A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hidrólise Salina Prof. Emiliano Chemello www.quimica.net/emiliano Resumo da Teoria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hidrólise Salina Prof. Emiliano Chemello www.quimica.net/emiliano Resumo da Teoria."— Transcrição da apresentação:

1 Hidrólise Salina Prof. Emiliano Chemello Resumo da Teoria

2 Todo o sal é formado por um cátion e um ânion. Ex: NaCl Na Cl cátion ânion

3 Sempre o cátion de um sal é proveniente da base, que no caso do NaCl é o hidróxido de sódio, NaOH. Já o ânion sempre é proveniente do ácido, que no mesmo caso é o ácido clorídrico, HCl. Assim, podemos descobrir o ácido e a base que deram origem ao sal. NaOH + HCl NaCl + H 2 O Note que a hidroxila da base (OH - ) com o hidrogênio do ácido (H + ) juntam- se para formar a água, H 2 O.

4 1º CASO: Sal proveniente de um ácido forte e uma base forte Ex: Na 2 SO 4 2 NaOH + H 2 SO 4 Na 2 SO H 2 O Como estes ânion e cátion são provenientes de ácido e base fortes, respectivamente, estes tendem a permanecer na forma ionizada e não reagem com água, logo, nem o cátion e nem o ânion sofrem hidrólise, assim temos um caráter neutro quando este sal está dissolvido em água.

5 2º CASO: Sal proveniente de um ácido forte e uma base fraca Ex: CuSO 4 2Cu(OH) 2 +H 2 SO 4 + CuSO 4 +3 H 2 O Como o ânion sulfato vem do ácido sulfúrico, um ácido forte, este não sofre hidrólise. Porém, o cátion de cobre, que vem de uma base fraca, sofrerá hidrólise: Cu H 2 O Cu(OH) H + Note que o produto da hidrólise é o íon H +, responsável pelo caráter ácido. Logo, quando temos um sal proveniente de um ácido forte e uma base fraca temos um caráter ácido quando este sal está dissolvido em água.

6 3º CASO: Sal proveniente de um ácido fraco e uma base forte Ex: NaCN NaOH + HCN NaCN+ H 2 O Como o ânion cianeto vem do ácido cianídrico, um ácido fraco, este sofre hidrólise. O cátion sódio, que vem de uma base forte, não sofrerá hidrólise: CN - + H 2 O HCN + OH - Note que o produto da hidrólise é o íon OH -, responsável pelo caráter básico. Logo, quando temos um sal proveniente de um ácido fraco e uma base forte temos um caráter básico quando este sal está dissolvido em água.

7 4º CASO: Sal proveniente de um ácido fraco e uma base fraca Ex: NH 4 CN O ânion cianeto (CN - ) vem do ácido cianídrico, HCN; O cátion amônio (NH 4 + ) vem da base hidróxido de amônio, NH 4 OH. Como o ânion cianeto vem do ácido cianídrico, um ácido fraco, e o cátion amônio vem do hidróxido de amônio, uma base fraca, precisamos considerar os valores de K a (constante de ionização dos ácidos) e K b (constante de basicidade das bases) para o ácido e a base que dão origem ao cianeto de amônio: NH 4 OH + HCN NH 4 CN+ H 2 O

8 4º CASO: Sal proveniente de um ácido fraco e uma base fraca Ex: NH 4 CN K a (ácido cianídrico)= 4,9 x K b (hidróxido de amônio) = 1,8 x Como Kb > Ka, quem sofre hidrólise é o cátion ânion: CN- + H 2 O --> HCN + OH - Note que o produto da hidrólise é o íon OH -, responsável pelo caráter básico. Mas isto vale apenas para este sal. Então, quando temos um sal proveniente de um ácido fraco e uma base fraca devemos analisar os valores de K a e K b quando este sal está dissolvido em água.


Carregar ppt "Hidrólise Salina Prof. Emiliano Chemello www.quimica.net/emiliano Resumo da Teoria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google