A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Everton da Silva Correa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Everton da Silva Correa"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Everton da Silva Correa
História Prof. Everton da Silva Correa

2 A Revolução Copernicana

3 Como vimos, Ptolomeu também era astrônomo. Em seus escritos, afirmava que a Terra era o centro do Universo.

4 Geocentrismo Essa teoria, conhecida como geocentrismo (geo, palavra grega que significa ‘Terra’), foi defendida pela Igreja católica durante séculos. Para a Igreja, o Sol e as outras estrelas giravam em torno da Terra.

5 Copérnico Em 1543, os meios intelectuais da Europa foram sacudidos por uma nova teoria. Nesse ano, o astrônomo polonês Nicolau Copérnico ( ) publicou um livro no qual afirmava que a teoria do geocentrismo estava errada.

6 Heliocentrismo Suas observações o levaram à conclusão de que não era o Sol que girava em torno da Terra, e sim a Terra que girava em torno do Sol. Sua teoria foi chamada de heliocentrismo (do grego helio, que significa ‘Sol’).

7 Geocentrismo versus Heliocentrismo

8 Copérnico morreu no mesmo ano em que sua obra foi publicada
Copérnico morreu no mesmo ano em que sua obra foi publicada. Não pôde, portanto, acompanhar a polêmica iniciada por sua descoberta.

9 Giordano Bruno O heliocentrismo foi estudado por outros cientistas, como Giordano Bruno ( ), nascido na península Itálica. Ele foi condenado à morte pela Inquisição por defender essa teoria.

10 Antes... Inquisição: tribunal da Igreja católica criado em Julgava as pessoas que discordavam da orientação da Igreja. Muitas dessas pessoas foram condenadas à morte na fogueira.

11 Galileu Galilei Anos depois, Galileu Galilei ( ), nascido em pisa, na atual Itália, considerado um dos criadores da ciência moderna, provou com o uso de um telescópio que a teoria heliocêntrica era correta.

12 Telescópio desenvolvido em 1609 por Galileu Galilei.
Galileu também foi preso e torturado pela Inquisição. Porém, ao contrário de Giordano Bruno, não morreu porque renunciou publicamente às suas convicções. Somente em 1992 o Vaticano reconheceu seu erro e retirou todas as acusações que havia feito a Galileu. Telescópio desenvolvido em 1609 por Galileu Galilei.

13 O Humanismo e o Renascimento na Europa
Jogos .aspx?Conteudo=18437&novocontexto=TELARIS O Humanismo e o Renascimento na Europa

14 FIM


Carregar ppt "Prof. Everton da Silva Correa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google