A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ARTE NO EGITO. RELIGIÃO A religião invadiu todo o Egito, interpretando o universo, justificando sua organização social e política, determinando o.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ARTE NO EGITO. RELIGIÃO A religião invadiu todo o Egito, interpretando o universo, justificando sua organização social e política, determinando o."— Transcrição da apresentação:

1 A ARTE NO EGITO

2

3 RELIGIÃO A religião invadiu todo o Egito, interpretando o universo, justificando sua organização social e política, determinando o papel de cada classe social e,orientando toda a produção artística. Acreditavam em: DEUSES VIDA PÓS-MORTE

4 ASPECTOS SOCIAIS A sociedade dividia-se em várias camadas, sendo o faraó era a autoridade máxima. Ele chegava a ser considerado um deus na Terra. Sacerdotes, militares e escribas (responsáveis pela escrita) também ganharam importância na sociedade que era sustentada pelo trabalho e impostos pagos por camponeses, artesãos e pequenos comerciantes.Os escravos também compunham a sociedade egípcia e, geralmente, eram pessoas capturadas em guerras. Trabalhavam muito e nada recebiam por seu trabalho, apenas água e comida.

5 Baseava-se sobretudo na agricultura que era realizada, principalmente, nas margens férteis do rio Nilo. Praticavam o comércio de mercadorias e o artesanato. Os trabalhadores rurais eram constantemente convocados pelo faraó para prestarem algum tipo de trabalho em obras públicas (canais de irrigação, pirâmides, templos, diques).

6 ARQUITETURA TÚMULOS Pirâmide-túmulo real, destinado ao faraó; Mastaba –túmulo para a nobreza; Hipogeu–em geral, túmulo destinado à gente do povo.

7 PIRÂMIDES As pirâmides do deserto de Gizé são as obras arquitetônicas construídas por importantes reis do Antigo Império: Quéops, Quéfren e Miquerinos. Características: Base quadrangular ; feitas pedras que pesavam cerca de vinte toneladas e mediam dez metros de largura, além de serem admiravelmente lapidadas. A porta da frente da pirâmide voltava-se para a estrela polar, a fim de que seu influxo se concentrasse sobre a múmia. O interior era um verdadeiro labirinto que ia dar na câmara funerária, local onde estava a múmia do faraó e seus pertences.

8

9 MASTABAS túmulo para a nobreza

10 Hipogeus

11 ESFINGE Representa corpo de leão (força) e cabeça humana(sabedoria). Para afastar os maus espíritos

12

13

14 Divididos em três categorias: conforme seu capitel: Palmiforme -flores de palmeira; Papiriforme –flores de papiro; Lotiforme -flor de lótus.

15 Obelisco Era colocado à frente dos templos para materializar a luz solar.

16 ESCULTURAS Os escultores egípcios representavam os faraós e os deuses em posição serena, quase sempre de frente, sem demonstrar nenhuma emoção. Pretendiam com isso traduzir, na pedra, uma ilusão de imortalidade.

17 LEI DA FRONTALIDADE A Lei da Frontalidade funda-se no princípio de valorizar o aspecto que mais caracteriza cada elemento do corpo humano. Desenhado de perfil, o rosto é mostrado ao máximo. De frente, se resume a uma oval. No rosto de perfil, o olho é representado de frente, por ser este seu aspecto mais característico e revelador. O tórax também apresenta- se de frente, e as pernas e os pés, são vistos de perfil.

18

19 PINTURA As cores Preto(kem): era obtido a partir do carvão de madeira ou de pirolusite(óxido de manganésio do deserto do Sinai). Estava associado à noite e à morte, mas também poderia representar a fertilidade e a regeneração. Este último aspecto encontra-se relacionado com as inundações anuais do Nilo, que trazia uma terra que fertilizava o solo (por esta razão, os Egípcios chamavam Khemet, "A Negra", à sua terra). Na arte o preto era utilizado nas sobrancelhas, perucas, olhos e bocas. O deus Osíris era muitas vezes representado com a pele negra, assim como a rainha deificada Ahmés- Nefertari. Branco(hedj): obtido a partir da cal ou do gesso, era a cor da pureza e da verdade. Como tal era utilizado artísticamente nas vestes dos sacerdotes e nos objetos rituais. As casas, as flores e os templos eram também pintados a branco.

20 Vermelho(decher): obtido a partir de ocres. O seu significado era ambivalente: por um lado representava a energia, o poder e a sexualidade, por outro lado estava associado ao maléfico deus Set, cujos olhos e cabelo eram pintados a vermelho, bem como ao deserto, local que os Egípcios evitavam. Era a vermelho que se pintava a pele dos homens. Amarelo(ketj): para criarem o amarelo, os Egípcios recorriam ao óxido de ferro hidratado (limonite). Dado que o sol e o ouro eram amarelos, os Egípcios associaram esta cor à eternidade. As estátuas dos deuses eram feitas a ouro, assim como os objetos funerários do faraó, como as máscaras. Verde(uadj): era produzido a partir da malaquitedo Sinai. Simboliza a regeneração e a vida; a pele do deus Osíris poderia ser também pintada a verde. Azul(khesebedj): obtido a partir da azurite(carbonato de cobre) ou recorrendo- se ao óxido de cobalto. Estava associado ao rio Nilo e ao céu.

21 CARACTERÍSTICAS GERAIS ausência de três dimensões; ignorância da profundidade; colorido a tinta lisa, sem claro- escuro e sem indicação do relevo

22 ESCRITA HIERÓGLIFOS Até a descoberta de Champollion, acreditava-se que hieróglifos eram representações ilustrativas de palavras que elas representavam. Champollion provou que elas eram uma mistura complexa de ilustrações, sons fonéticos e letras alfabéticas, e que a linguagem do Egito Antigo é relacionada ao Cóptico, que ainda existe na Igreja Cristã Cóptica. Hieróglifos são um tipo de escrita chamada de sistema de rebus. Usa símbolos emprestados para representar novas palavras com os mesmos sons, independente do significado original. Portanto A gente se vê iria ser desenhado Agente se vê por exemplo. Decodificando a linguagem do Egito Antigo, Champollion abriu um mundo de conhecimento.

23 Hierática e demótica

24 Hieróglifos

25 Pedra da Roseta

26


Carregar ppt "A ARTE NO EGITO. RELIGIÃO A religião invadiu todo o Egito, interpretando o universo, justificando sua organização social e política, determinando o."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google