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Gerenciamento dos custos do projeto. Gerenciamento dos custos O plano de gerenciamento de custos especifica como os custos do projeto serão estimados,

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Apresentação em tema: "Gerenciamento dos custos do projeto. Gerenciamento dos custos O plano de gerenciamento de custos especifica como os custos do projeto serão estimados,"— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento dos custos do projeto

2 Gerenciamento dos custos O plano de gerenciamento de custos especifica como os custos do projeto serão estimados, estruturados, monitorados e controlados. Pode incluir as informações: Nível de precisão para as estimativas de custo Unidades de medida Limites de variação Regras para medição de desempenho Informações e formato dos relatórios dos custos Processo para estimar custos Processo para desenvolver um orçamento com base em períodos de tempo Processo de monitoramento e controle de custos Pode ainda incluir informações sobre o nível de autoridade associada a custos e alocação e comprometimento de orçamento, limitações de recursos financeiros e opções e diretrizes sobre como e quando os custos do projeto são registrados.

3 Gerenciamento dos custos O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em estimativas, orçamentos e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado. O gerenciamento dos custos deve considerar os requisitos das partes interessadas para captura de custos. As partes interessadas medirão os custos do projeto de maneiras diferentes em tempos diferentes. Este gerenciamento preocupa-se principalmente com o custo dos recursos necessários para completar as atividades do projeto. O esforço de planejamento do gerenciamento dos custos ocorre nas fases iniciais do planejamento do projeto e fornece a estrutura para cada processo do gerenciamento dos custos para que o desempenho dos mesmos seja eficiente e coordenado. Este plano inclui os processos de: Estimar os custos Determinar o orçamento Controlar os custos

4 Gerenciamento dos custos Estimar os custos As estimativas de custos das atividades são avaliações quantitativas dos prováveis custos necessários para executar o trabalho do projeto. As mesmas podem ser apresentadas em formato resumido ou em detalhes. Os custos são estimados para todos os recursos que são aplicados na estimativa de custos da atividade. Isso inclui, mas não se limita a mão de obra direta, materiais, equipamentos, serviços, instalações, tecnologia da informação e categoriais especiais como provisão para inflação ou custos de contingencias. Os custos indiretos, se incluídos na estimativa do projeto, podem ser incluídos no nível da atividade ou em níveis mais altos. Ferramentas e técnicas: Opinião especializada Estimativa análoga Estimativa paramétrica Estimativa de três pontos Estimativa bottom-up Análise de reservas Custo da qualidade Software para estimativas em gerenciamento de projetos Análise de proposta de fornecedor

5 Gerenciamento dos custos Documentos que fazem parte deste gerenciamento: 1.Planilha de estimativa paramétrica 2.Planilha de estimativa análoga 3.Planilha de estimativa de três pontos 4.Planilha bottom-up de custos

6 Métodos Quantitativos para Gerenciamento dos Custos Estimativas paramétricas São derivadas determinando a variável de custo que será utilizada e o custo unitário. Em seguida, o número de unidades é multiplicado pelo custo unitário para obter uma estimativa de custo. Estimativas análogas São derivadas comparando o trabalho atual com um trabalho semelhante anterior. O tamanho do trabalho anterior e o custo são comparados com o tamanho esperado do trabalho atual. Então a proporção entre o tamanho do trabalho atual em comparação com o trabalho anterior é multiplicada pelo custo anterior para determinar uma estimativa. Este método é utilizado para obter uma estimativa de alto nível quando informações detalhadas não estão disponíveis. Estimativas de três pontos Pode ser usada para representar incertezas na estimativa de custos. As partes interessadas fornecem estimativas para cenários otimistas, cenários mais prováveis e cenários pessimistas. Essas estimativas são colocadas em uma equação para determinar um custo esperado. Uma equação comum é a distribuição beta. Custo estimado = (custo otimista + 4 custo mais provável + custo pessimista) / 6 Estimativas bottom-up São estimativas detalhadas feitas no nível de pacote de trabalho.

