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Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.

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1 Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof. Adm. Marco Antonio Murara, Esp.

2 Módulo II Planejamento Estratégico Seminários em Franchising

3 Por que franquear? O que a empresa, ou seus sócios, têm a ganhar com isto... Como franquear? Se franquear parece um bom caminho, quais são os passos para trilhá-lo com riscos tão baixos quanto possível... Seminários em Franchising

4 Seminários em Franchising 1. Analisar as condições da empresa e posicionamento da marca no mercado 2. Para quais consumidores 3. Avaliar mercado e concorrentes 4. Que atividades ou produtos serão desenvolvidos e oferecidos 5. Qual a estrutura necessária 6. Quantas unidades serão abertas 7. Em quais regiões

5 8. Em quanto tempo 9. Qual o investimento para colocar em prática o plano de expansão, estrutura física, de pessoal e o prazo de retorno do investimento 10. Lucros esperados 11. Verificar viabilidade econômico-financeira 12. Padrões técnicos e de qualidade exigidos 13. Formas e meios de divulgação Seminários em Franchising

6 Avaliando o passado da empresa: – Tempo de existência da empresa – Tempo no mercado de interesse – Vivência em operações idênticas/semelhantes – Histórico junto a parceiros ou sócios – Gerenciamento de mais de uma unidade – Experiência específica em Franchising Seminários em Franchising

7 Como o público-alvo vê a empresa: – Atuais clientes – Potenciais clientes – Potenciais investidores/Franqueados – Formadores de opinião Seminários em Franchising

8 Possível inviabilidade: É importante destacar que o Franchising poderá se apresentar inviável se os pontos apontados no planejamento estratégico forem negativos e sem condições de alteração mediante esforço da empresa, isto é, se constituem características do próprio negócio ou setor. Seminários em Franchising

9 Seminários em Franchising Plano de Expansão Evolução do número de unidades ao longo do tempo; Locais onde as novas unidades serão implantadas; Planos de contingências.

10 Seminários em Franchising Mercados-Alvo Define sucesso ou fracasso Define sucesso moderado ou sucesso estrondoso Vital para: – Itens de consumo por impulso – Ramos muito competitivos – Produtos ou serviços pioneiros Seminários em Franchising Seminários em Franchising

11 Seminários em Franchising Royalties Remunera benefícios e serviços continuados – Marca – Suporte – Sistemas e know-how – Produtos/serviços

12 Seminários em Franchising Taxa de Propaganda Banca a constituição e manutenção de um ou mais fundos de propaganda e marketing; A cobrança em geral segue o mesmo modelo dos Royalties; É um valor transitório, do Franqueado, administrado pelo Franqueador;

13 Seminários em Franchising Análise do Mercado As informações quanto ao raio de atuação da empresa, tamanho de mercado, número de clientes/clientes potenciais, entre outras variáveis.

14 Seminários em Franchising É de responsabilidade do Franqueador a obtenção destas informações, através da consulta em bancos de dados, de censos econômicos e demográficos,associações comerciais e de classes, órgãos de governo, com os concorrentes ou ainda em pesquisas de mercado junto ao mercado-alvo.

15 Seminários em Franchising Concorrentes: Compreender de que forma os concorrentes se comportam; Utilizar isto para predizer movimentos futuros dos concorrentes; Traçar estratégias e implementar ações que permitam posicionar-se adequadamente.

16 Seminários em Franchising Quem são meus concorrentes agora? E dentro de cinco anos? Quais são os objetivos, metas e estratégias dos principais concorrentes? Qual a importância de nosso mercado para os concorrentes e que nível de comprometimento eles apresentam com este mercado?

17 Seminários em Franchising Quais são os pontos fortes e fracos dos concorrentes? Onde o concorrente é mais vulnerável? Quais mudanças os concorrentes farão em suas estratégias no futuro? Quais serão os efeitos das mudanças nas estratégias dos concorrentes?

18 Seminários em Franchising Fornecedores e Terceirizados Identifique os fornecedores e os terceirizados do Franqueador, considerando sua localização, preço, forma e prazos de pagamento, disponibilidade de fornecimento, lote mínimo de compra etc.

19 Seminários em Franchising Fornecedores e Terceirizados Identifique os fornecedores e os terceirizados do Franqueador, considerando sua localização, preço, forma e prazos de pagamento, disponibilidade de fornecimento, lote mínimo de compra etc.

20 Seminários em Franchising Condições Financeiras Para o Franqueador, a escolha pelo Franchising faz com que a maior parte do capital investido seja do Franqueado, assumindo a maior parte dos riscos e precisando de um retorno de acordo com suas expectativas.

21 Seminários em Franchising Condições Financeiras Para o Franqueador, a escolha pelo Franchising faz com que a maior parte do capital investido seja do Franqueado, assumindo a maior parte dos riscos e precisando de um retorno de acordo com suas expectativas.

22 Seminários em Franchising Condições Financeiras O Franqueador, por outro lado, possui um investimento reduzido no modelo, ficando com uma parte do potencial do negócio. O valor do negócio está em conseguir ficar com a maior parte possível do mesmo, sem inviabilizar a operação do Franqueado.

23 Seminários em Franchising A análise do Franqueador deve prever: Que o Franqueado médio consiga uma remuneração de acordo com suas expectativas; Isto significa que alguns poucos podem conseguir menos que suas expectativas; A maior parte deve conseguir suas expectativas ou um pouco mais do que isto;

24 Seminários em Franchising O investimento do Franqueador, portanto, está focado em: Desenvolvimento do modelo de negócios; Preparo dos instrumentos de suporte e controle da rede; Desenvolvimento de sistemas; Preparo da equipe de suporte à rede.

25 Seminários em Franchising Desenvolvimento de estratégias de marketing; Atração e seleção de Franqueados; Desenvolvimento de produtos (quando for o caso); Construção e evolução do conceito do negócio e modelo de operação; Capital de giro para sustentar o início do processo de expansão.


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