A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos e ferramentas básicas Haline Cristina Ferreira Santos Gleidson Carlos Pinto Plataforma Virtual de Aprendizagem da MAGISTRA Hotel Taua/ MG – Canto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos e ferramentas básicas Haline Cristina Ferreira Santos Gleidson Carlos Pinto Plataforma Virtual de Aprendizagem da MAGISTRA Hotel Taua/ MG – Canto."— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos e ferramentas básicas Haline Cristina Ferreira Santos Gleidson Carlos Pinto Plataforma Virtual de Aprendizagem da MAGISTRA Hotel Taua/ MG – Canto da Siriema de Agosto de 2013

2 Minicurso: Moodle: Conceitos e ferramentas básicas Ementa: Características da educação a distância. O uso da plataforma Moodle como apoio a educação a distância. Primeiro acesso a plataforma Moodle da Magistra. Uso de recursos básicos da plataforma.

3 O que é (...)é o aprendizado planejado que ocorre normalmente em um lugar diferente do local de ensino, exigindo técnicas especiais de criação do curso e de instrução, comunicação por meio de várias tecnologias e disposições organizacionais e administrativas especiais (Moore e Kearsley, 2007). Educação a distância é uma relação de diálogo, estrutura e autonomia que requer meios técnicos para mediatizar esta comunicação. (Moore, 1990)

4 Características – Flexibilidade – Atemporalidade – Extraterritoriedade – Interatividade – Alta abrangência

5 Características Curioso, motivador, Geralmente adultos e com mais maturidade, Sabe conduzir sua agenda de estudo, Sabe levantar questionamentos, trocar informações, dar sugestões e opiniões, elaborando e expressando suas ideias de forma clara e concisa. Perfil do aluno de

6 Características MANTER O DIÁLOGO INVESTIGAÇÃO INTERATIVIDADE AUTONOMIA CRIATIVIDADE COOPERAÇÃO

7 Boston, Disponibilização de material para ensino e tutoria por correspondência 1728 Japão Inicia-se programas escolares pelo rádio, como complemento e enriquecimento da escola oficial Noruega É criada a primeira legislação para escolas por correspondência 1948 EUA Inicia a transmissão de programas educativos pela televisão Europa É implantada a rede Europeia de Educação a Distância Portugal É criada a Fundação da Universidade Aberta Cursos de profissionalização por correspondência para datilógrafo 1904 Início da Educação a Distância pelo rádio brasileiro Surge o Instituto Universal Brasileiro, Oferta cursos profissionalizantes sistematicamente TV Ceará começa os cursos das antigas 5ª à 8ª séries com material televisivo, impresso e monitores É criado o Sistema Nacional de Teleducação, com cursos através de material Instrucional É criada a Universidade Aberta de Brasília, acontecimento bastante importante na Educação a Distância do nosso país É formada a UINREDE, Rede de Educação Superior a Distância História da no Brasil e no Mundo

8 CRESCIMENTO DA EAD: Desafio do acesso ao conhecimento; Crescente demanda por aperfeiçoamento; Novas exigências de qualificação profissional em face das novas tecnologias.

9 Aprendizagem Colaborativa: Para consolidarmos uma rede colaborativa de aprendizagem é fundamental conhecer as ferramentas de interação do AVA- Ambiente Virtual de Aprendizagem. Temos que ter consciência que hoje o conhecimento é construído tendo como base a troca de experiências.

10 AVAs – Ambientes Virtuais de Aprendizagem Learning Management System (LMS) ou Sistema de Gerenciamento de Aprendizado. São softwares que, disponibilizados na internet, agregam ferramentas para criação, tutoria e gestão de atividades/ cursos. Proporciona plena interatividade e interação entre pessoas e grupos conhecimento

11 AVAs – Ambientes Virtuais de Aprendizagem

12 Moodle Modular Object-Orientend Dynamic Learning Environment É um software de código aberto como maior aceitação no Brasil e no mundo. Pedagogia Socioconstrutivista e ações colaborativas.

13 Moodle Ferramentas Síncronas Chat Videoconferência Assíncronas Fóruns Wikis Mensagens

14 Moodle Ferramentas

15 Portal moodle.org Site oficial para download do software, plug-ins e documentos de apoio.

16 Magistra Programa Oferta Livre de Curso Oferta contínua de cursos distribuídos em cinco eixos: – Áreas do Conhecimento (CBC); – Temas Transversais; – Gestão Educacional; – Família, Escola e Sociedade; – Tecnologias da Informação e Comunicação. Início dos cursos: Ao completar 25 inscritos o curso é contratado e os cursistas são informados por e- mail.

17 Magistra Cadastro: Acesse o site: magistra.educacao.mg.gov.br e clique em Faça seu login

18

19

20

21

22

23 Confirmação do

24 Contato com o suporte: Site: www. educacao.mg.gov.br/magistrawww. educacao.mg.gov.br/magistra Contatos: (31) / (31) / (31)

25 Bibliografia: ALVES, L. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Vol. 10, Disponível em: Acesso em: 06 de out. de BELLONI, M.L. Educação a distância. 5º ed. Campinas: Editora Autores Associados, GONZALES, M. Fundamentos da Tutoria em Educação a Distância. 1ª ed. Indianópolis, S.P: Avercamp, BEHAR, P. A. et al. Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. 1ª ed. Porto Alegre, R.S: ROSINI, A. M. As Novas Tecnologias da Informação e a Educação a Distância. 1ª ed. São Paulo, S.P: Thomson, 2007 KENSKI, V. M. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. 8ª ed. Campinas, S.P: Papirus, SILVA, R. S. MOODLE para autores e tutores. 2ª ed. São Paulo: Novatec, 2011.


Carregar ppt "Conceitos e ferramentas básicas Haline Cristina Ferreira Santos Gleidson Carlos Pinto Plataforma Virtual de Aprendizagem da MAGISTRA Hotel Taua/ MG – Canto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google