduziu no planejamento, na implantação e na análise de sistemas, o conceito de economicidade, acrescentado aos já conhecidos 3 Es – Eficiência, eficácia e efetividade.

8 Eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos como produtividade e desempenho, utilizando a menor quantidade de recursos possíveis, como tempo, mão-de- obra e material, ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos.

9 Significa fazer bem as tarefas, administrar os custos, reduzir as perdas e o desperdício.

10 Eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo, escolhendo os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado.

11 Efetividade é a obtenção de resultados através da ênfase na percepção do cliente. Significa que há preenchimento das expectativas do cliente, através de uma ação programada e planejada para satisfazer os seus desejos.

12 Efetividade - Refere-se à constância, à razão lógica de se manter, do existir de um empreendimento, dentro de uma visão do interesse social.

13 a) eficiência = fazer certo a coisa; b) eficácia = fazer a coisa certa; fazer certo na primeira vez, c) efetividade = fazer a coisa que tem que ser feita;

14 Economicidade. Refere-se à ausência de desperdício significativo dos recursos investidos.

15 Adaptabilidade: "aptidão, inerente a numerosas espécies, de viver em condições de ambiente diferentes daquelas de sua ocorrência natural" (Souza, 1973).


Carregar ppt "Aula 2. É um índice que mede a relação entre o output gerado (os bens e os serviços fornecidos) e o input utilizado (a mão-de- obra, os materiais, a energia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google