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PLANO ESTRATÉGICO II DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO:

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Apresentação em tema: "PLANO ESTRATÉGICO II DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO:"— Transcrição da apresentação:

1 PLANO ESTRATÉGICO II DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO:
“As cidades da Cidade”

2 PLANO ESTRATÉGICO II DIRETRIZES
 Um desdobramento inovador do Plano Estratégico I: “Rio Sempre Rio”;  Planos simultâneos em 12 regiões da Cidade;  Buscou em cada região: - sua cultura e valores em suas próprias raízes; seus motivos de orgulho; - sua identidade e vocação em sua formação e história; seu papel na Cidade.

3 ASPECTOS INOVADORES DO PLANO II
DIRETRIZES ASPECTOS INOVADORES DO PLANO II  A atualização do Plano Geral da Cidade, a partir dos planos regionais;  O trabalho em rede;  A impulsão dos projetos com a participação da sociedade;  A parceria com a Secretaria Municipal de Fazenda ma elaboração do Orçamento Participativo;  O “Observatório” do Plano Estratégico, gerando conhecimento sobre a Cidade e subsidiando políticas, planos e ações públicas.

4 DIRETRIZES  O foco no Desenvolvimento Endógeno;
 As Comissões Regionais abertas à participação de todos os cidadãos;  A intensa e efetiva participação de Instituições de Ciência e Tecnologia localizadas em cada região;  Os Planos Estratégicos Regionais articulados entre si;  Sistemas de monitoramento e avaliação dos projetos, disponibilizados pela Internet;

5 GESTÃO ESTRATÉGICA EM REDES
DIRETRIZES GESTÃO ESTRATÉGICA EM REDES  A proximidade e a diversidade das regiões resulta no principal valor da Cidade.  A participação de toda a sociedade na “impulsão” das propostas estratégicas;  A atitude do governo local com relação à articulação das ações sobre o território;  Um novo paradigma para a gestão da Cidade; Objetivos a perseguir: - Revisão do Plano Geral da Cidade considerando a região metropolitana – Plano Estratégico III ;

6 PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE
O PLANO II – “As cidades da Cidade” PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE  Total de reuniões realizadas: 85  Pesquisa de percepção: 1367 questionários aplicados  Grupos de trabalho formados: 86 com 626 participantes

7 PROPOSTAS APRESENTADAS
O PLANO II – “As cidades da Cidade” PROPOSTAS APRESENTADAS  Objetivos Centrais : 12  Estratégias: 68  Projetos: 1154  Média de projetos por Região: 96

8 DESDOBRAMENTOS CONQUISTAS DA CIDADE
O PLANO II – “As cidades da Cidade” DESDOBRAMENTOS  115 projetos incluídos no orçamento através do OP até 2004 CONQUISTAS DA CIDADE  Cidade sede do PANAMERICANO em 2007;  Candidatura para as Olimpíadas em 2012;  Cidade eleita a mais simpática do mundo (New Scientist);  Cidade eleita o melhor destino da América Latina (Travel Weekly).

9 1a Etapa: SENSIBILIZAÇÃO
METODOLOGIA 1a Etapa: SENSIBILIZAÇÃO As reuniões da etapa de “sensibilização” tiveram como escopo a apresentação das informações a respeito da metodologia proposta para a nova fase do Plano Estratégico. 2a Etapa: PRÉ-DIAGNÓSTICO As reuniões da etapa de “sensibilização” tiveram como escopo a apresentação das informações a respeito da metodologia proposta para a nova fase do Plano Estratégico.

10 METODOLOGIA 3a Etapa: DIAGNÓSTICO 4a Etapa: ESTRATÉGIAS
Esta etapa foi dedicada ao entendimento das potencialidades da região e às propostas preliminares de seus objetivos centrais e das linhas estratégicas, sob o ponto de vista endógeno da região. 4a Etapa: ESTRATÉGIAS Esta etapa foi dedicada à definição do objetivo central e das estratégias e seus objetivos específicos além da proposição de programas e projetos por objetivo específico.

