A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 ÉTICA E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL Prof. Murilo de Alencar Souza Oliveira Ética Profissional em Administração Aula - 18/10/2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 ÉTICA E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL Prof. Murilo de Alencar Souza Oliveira Ética Profissional em Administração Aula - 18/10/2012."— Transcrição da apresentação:

1 1 ÉTICA E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL Prof. Murilo de Alencar Souza Oliveira Ética Profissional em Administração Aula - 18/10/2012

2 Objetivos Apresentar as exigências contemporâneas que cercam as estratégias empresariais. Demonstrar o como a gestão ética pode interferir no desempenho organizacional. 2

3 Desempenho das organizações 3 O desempenho de uma organização reflete o desempenho de seus administradores. Uma organização eficiente, eficaz e competitiva evidencia que tem uma administração de alto desempenho. O quanto os administradores influenciam no desempenho de uma empresa? O quanto as atitudes éticas desses administradores influenciam as suas decisões e, consequentemente, o desempenho organizacional? As pessoas que administram as organizações são responsáveis pela realização dos objetivos (eficácia) e pela utilização dos recursos (eficiência).

4 4 TER EFICIÊNCIA Operar de modo que os recursos sejam o mais adequadamente utilizados (Ênfase nos meios) OBTER EFICÁCIA Relacionada ao alcance dos objetivos/resultados propostos (Ênfase nos resultados). Desempenho das organizações A estratégia de uma empresa é fundamental para os seus resultados (eficácia) e suas operações (eficiência).

5 5 As Novas Exigências na Estratégia Organizacional

6 6 A globalização elevou a importância da concorrência/competitividade no âmbito das organizações e nações, gerando desafios na luta pela sobrevivência e desenvolvimento. Para a elaboração de estratégias torna-se fundamental a correta compreensão destes desafios.

7 As Novas Exigências na Estratégia Organizacional 7 Gestão ética não é mais um diferencial, mas uma contingência de sustentabilidade. A ética como sustentadora da imagem, reputação e atitudes empresariais, pois suas ações são reflexos de seus princípios e valores. Garante a confiança e credibilidade de fornecedores, clientes, funcionários, governos e acionistas. Confiança é a base do relacionamento entre seres humanos e instituições que sempre são gerenciadas por seres humanos.

8 A Influência da Ética no Desempenho Organizacional 8 O lucro é um elemento imediatista. enquanto a ética é de longo prazo. As empresas que despontam no mercado são aquelas que mais investem nas pessoas e em suas capacidades. Numa realidade em que a única certeza é a incerteza, a única fonte de vantagem competitiva duradoura é o conhecimento.

9 Atividade Complementar 9 Preencha tabela com exemplos de atitudes, ações ou processos empresariais que correspondem à eficiência ou à eficácia organizacional. Exemplos de atitudes éticas para contribuir com a eficiência organizacional seriam... Exemplos de atitudes éticas para contribuir com a eficácia organizacional seriam......reduzir o desperdício de material usado no processo produtivo....criar produtos a serem oferecidos aos clientes com materiais recicláveis.


Carregar ppt "1 ÉTICA E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL Prof. Murilo de Alencar Souza Oliveira Ética Profissional em Administração Aula - 18/10/2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google