A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTUDo da palavra se CONTEÚDO PARA P2. Estudo da Palavra SE Morfologicamente a palavra SE pode ser:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTUDo da palavra se CONTEÚDO PARA P2. Estudo da Palavra SE Morfologicamente a palavra SE pode ser:"— Transcrição da apresentação:

1 ESTUDo da palavra se CONTEÚDO PARA P2

2 Estudo da Palavra SE Morfologicamente a palavra SE pode ser:

3 Estudo da Palavra SE 01. Pronome Apassivador ou Partícula Apassivadora. Ocorre quando verbos transitivos diretos formam a voz passiva pronominal ou sintética. Ex.: Consertam-se motores de barcos. Ex.: Ali ainda se viam grandes reservas de gás. Ex.: Motores de barcos são consertados. Ex.: Grandes reservas de gás ainda eram vistas ali.

4 Estudo da Palavra SE 02. Índice de Indeterminação do Sujeito. Ocorre quando a função de indeterminar o sujeito, associa-se a verbos intransitivos, transitivos indiretos ou de ligação. Ex.: Vive-se bem no interior. (Alguém vive bem no interior) Ex.: Precisa-se de carpinteiros. (Alguém precisa de carpinteiros) Ex.: Não se é feliz sem amor. (= Ninguém é feliz sem amor)

5 Estudo da Palavra SE 03. Pronome Reflexivo. a. Funciona como objeto direto. Ex.: Nélson e Júlia olharam-se por alguns minutos. b. Funciona como objeto indireto. Ex.: Mãe e filha queriam-se muito bem. (gostar) c. Funciona como sujeito de um infinitivo. Ex.: O irmão deixou-se envolver por más companhias. (Obs.: se liga a verbos como: deixar, sentir, fazer etc.)

6 Estudo da Palavra SE 04. Parte Integrante do Verbo Nesse caso a palavra se faz parte de verbos essencialmente pronominais. Tais verbos quase sempre denotam sentimentos ou atitudes próprias do sujeito: indagar-se, vangloriar-se, queixar-se, arrepender-se, orgulhar-se, suicidar-se etc. Ex.: Aquela mulher sempre se queixou do filho. Ex.: O pai queixou-se do vizinho. Ex.: O técnico vangloriava-se com o sucesso do time. Ex.: Arrependeu-se da besteira que fez.

7 Estudo da Palavra SE 05. Conjunções Conjunção Subordinativa Condicional Quando inicia orações subordinativas adverbiais condicionais. Ex.: Se ela não vier, teremos muito trabalho. Conjunção Subordinativa Integrante Quando inicia orações subordinativas Substantivas. Ex.: Não sei se ele voltará hoje para casa.

8 Estudo da Palavra SE 06. Partícula de Realce. Quando pode ser retirado da frase sem que haja prejuízo de sentido. Liga-se a verbos intransitivos, enfatizando uma ação ou atitude do sujeito. Ex.: Os convidados já se foram embora. Ex.: Aquela garota morre-se de amor por ele.

9 Estudo da Palavra SE Exercícios de Fixação 01. Classifique o pronome se das frase abaixo: a.Amava-se muito naquela época. b.Lívia olhou-se no espelho demoradamente. c.Realizam-se festas de formatura. d.Envolveu-se no caso sem perceber. e.Trata-se de uma boa turma. f.Alugavam-se roupas. g.Eles ajoelharam-se diante do altar. h.Vestiu-se rapidamente e saiu.

10 Estudo da Palavra SE Exercícios de Fixação - Gabarito 01. Classifique o pronome se das frase abaixo: a.Amava-se muito naquela época. (IIS) b.Lívia olhou-se no espelho demoradamente.(PR) c.Realizam-se festas de formatura. (PA) d.Envolveu-se no caso sem perceber.(PR) e.Trata-se de uma boa turma. (IIS) f.Alugavam-se roupas. (PA) g.Eles ajoelharam-se diante do altar. (PIV) h.Vestiu-se rapidamente e saiu. (PR)

11 Estudo da Palavra SE Exercícios de Fixação 02. Classifique o pronome se das frase abaixo: i. Rosas te brotarão da boca, se cantares. j. Se és tão rico, como todos sabem, porque não amparas alguns necessitados. k. Se tivesse tido a chance de uma esmola, muita gente de cartola lhe daria seu lugar. l. É assim que se é mulher honrada. m. Queixou-se de uma dor de cabeça. n. Via-se pássaros nas árvores. o. Anulou-se uma questão.

12 Estudo da Palavra SE Exercícios de Fixação - Gabarito 02. Classifique o pronome se das frase abaixo: i. Rosas te brotarão da boca, se cantares.( CSC) j. Se és tão rico, como todos sabem, porque não amparas alguns necessitados. (CSCAUSAL) k. Se tivesse tido a chance de uma esmola, muita gente de cartola lhe daria seu lugar. (CSC) l. É assim que se é mulher honrada. (IIS) m. Queixou-se de uma dor de cabeça. (PIV) n. Via-se pássaros nas árvores. (PA) o. Anulou-se uma questão. (PA)


Carregar ppt "ESTUDo da palavra se CONTEÚDO PARA P2. Estudo da Palavra SE Morfologicamente a palavra SE pode ser:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google