11 METODOLOGIA 5a Etapa: PROJETOS 6a Etapa: HOMOLOGAÇÃO
Nesta etapa é realizado o levantamento de todos os projetos existentes nas diversas esferas governamentais, que respondam aos programas e projetos propostos nas etapas anteriores e nos grupos de trabalho de cada tema crítico, por região. 6a Etapa: HOMOLOGAÇÃO

12 AGENDA AJUDA – PRÉ DIAGNÓSTICO

13 RESULTADO – PRÉ DIAGNÓSTICO
RESULTADO - ETAPA 2 -

14 AGENDA AJUDA – PROJETOS

15 RESULTADO – PROJETOS

16 AS REGIÕES DO PLANO II GRANDE IRAJÁ ILHA DO GOVERNADOR LEOPOLDINA
ZONA NORTE BANGU CAMPO GRANDE CENTRO GRANDE MÉIER ZONA SUL TIJUCA/VILA ISABEL BARRA DA TIJUCA JACAREPAGUÁ

17 CAMPO GRANDE ONDE O RURAL E O URBANO CONVIVEM

18 CAMPO GRANDE Área 48712,9 ha População hab Densidade 19,08

19 CAMPO GRANDE OBJETIVO CENTRAL: Ser o centro de referência para o ecoturismo, com enfoque nas vocações gastronômica, botânica, pesqueira e agrícola, consolidando as diferentes expressões histórico-culturais da região ESTRATÉGIAS: 1. Desenvolver as ações inerentes ao ecoturismo na região 2. Promover o setor de gastronomia da região 3. Desenvolver a economia produtiva da região nos setores botânico, pesqueiro e agrícola 4. Definir um novo plano para uso e ocupação do solo, privilegiando o meio ambiente 5. Promover o desenvolvimento tecnológico e a expansão dos negócios para os setores industrial, comercial, de serviços e turístico 6. Incentivar e consolidar as diferentes expressões históricas- culturais da região 7. Desenvolver programas complementares visando a melhoria da qualidade de vida na região

20 CAMPO GRANDE DESDOBRAMENTOS:  Túnel da Grota Funda;  Projeto de ecoturismo;  Organização do cluster dos produtores locais com a implantação do Pólo Gastronômico da região;  Cidade das crianças;  Plano Diretor para revitalização do setor de agropecuária;

21 BANGU A FÁBRICA DE TECIDOS TRANSFORMOU A PAISAGEM RURAL

22 BANGU Área 12236,9 ha População hab Densidade 53,91

23 BANGU OBJETIVO CENTRAL: Ser um pólo de eco turismo e lazer resgatando suas tradições histórico-culturais e desenvolvendo seu potencial industrial ESTRATÉGIAS 1. Desenvolver Ações Inerentes ao Eco-Turismo na Região 2. Revitalizar o Setor de Cultura e Lazer 3. Revitalizar o Setor Industrial 4. Revitalizar o Setor de Comércio e Serviços 5. Promover o Desenvolvimento Tecnológico e a Expansão dos Negócios 6. Desenvolver Programas Complementares Visando a Melhoria da Qualidade de Vida na Região

24 BANGU DESDOBRAMENTOS:  Centro Cultural da antiga Fábrica Bangu e antiga Fábrica de Cartuchos;  Parque da Vizinhança de Deodoro;  Rio Cidade de Bangu;  Plano de estruturação do ecoturismo para a região;  Implantação da sede da Fazenda para um centro de educação ambiental;

