A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BOM GOVERNO EM PAISES EMERGENTES O Foco no que não deu certo levou a recomendações dos orgãos financiadores com o intuito de proteger seus investimentos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BOM GOVERNO EM PAISES EMERGENTES O Foco no que não deu certo levou a recomendações dos orgãos financiadores com o intuito de proteger seus investimentos."— Transcrição da apresentação:

1 BOM GOVERNO EM PAISES EMERGENTES O Foco no que não deu certo levou a recomendações dos orgãos financiadores com o intuito de proteger seus investimentos. Essas recomendações se enquadram em tres grupos: 1- Reduzir o tamanho do governo, downsizing privatizações, tercerizações; 2- Reduzir do poder discricionário da burocracia; 3- Aumentar o poder bom da opinião pública sobre os prestadores de serviços públicos.

2 Tendler (1997) entende que o foco no mau desempenho dos governos de paises emergentes levou a recomendações equivocadas sobre como melhorar o governo. 1o – O foco no mau governo inibiu o aprendizado sobre modelos de sucesso em países emergentes; 2o – A análise no bom desempenho tem sido sobre métodos em uso em paises industrializados, particularmente do Sudeste Asiático embora esses modelos nem sempre sejam adequados para países ou regiões emergentes; 3o – O bom desempenho do governo em alguns órgãos ou regiões específicas deixa de ser observado, uma vez o foco é no país como um todo, uma espécie de certificação da qualidade de governo do país; 4o – O sucesso do governo é associado à políticas não intervencionistas, valorizando os mecanismos de mercado, sem considerar as evidências que os governos do Leste Asiático foram intervencionistas, subsidiando o crédito agropecuário, fixando preços e dizendo às empresas o que produzir; 5o – Evidências do que da certo em grandes organizações são ignoradas. A antiga teoria Socio-técnica apoiada nas reconhecidas pesquisas de Tavistok não é aceita como método capaz de levar ao sucesso medidas governamentais de paises emergentes (ver, Castro e Gusmão, 1997) no que a autora chama de DITLT (Desempenho Industrial e Transformação do Local de Trabalho) 6o – Não seria correto o foco exclusivo na valorização do cliente, pois esse foco requer um foco nos stakeholders da organização como um todo a começar por reforçar a confiança e a autoestima dos servidores da organização em primeiro lugar. 7o- Por último o bom governo exige novas formas de interação entre o nível operacional e a gerência estabelecendo relações cooperativas e informais entre as partes, maior flexibilidade nas atribuições e descentralização da execução e o gerenciamento.

3 A PESQUISA The EconomistDesempenho do Estado do Ceara sob o governo de Tasso Jereissati (dez 1991) Quando assumiu em 1987 a folha de pagamento do Estado consumia 87% da receita (quando o limite constitucional e 65%); Medidas: cobranca de impostos ja lancados; Reducao na folha de pagamentos de funcionarios fantasmas (de 146 mil); Reducao do reajuste salarial e Novos funcionarios so atraves de concurso.

4 Tema do livro : Conjunto de realizaçoes Implementação de programas de saude pública inovadores; Contratos públicos com produtores do setor informal; Programa de geração de emprego de emergência em obras públicas Perda de suporte político em cerca de 90% mas manutenção das realizacoes no seu governo, no de Ciro Gomes que o sucedeu e no seu 2o governo, a seguir ( ; ; )

5 Politicas de Modernizacao e de incentivo Brasil cresceu apenas 0,87% enquanto o Ceara cresceu 3,4% Clientelismo cronico e ma administracao Como pode tornar-se modelo de Adm. Pub? liderança de dois governadores reformistas consecutivos com programas inovativo: 1. medicina preventiva no meio rural; 2. serviços de extensão p/ negocios e contratos com pequenas empresas 3. construção de obras públicas geradoras de emprego 4. extensão rural e dos pequenos produtores rurais.

6 Antecipações: descobertas que permeiam os casos Temas centrais na busca de explicações: 1: dedicação incomum dos servidores públicos (reconhecimento da comunidade, confiança) 2. desenvolvimento de um senso de vocação; 3. realização de trabalho voluntario extra à carga de servidor público; 4. maior decisao e responsabilidade 5. descentralização, governo local e participação da sociedade civil e ONGs.


Carregar ppt "BOM GOVERNO EM PAISES EMERGENTES O Foco no que não deu certo levou a recomendações dos orgãos financiadores com o intuito de proteger seus investimentos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google