A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GestorEducadorIESAcadêmico Movimento social / sindical Educand o Total Fórum RS 13100704060141 Fórum SC 0814020503 35 Fórum PR 020602X07X17 Total23301109160493.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GestorEducadorIESAcadêmico Movimento social / sindical Educand o Total Fórum RS 13100704060141 Fórum SC 0814020503 35 Fórum PR 020602X07X17 Total23301109160493."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 GestorEducadorIESAcadêmico Movimento social / sindical Educand o Total Fórum RS Fórum SC Fórum PR X07X17 Total Perfil dos(as) delegados(as) ao I EREJA Sul

4

5

6

7

8 1.Quanto ao resultado das reflexões nos GTs por eixos temáticos: Considerando a especificidade dos sujeitos e instituições que fazem EJA, a diversidade dos tempos de participação dos delegados nos Fóruns, as teias que estabelecem nos diferentes espaços e, ainda, a necessidade de socializar suas demandas, angústias e experiências, incluem-se neste relatório, conforme definição da plenária final, os desafios e as propostas da forma como foram apresentadas pelos grupos de trabalho. Por questões de tempo e da dinâmica construída no Encontro, não foi possível discutir e deliberar em plenária sobre todas as questões e temas trazidos pelos grupos. Neste sentido, a plenária observou que determinados pontos/tópicos trazidos pelos grupos, apresentam contradições dentro do próprio segmento e/ou eixo, entre segmentos e/ou eixos, apresentam divergências em relação a posições assumidas pelos fóruns nos ENEJAs, necessitando gestar aprofundamentos, reflexões e explicitar contradições. No tempo disponível para a plenária, alguns destes tópicos dos relatos dos GTs foram destacados enquanto desafios, propostas, indicativos de reorganização / revisão, remissão para a reflexão nos fóruns e/ou no ENEJA. São eles: Deliberações da Plenária Final do Encontro Regional Sul de EJA - I EREJA Sul

9 Necessidade de dialogar, articular a discussão sobre intersetorialidade com as especificidades/diversidades da/na EJA - Ex: não restringir a EJA ao mundo urbano e à escolarização; Exemplificar a necessária articulação entre secretarias e órgãos de governo para fortalecer a PNAE e o PAA; Repensar as contradições manifestas no relatório do GT em relação ao currículo, por exemplo, disciplinaridade e áreas do conhecimento ou que a raiz da EJA escolarizada é a educação popular; Ampliar a reflexão sobre currículo, conectada à discussão sobre avaliação;

10 Retomar a proposta aprovada no X ENEJA de um Dia Nacional de Mobilização pela EJA; Aprofundar a reflexão sobre a educação à distância na formação de educadores e também na educação básica (escolarização); Discutir sobre juventudes a partir / com eles; A importância de, em se mantendo a deliberação de realização dos EREJAs, se ter um documento base para ser debatido pelos estados e pelas regiões; Explorar mais (pelos próprios fóruns) o uso do Portal como instrumento de divulgação e articulação dentro e entre os diferentes segmentos e fóruns estaduais de EJA; Articular as demandas por formação em EJA via, por exemplo, educadores de EJA no movimento sindical, demandando as Instituições de Ensino Superior. Um exemplo deste processo é o da oferta do curso de Pedagogia da Terra; Cada Fórum se colocar o questionamento de como articular nos estados os desafios e as propostas levantadas/discutidas no I EREJA Sul – na Agenda de Desenvolvimento Territorial Integrado de Alfabetização e EJA, no próprio segmento; Aprofundar o estudo e discussão sobre financiamento da EJA (tema também para o ENEJA).

11 2. Sobre os critérios para a definição de delegados ao XII ENEJA dos Fóruns da Região Sul, deliberou-se pelos seguintes indicativos de composição: participação em encontros preparatórios e no EREJA Sul; diferentes segmentos, preferencialmente todos os segmentos representados; histórico de participação no Fórum.

12 3.Sobre a realização do II EREJA Sul, a plenária deliberou: pela sua realização; local: Santa Catarina; cada Fórum propõe o formato e a organização do próximo EREJA Sul e discute com os demais.

13 4. Quanto ao educando de EJA da região que irá ao XII ENEJA com passagem subsidiada pela SETEC/MEC, decidiu-se pelo educando do Fórum EJA de Santa Catarina, dado seu histórico de participação no Fórum. Destacou-se a necessidade de que cada Fórum busque garantir a participação de educandos de seu estado no Encontro Nacional, para além de um por região.

14 5. Solicitou-se ao MEC a gestão junto aos estados, especialmente junto aos gestores dos recursos referentes a Agenda de Desenvolvimento Territorial Integrado de Alfabetização e EJA, para o chamamento e encaminhamento de suas Comissões Estaduais da Agenda.

15

16


Carregar ppt "GestorEducadorIESAcadêmico Movimento social / sindical Educand o Total Fórum RS 13100704060141 Fórum SC 0814020503 35 Fórum PR 020602X07X17 Total23301109160493."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google