25 ZONA NORTE A REGIÃO QUE NASCEU SOBRE TRILHOS

26 ZONA NORTE Área 6223,9 ha População hab Densidade 117,34

27 ZONA NORTE OBJETIVO CENTRAL: Ser o grande pólo de comércio, centro industrial não poluente preservando e incrementando suas tradições histórico-culturais e características residenciais ESTRATÉGIAS 1. Fortalecer o setor de comércio atacadista / varejista 2. Revitalizar o setor industrial com indústrias de base não poluente e controle da poluição das existentes 3. Resgatar a história e a cultura locais 4. Criar condições para revitalizar o setor residencial 5. Ser um pólo formador de mão-de-obra 6. Desenvolver programas complementares visando a melhoria da qualidade de vida na região

28 ZONA NORTE DESDOBRAMENTOS:  Vila Olímpica de Acari;  Hospital Municipal de Acari;  Rio Cidade Madureira;  Plano estratégico para o setor de cultura e lazer;  Incentivo à formação de arranjos produtivos no setor industrial.

29 GRANDE IRAJÁ O BERÇO DOS SUBÚRBIOS CARIOCAS

30 GRANDE IRAJÁ Área 2604,2 ha População hab Densidade 128,24

31 GRANDE IRAJÁ OBJETIVO CENTRAL: Ser o principal centro de abastecimento da cidade e um pólo formador de atletas, garantindo a tradição residencial e a qualidade de vida ESTRATÉGIAS 1. Revitalizar o setor de abastecimento 2. Promover a formação de atletas em diversas modalidades esportivas 3. Fortalecer a tradição residencial, garantindo a infra-estrutura e equipamentos urbanos necessários 4. Desenvolver programas complementares visando a melhoria da qualidade de vida na região

32 GRANDE IRAJÁ DESDOBRAMENTOS:  Plano Inclinado da Igreja da Penha;  Rio Cidade Irajá;  10 reformas de praças;  Plano de ação para o setor de abastecimento, incluindo recuperação do Ceasa e definir locais para plataforma logística de cargas;  Criação de órgão específico para promoção de atividades esportivas.

33 ILHA DO GOVERNADOR A PORTA DE ENTRADA DA CIDADE

34 ILHA DO GOVERNADOR Área 4223,31 ha População 211 469 hab Densidade
51,82

35 ILHA DO GOVERNADOR OBJETIVO CENTRAL: Ser a principal base de chegada do turista à cidade, preservando a qualidade de área residencial e incrementando as atividades esportivas, culturais e artísticas ESTRATÉGIAS 1. Consolidar a base principal de chegada do turismo à cidade 2. Preservar a qualidade do setor residencial 3. Fortalecer as atividades esportivas da região envolvendo a comunidade 4. Fortalecer as atividades culturais e artísticas envolvendo a comunidade 5. Preservar e recuperar o meio ambiente construído e natural 6. Desenvolver programas complementares visando a melhoria da qualidade de vida na região

36 ILHA DO GOVERNADOR DESDOBRAMENTOS:  Rio Cidade: Cacuia e Cocotá;  Lonas Culturais: Ilha e Maré;  5 Favelas Bairro;  Parque Tecnológico do Fundão;  Linha do Metrô TRANS-PAN;  Transporte marítimo ligando a Ilha do Fundão à Praça XV.

37 LEOPOLDINA PORTOS, TRILHOS E ESTRADAS: CAMINHOS PARA A EXPANSÃO

38 LEOPOLDINA Área 3843,6 ha População hab Densidade 128,17

39 LEOPOLDINA OBJETIVO CENTRAL: Ser uma região de bairros integrados, resgatando a relação de vizinhança e se desenvolvendo a partir de indústria ESTRATÉGIAS 1. Desenvolver ações que promovam a integração entre bairros da região 2. Desenvolver ações para incrementar o desenvolvimento do setor industrial de base tecnológica não poluente 3. Fortalecer o comércio 4. Desenvolver programas complementares visando a melhoria da qualidade de vida na região

40 LEOPOLDINA DESDOBRAMENTOS:  Rio Cidade Ramos;  Favela Bairro Parada de Lucas;  Favela Bairro Vigário Geral;  Elaboração de plano estratégico para o desenvolvimento do setor industrial;  Ampliação dos projetos da Fiocruz junto as comunidades carentes.

