A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Congresso Nacional da Psicologia. As diretrizes de atuação para a Autarquia são definidos no Congresso Nacional da Psicologia (CNP) que é a instância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Congresso Nacional da Psicologia. As diretrizes de atuação para a Autarquia são definidos no Congresso Nacional da Psicologia (CNP) que é a instância."— Transcrição da apresentação:

1 Congresso Nacional da Psicologia

2 As diretrizes de atuação para a Autarquia são definidos no Congresso Nacional da Psicologia (CNP) que é a instância máxima de discussões e deliberações políticas prioritárias para o triênio subseqüente, ou seja, para a próxima gestão dos Conselhos Regionais e do Federal. Em 1994, com a participação de 150 psicólogos representantes de todas as regiões do país foi realizado pela primeira vez um congresso nacional, tendo como tema – Processo Constituinte: Repensando a Psicologia. Durante sua realização os participantes dos diversos Conselhos Regionais do País decidiram denominá-lo de Congresso Nacional de Psicologia. Era preciso, na época, repensar a Psicologia a partir da reestruturação dos Conselhos de Psicologia, em uma perspectiva democrática.

3 O CNP ocorre em intervalos de três anos sendo fruto de amplo processo democrático. São realizadas etapas nos conselhos regionais e finalizada com a etapa nacional em Brasília. A participação de todos os profissionais da Psicologia contribui para o projeto coletivo e construção da história da profissão. Os debates têm início nos Regionais (Subsedes Seções ou representações setoriais) durante os eventos preparatórios (onde são explanados o tema e seus respectivos eixos), os pré- congressos (onde as propostas são discutidas e avaliadas) e os congressos regionais (onde as propostas são aprovadas). Durante os pre congressos e congresso regional são eleitos os delegados – representantes responsáveis por debater e aprovar as diretrizes construídas ao longo do processo e informar nacionalmente as posições debatidas.

4 VIII Congresso Nacional da Psicologia - VIII CNP

5 a) Promover a organização e a mobilização das(o) psicólogas(o) do país possibilitando a definição da contribuição do Sistema Conselhos para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão; b) Definir políticas nacionais referentes ao tema do VIII CNP a serem implementadas e / ou reguladas pelos Conselhos de Psicologia, na gestão 2013 a c) Garantir o espaço de articulação para composição, inscrição e apresentação de chapas que concorrerão ao mandato do Conselho Federal de Psicologia, na gestão 2013 a DOS OBJETIVOS

6 TEMA Psicologia, Ética e Cidadania: Práticas Profissionais a Serviço da Garantia de Direitos. EIXOS 1. Democratização do Sistema Conselhos e Ampliação das formas de interação com a categoria; 2. Contribuições éticas, políticas e técnicas nos processos de trabalho; 3. Ampliação da Participação da Psicologia e sociedade nas Políticas Públicas.

7 QUEM PODE PARTICIPAR Poderão ser delegados nos COREPs e CNP apenas as psicólogas(o) regularmente inscritos nos CRPs (tanto inscrição principal quanto secundária) e adimplentes¹. ¹ Também serão consideradas(o) psicólogas(o) adimplentes aquelas(e) que estejam em dia com o pagamento da anuidade de anos anteriores à realização do CNP, mesmo que na forma de parcelamento, até a data do COREP. Para ser eleito delegado para o COREP, o candidato deverá ter participado do Pré-Congresso que o elegeu.

8 1ª Fase – EVENTOS PREPARATÓRIOS, PRÉ-CONGRESSOS E ELEIÇÃO DE DELEGADOS PARA COREPS a.obrigatória dos eventos preparatórios - junho de 2012 a fevereiro de 2013, mobilização com o objetivo de favorecer a organização dos psicólogos, para o levantamento de questões e elaboração de propostas de teses - não se elegem delegadas(o). b.Pré-congresso - até 20 de março de 2013, aprovação das propostas e eleição de delegados para o COREP. 2ª Fase – SISTEMATIZAÇÃO 1 - âmbito regional (todas propostas do Estado) CRP- PR deverão ser sistematizadas até 8 de abril de Serão elaborados dois cadernos: um de propostas regionais e outro de propostas nacionais. 3ª Fase – REALIZAÇÃO DOS CONGRESSOS REGIONAIS (COREPS), ELEIÇÃO DE DELEGADOS PARA ETAPA NACIONAL DO CNP E INSCRIÇÃO DE CHAPAS PARA CRP 08 - Realização de Congresso Regional, 13 e 14 de abril de DA ORGANIZAÇÃO / FASES

9 4ª Fase - SISTEMATIZAÇÃO 2 E RECURSOS – Âmbito Nacional (todas as propostas nacionais de todos os Conselhos Regionais - 29 de abril de 2013 a 10 de maio de 2013, os Delegados deverão receber os cadernos com as propostas sistematizadas até 14 de maio de Podem apresentar recursos, impugnações de delegados e definição de convidados até13 de maio de A COMORG deve responder aos recursos até 23 de maio de ª Fase - ETAPA NACIONAL DO VIII CNP – Brasília - 30 de maio a 2 de junho de O relatório do Congresso deverá ser encaminhado ao Conselho Federal de Psicologia - CFP para divulgação as(o) psicólogas(o), depois de sistematizado e aprovado pela mesa diretora.

10 O QUE SE PRETENDE COM O TEMA DO VIII CNP A Psicologia precisa ocupar os espaços que é seu de direito enquanto profissão exercendo trabalho qualificado nos âmbitos da ética, técnica e política. Para isto é necessário que a categoria Faça debates entre os profissionais; Construa um programa que possa contribuir para fortalecer a participação da Psicologia na Promoção de Direitos, Amplie as possibilidades de construir respostas eficazes às necessidades sociais, sob a ótica da inclusão social. Podemos juntos, pensar o futuro da profissão e da ciência, a partir do trabalho cotidiano de cada um.

11 PROPOSTAS – COMO DEVEM SER FEITAS Propostas são diretrizes gerais sobre um tema ou uma área da Psicologia que deverão nortear a atuação da próxima gestão dos Conselhos Regionais e Federal de Psicologia. As propostas devem ser orações únicas, sem encaminhamentos. Cada Congresso Regional deverá aprovar até 10 (dez) propostas por eixo, totalizando o máximo de 30 propostas nacionais por Conselho Regional a serem encaminhadas ao CNP.

12 Modelo para formulação de propostas

13 Comissão Organizadora do VIII COREP Denise Matoso CRP-08 /02416 (Coordenadora) Cristiane Rocha Kaminski - CRP-08 /10302 João Baptista Fortes de Oliveira – CRP-08 /00173 Kamilla Scremim Figueiredo – CRP-08 /10032 Karin Odette Bruckheimer – CRP-08 /03984 Maria Sezineide C. Melo – CRP-08 /03183


Carregar ppt "Congresso Nacional da Psicologia. As diretrizes de atuação para a Autarquia são definidos no Congresso Nacional da Psicologia (CNP) que é a instância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google