7 Elementos de uma planilha de estimativa paramétrica Elemento do documento Descrição Custo variável Inserir o determinante da estimativa de custo, como horas, metros quadrados, litros ou alguma outra medida quantificável. Exemplo: metros quadrados Custo unitário Registrar o custo unitário Exemplo: R$ 9,50 por metro quadrado Número de unidades Inserir o número de unidades Exemplo: 36 Estimativa de custo Multiplicar o número de unidades pelo custo unitário para calcular a estimativa. Exemplo: 36 x R$ 9,50 = R$ 342,00

8 Elementos de uma planilha de estimativa análoga Elemento do documento Descrição Atividade anterior Inserir uma descrição da atividade anterior Exemplo: construção de um deck de 160 m² Duração anterior Documentar o custo da atividade anterior Exemplo: R$ 5.000,00 Atividade atual Descrever como a atividade atual é diferente Exemplo: construir um deck de 200 m² Multiplicador Dividir a atividade atual pela atividade anterior para obter um multiplicador Exemplo: 200/160 = 1,25 Estimativa de custo Multiplicar o custo da atividade anterior pelo multiplicador para calcular a estimativa de custo da atividade atual Exemplo: R$ 5.000,00 x 1,25 = R$ ,00

9 Elementos de uma planilha de estimativa de três pontos Elemento do documento Descrição Custo otimista Determinar uma estimativa de custo otimista. Estimativas otimistas supõem que todos os custos foram identificados e não haverá nenhum aumento de custos nos materiais, mão de obra ou qualquer outro determinante de custo. Exemplo: R$ 4.000,00 Custo mais provável Determinar uma estimativa mais provável de custo. A maioria das estimativas prováveis supõe que haverá algumas flutuações de custos, mas nada fora do comum. Exemplo: R$ 5.000,00 Custo pessimista Determinar uma estimativa de custo pessimista. Estimativas pessimistas supõem que há riscos significativos que irão se materializar e causar derrapagens de custos. Exemplo: R$ 7.500,00 Equação da ponderação Ponderar as três estimativas e dividir. O método mais comum de ponderação é a distribuição beta, onde c = custo. Custo esperadoInserir o custo esperado com base no cálculo da ponderação Exemplo: R$ 5.250,00

10 Elementos de uma planilha de estimativa bottom up Elemento do documento Descrição ID da EAPIdentificador único da EAP Horas de mão de obra Inserir as horas de trabalho estimadas Taxa de mão de obra Inserir a taxa horária ou diária Mão de obra totalMultiplicar as horas de trabalho pela taxa de mão de obra Material Inserir cotações para materiais de fornecedores ou multiplicar a quantidade de materiais pelo custo unitário Suprimentos Inserir cotações para suprimentos de fornecedores ou multiplicar a quantidade de suprimentos pelo custo unitário EquipamentosInserir cotações para locação, leasing ou aquisição de equipamentos ViagensInserir cotações para viagens Outros custos diretos Inserir quaisquer outros custos diretos e documentar o tipo de custo Custos indiretosInserir todos os custos indiretos, como despesas gerais ReservaInserir qualquer custo de reserva de contingência para o pacote de trabalho EstimativaCalcular mão de obra, materiais, suprimentos, equipamentos, viagens, outros custos diretos, custos indiretos e quaisquer reservas

11 Bibliografia Este material foi extraído de: XAVIER, Carlos M. S. Gerenciamento de projetos: como definir e controlar o escopo do projeto. 2 ed. São Paulo: Saraiva, PMBOK. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (guia PMBOK). 4 ed. Project Management Institute – São Paulo: Saraiva, STACKPOLE, Cynthia. Guia de templates para gerenciamento de projetos. Rio de Janeiro: Elsevier, MENEZES, Luís C. M. Gestão de Projetos. 3 ed. São Paulo: Atlas, CARVALHO, Marly M; RABECHINI JR, Roque. Fundamentos em gestão de projetos: construindo competências para gerenciar projetos. 3 ed. São Paulo: Atlas, KEELING, Ralph; BRANCO, Renato H. F. Gestão de projetos: uma abordagem global. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2012.


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