41 CENTRO O PALCO DA HISTÓRIA DO PAÍS

42 CENTRO Área 3582,1 ha População hab Densidade 81,66

43 CENTRO OBJETIVO CENTRAL: Ser o centro de referência histórico-cultural do país, consolidando as vocações de centro de negócios, centro de desenvolvimento de tecnologia e principal centro de telecomunicações da América Latina ESTRATÉGIAS 1. Desenvolver ações para tornar a região o centro de referência histórico- cultural do país 2. Desenvolver ações para fortalecer a vocação centro de negócios 3. Desenvolver ações que consolidem a vocação para centro de desenvolvimento e difusão tecnológica 4. Desenvolver ações para que a região se estabeleça como centro de telecomunicações da América Latina 5. desenvolver ações para implantação de política habitacional no centro desenvolver programas complementares visando a melhoria da qualidade de vida na região

44 CENTRO DESDOBRAMENTOS:  Centro de Tradições Nordestinas;  Museu Vivo do Morro da Providencia;  Cidade do Samba;  Centro de Convenções da Cidade Nova;  Revitalização da área portuária;  Criação do Centro de Referência Histórico-Cultural da Cidade;  Criação de mecanismo para facilitar a reutilização de imóveis vazios e subutilizados no âmbito do RIAR-AP1 Santa Tereza e São Cristóvão.

45 GRANDE MÉIER A CAPITAL DO SUBÚRBIO CARIOCA

46 GRANDE MÉIER Área 2999,49 ha População hab Densidade 135,49

47 GRANDE MÉIER OBJETIVO CENTRAL: Voltar a ser a "capital dos subúrbios cariocas", como centro de comércio varejista e pólo prestador de serviços, com relevo na cultura e lazer ESTRATÉGIAS 1. Desenvolver ações que revitalizem o comércio varejista 2. Promover ações para revitalizar o setor de serviços 3. Desenvolver as atividades de cultura e de lazer a fim de promover a convivência e a integração cidadã 4. Promover o incremento da mobilidade urbana 5. Desenvolver programas complementares visando a melhoria da qualidade de vida na região

48 GRANDE MÉIER DESDOBRAMENTOS:  Plano de ação para o setor comercial;  Estádio Olímpico João Havellange;  Célula Urbana e Favela Bairro do Jacarezinho;  Rio Cidade Méier.

49 TIJUCA E VILA ISABEL ONDE A FLORESTA ABRAÇA A CIDADE

50 TIJUCA E VILA ISABEL Área 5562,4 ha População 367 005 hab Densidade
66,53

51 TIJUCA E VILA ISABEL OBJETIVO CENTRAL: Ser um grande pólo de lazer cultural, de ecoturismo, de desenvolvimento econômico focado no setor de serviços e comércio, garantindo a qualidade de vida ESTRATÉGIAS 1. Revitalizar o setor de lazer cultural na região 2. Desenvolver as ações relativas ao eco-turismo na região 3. Fortalecer e recuperar o setor de comércio e serviços 4. Promover o desenvolvimento tecnológico e a expansão dos negócios 5. Desenvolver programas complementares visando a melhoria da qualidade de vida na região

52 TIJUCA E VILA ISABEL DESDOBRAMENTOS:  Rio Cidade rua Uruguai e Grajaú;  Vila Olímpica do Salgueiro;  Vila Olímpica de Vila Isabel;  Plano de estruturação do setor de lazer cultural;  Plano estratégico para o setor do ecoturismo;  Intensificação do uso dos equipamentos existentes (Maracanã e etc.).

