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CONASEMS E-mail -www.conasems.org.br
Fones (61) Brasília - DF
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Márcia Cruz Pereira Andriolo – CONASEMS 25 a 27 de abril de 2007
6ª REUNIÃO GERAL DA RET-SUS Diretrizes e Perspectivas para a Educação Profissional em Saúde nos Municípios Márcia Cruz Pereira Andriolo – CONASEMS 25 a 27 de abril de 2007
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" Transportai um punhado de terra todos
os dias, e fareis uma montanha.“ Confúcio
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O Pacto de Gestão e a Educação em Saúde
CONASEMS O Pacto de Gestão e a Educação em Saúde O Pacto representou um avanço para o SUS; Possibilidade de fortalecer e consolidar o SUS que queremos com a cooperação e solidariedade entre os três entes federativos;
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O Pacto de Gestão e a Educação em Saúde
CONASEMS O Pacto de Gestão e a Educação em Saúde Eixos estruturantes do Pacto: Responsabilidade sanitária Regionalização solidária e cooperativa Financiamento Planejamento,Programação e Avaliação Regulação e normatização Participação social e controle público Gestão do trabalho e Educação na Saúde
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O Pacto de Gestão e a Educação na Saúde
CONASEMS O Pacto de Gestão e a Educação na Saúde Responsabilidade de todos! É necessária uma ampla mobilização de todos os gestores, a fim de que o Pacto não seja letra morta e sim o esforço coletivo para consolidação da maior política pública de todos os tempos, o SUS!
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Educação Profissional:
Deve ser articulada com a educação básica e superior; Deve atender as demandas do SUS;
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Há que se repensar os critérios da avaliação docente,de modo a valorizar também
a produção de conhecimento de interesse local, as práticas docentes e o trabalho em terreno;
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Educação Profissional:
As Escolas Técnicas do SUS têm um papel fundamental na construção e execução desta política; Os cursos técnicos devem ser pactuados por região de acordo com a necessidade loco - regional; A criação da Rede de Escolas Técnicas (estaduais e municipais onde houver acúmulo) é fundamental para difundir a inteligência coletiva, sobretudo, no que diz respeito as pedagogias inovadoras; O educando deve ser sujeito do processo educativo e construção de aprendizagens significativas que impactem nos serviços de saúde.
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Descentralização de decisões:
A aprovação dos projetos de educação deve ser descentralizada para assegurar maior agilidade e refletir a realidade e demandas locais do SUS; Financiamento tripartite e fundo a fundo para maior agilidade no processo formativo;
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Como garantir que os recursos financeiros sejam investidos na educação, já que estão incorporados no bloco de gestão do SUS? Definindo metas e resultados para cada ente federativo => Esse é o nosso desafio no debate do Pacto nos estados e municípios
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A construção da educação profissional deve ser produto de cooperação técnica e financeira dos três entes federativos e deve ser articulada com as instituições de ensino e o controle social para atendimento das demandas do SUS, resultando na qualidade dos serviços de saúde. O CONASEMS É UM PARCEIRO NA IMPLEMENTAÇÃO DESTA POLÍTICA!
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Artigos na revista bimestral;
CONASEMS Atuação do CONASEMS: Discussão nos espaços tripartites, com participação dos Núcleos Estratégicos; Artigos na revista bimestral; Discussões com vários COSEMS nos estados; CONASEMS CONASEMS CONASEMS CONASEMS CONASEMS
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“É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que, num dado momento, a tua fala será a tua prática Paulo Freire
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Membro do Núcleo de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do CONASEMS
Márcia Cruz Pereira Andriolo Médica Pediatra/sanitarista Sec. Municipal de Saúde de Vila Velha - ES Membro do Núcleo de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do CONASEMS
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