A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos e ferramentas básicas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos e ferramentas básicas"— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos e ferramentas básicas
Haline Cristina Ferreira Santos Gleidson Carlos Pinto Plataforma Virtual de Aprendizagem da MAGISTRA Hotel Taua/ MG – Canto da Siriema de Agosto de 2013

2 Minicurso: Moodle: Conceitos e ferramentas básicas
Ementa: Características da educação a distância. O uso da plataforma Moodle como apoio a educação a distância. Primeiro acesso a plataforma Moodle da Magistra. Uso de recursos básicos da plataforma.

3 O que é “(...)é o aprendizado planejado que ocorre normalmente em um lugar diferente do local de ensino, exigindo técnicas especiais de criação do curso e de instrução, comunicação por meio de várias tecnologias e disposições organizacionais e administrativas especiais” (Moore e Kearsley, 2007). Educação a distância é uma relação de diálogo, estrutura e autonomia que requer meios técnicos para mediatizar esta comunicação. (Moore, 1990) Educação a distância é uma relação de diálogo, estrutura e autonomia que requer meios técnicos para mediatizar esta comunicação. (Moore, 1990) EaD é uma metodologia desenhada para aprendentes adultos, baseada no postulado que, estando dadas sua motivação para adquirir conhecimento e qualificações e a disponibilidade de materiais apropriados para aprender, eles estão aptos a terem êxito em um modo de auto-aprendizagem. Trindade (apud Beloni)

4 E@D: Características Flexibilidade Atemporalidade Extraterritoriedade
Interatividade Alta abrangência

5 E@D: Características Perfil do aluno de e@d:
Curioso, motivador, Geralmente adultos e com mais maturidade, Sabe conduzir sua agenda de estudo, Sabe levantar questionamentos, trocar informações, dar sugestões e opiniões, elaborando e expressando suas ideias de forma clara e concisa. Perfil do aluno de

6 E@D: Características MANTER O DIÁLOGO COOPERAÇÃO CRIATIVIDADE
INTERATIVIDADE AUTONOMIA INVESTIGAÇÃO

7 História da E@D no Brasil e no Mundo
Boston, Disponibilização de material para ensino e tutoria por correspondência 1728 Japão Inicia-se programas escolares pelo rádio, como complemento e enriquecimento da escola oficial. 1935 Noruega É criada a primeira legislação para escolas por correspondência 1948 EUA Inicia a transmissão de programas educativos pela televisão. 1956 Europa É implantada a rede Europeia de Educação a Distância. 1990 Portugal É criada a Fundação da Universidade Aberta. 1988 Cursos de profissionalização por correspondência para datilógrafo 1904 Início da Educação a Distância pelo rádio brasileiro. 1923 Surge o Instituto Universal Brasileiro, Oferta cursos profissionalizantes sistematicamente. 1941 TV Ceará começa os cursos das antigas 5ª à 8ª séries com material televisivo, impresso e monitores. 1974 É criado o Sistema Nacional de Teleducação, com cursos através de material Instrucional. 1976 É criada a Universidade Aberta de Brasília, acontecimento bastante importante na Educação a Distância do nosso país. 1992 É formada a UINREDE, Rede de Educação Superior a Distância. 2000

8 CRESCIMENTO DA EAD: Desafio do acesso ao conhecimento;
Crescente demanda por aperfeiçoamento; Novas exigências de qualificação profissional em face das novas tecnologias.

9 Aprendizagem Colaborativa:
Para consolidarmos uma rede colaborativa de aprendizagem é fundamental conhecer as ferramentas de interação do AVA- Ambiente Virtual de Aprendizagem. Temos que ter consciência que hoje o conhecimento é construído tendo como base a troca de experiências.

10 AVAs – Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Learning Management System (LMS) ou Sistema de Gerenciamento de Aprendizado. São softwares que, disponibilizados na internet, agregam ferramentas para criação, tutoria e gestão de atividades/ cursos. Proporciona plena interatividade e interação entre pessoas e grupos  conhecimento

11 AVAs – Ambientes Virtuais de Aprendizagem

12 Moodle Modular Object-Orientend Dynamic Learning Environment
É um software de código aberto como maior aceitação no Brasil e no mundo. Pedagogia Socioconstrutivista e ações colaborativas.

13 Moodle Ferramentas Síncronas Chat Videoconferência Assíncronas Fóruns
Wikis Mensagens

14 Moodle Ferramentas Fóruns: ferramenta de discussão e troca de conhecimentos Glossário: permite criar colaborativamente lista de termos e expressões técnicas. Tarefa: possibilita produção offline, online ou em vídeos arquivos. Chat: viabiliza o contato simultâneo e em tempo real entre os participantes de um curso. Wiki: construção colaborativa de documentos textos e bibliografia online. Podcaster: permite a gravação e disponibilização de arquivos de som. Vídeo conferência: realização de conferências com uso de imagem e som.

15 Portal moodle.org Site oficial para download do software, plug-ins e documentos de apoio.

16 Magistra Programa Oferta Livre de Curso
Oferta contínua de cursos distribuídos em cinco eixos: Áreas do Conhecimento (CBC); Temas Transversais; Gestão Educacional; Família, Escola e Sociedade; Tecnologias da Informação e Comunicação. Início dos cursos: Ao completar 25 inscritos o curso é contratado e os cursistas são informados por .

17 Magistra Cadastro: Acesse o site: magistra.educacao.mg.gov.br e clique em “Faça seu login”

18

19

20

21

22

23 Confirmação do

24 Site: www.educacao.mg.gov.br/magistra
Contato com o suporte: Site: Contatos: (31) / (31) / (31)

25 Bibliografia: ALVES, L. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Vol. 10, Disponível em: <http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2011/Artigo_07.pdf > Acesso em: 06 de out. de 2012. BELLONI, M.L. Educação a distância. 5º ed. Campinas: Editora Autores Associados, 2009. GONZALES, M. Fundamentos da Tutoria em Educação a Distância. 1ª ed. Indianópolis, S.P: Avercamp, 2005. BEHAR, P. A. et al. Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. 1ª ed. Porto Alegre, R.S: 2009. ROSINI, A. M. As Novas Tecnologias da Informação e a Educação a Distância. 1ª ed. São Paulo, S.P: Thomson, 2007 KENSKI, V. M. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. 8ª ed. Campinas, S.P: Papirus, 2003. SILVA, R. S. MOODLE para autores e tutores. 2ª ed. São Paulo: Novatec, 2011.


Carregar ppt "Conceitos e ferramentas básicas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google