53 ZONA SUL A IMAGEM DO CARIOCA

54 ZONA SUL Área 4196,2 ha População hab Densidade 143,70

55 ZONA SUL OBJETIVO CENTRAL: Ser a vitrine nacional e internacional de turismo, de cultura e de lazer, reforçando a imagem da maneira de ser carioca ESTRATÉGIAS 1. Revitalizar o setor de turismo como vitrine do Brasil 2. Revitalizar o setor de cultura 3. Revitalizar o setor de lazer como vitrine 4. Valorizar a imagem da "maneira de ser carioca" 5. Promover o desenvolvimento tecnológico e a expansão dos negócios 6. Desenvolver programas complementares visando a melhoria da qualidade de vida

56 ZONA SUL DESDOBRAMENTOS:  Reforma e acesso mecanizado do Cristo Redentor;  Mercado Popular da Rocinha;  Centro da Cidadania de São Conrado;  Plano de ação para o setor de turismo (eventos, negócios, serviços e lazer);  Despoluição da Lagoa Rodrigo de Freitas;  Controle e fiscalização das áreas verdes.

57 JACAREPAGUÁ O CAMINHO DOS DESBRAVADORES

58 JACAREPAGUÁ Área 12785,1 ha População hab Densidade 39,72

59 JACAREPAGUÁ OBJETIVO CENTRAL: Ser o grande centro de eventos nacionais e internacionais, tendo como foco no desenvolvimento econômico o ecoturismo e a indústria de alta tecnologia,garantindo a tradição histórico-geográfica. ESTRATÉGIAS 1. Ser o grande centro de eventos nacionais e internacionais 2. Desenvolver as ações inerentes ao eco-turismo 3. Fortalecer o setor industrial de alta tecnologia 4. Resgatar a tradição e a história local 5. Revitalizar o setor de serviços 6. Promover o desenvolvimento tecnológico e a expansão dos negócios 7. Implantar sistema de transportes de massa e melhorar o sistema viário

60 JACAREPAGUÁ DESDOBRAMENTOS:  Parque Aquático do Rio de Janeiro;  Centro Esportivo da Cidade do Rock;  Lona Cultural;  Parque Urbano Pinto Teles;  2 Urbe Cidade;  3 Rio Cidade.

61 BARRA DA TIJUCA A FRONTEIRA DE EXPANSÃO DA CIDADE

62 BARRA DA TIJUCA Área 17566,8 ha População hab Densidade 10,53

63 BARRA DA TIJUCA OBJETIVO CENTRAL: Ser Pólo De Negócios Focado no Turismo, Lazer e Serviços e um Modelo de Preservação Ambiental ESTRATÉGIAS 1. Desenvolver ações que fortaleçam o setor de turismo 2. Desenvolver o setor de negócios voltados para as atividades de lazer 3. Revitalizar o setor de serviços 4. Desenvolver Ações de Preservação, Recuperação, Manejo e Educação Ambiental 5. Desenvolver programas complementares visando a melhoria da qualidade de vida na Região

64 BARRA DA TIJUCA DESDOBRAMENTOS:  Parque Municipal do Grumari;  Cidade da Música;  Transporte Marítimo (Catamarãs) Barra-Praça XV;  Vila Olímpica Panamericana;  Desenvolvimento do setor de turismo tendo como foco o “Produto Barra”;  Fortalecimento dos mecanismos de controle e fiscalização da ocupação irregular;  Construção do emissário submarino;  Dragagem do canal de Sernambetiba, rio Morto e rio Vargem Grande;  Implantação do projeto “Veneza Carioca”.

65 PARCERIAS COM A SOCIEDADE
IMPULSÂO DE PROJETOS E PLANOS ESTRATÉGICOS PARA A CIDADE; OBSERVATÓRIO - No seu formato atual publica textos para discussão, notas técnicas e trabalhos em parceria com a sociedade, constituindo-se em um fórum de debates sobre a Cidade.

66

67 e-mail: pecrio@pcrj.rj.gov.br
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