A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPACITAÇÃO INTELIGENTE Cronologia Histórica da Segurança do Trabalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPACITAÇÃO INTELIGENTE Cronologia Histórica da Segurança do Trabalho."— Transcrição da apresentação:

1 CAPACITAÇÃO INTELIGENTE Cronologia Histórica da Segurança do Trabalho

2 Cronologia Histórica da Segurança do Trabalho Os primeiros registros relacionados à preocupação do ser humano com os impactos que o trabalho poderia causar a sua segurança, saúde e bem-estar datam do século IV a.c. A partir de então, a cada período, essa preocupação veio aumentando juntamente com o desenvolvimento da sociedade.

3 CAPACITAÇÃO INTELIGENTE Cronologia Histórica da Segurança do Trabalho Apresentamos a seguir alguns registros que exemplificam alguns desses momentos da na humanidade. Século IV a.C. Hipócrates faz o reconhecimento e a descrição de envenenamento por chumbo.

4 CAPACITAÇÃO INTELIGENTE Cronologia Histórica da Segurança do Trabalho Século I Plínio I e Galeno, em Roma, fazem referência ao envenenamento decorrente do trabalho com enxofre, zinco e vapores ácidos Ulrich Ellenbog, na Alemanha, escreve sobre a doença do ourives, provocada pelos gases usados no seu trabalho.

5 CAPACITAÇÃO INTELIGENTE Cronologia Histórica da Segurança do Trabalho 1556 Georgios Agricola, na Alemanha, lida com as doenças dos mineiros Bernadino Ramazzini, na Itália, publica o tratado de referência no campo da medicina ocupacional, do médico.

6 CAPACITAÇÃO INTELIGENTE Cronologia Histórica da Segurança do Trabalho 1775 Percival Pott, na Inglaterra, descreve o câncer dos limpadores de chaminés Thomas Beddoe descreve as condições de higiene do trabalho.

7 CAPACITAÇÃO INTELIGENTE Cronologia Histórica da Segurança do Trabalho 1831 Charlies T. Thackrah descreve as doenças relacionadas ao trabalho em geral Promulgação do Ato das Fábricas, que passa a considerar evitáveis doenças tais como "cólica do pintor" (absorção de chumbo das tintas, provocando cãibras e dores abdominais). "tísica" (inalação, pelos mineiros, de poeira de sílica, provocando sério enfraquecimento, sintoma de silicose).

8 CAPACITAÇÃO INTELIGENTE Cronologia Histórica da Segurança do Trabalho 1911 Implementação, com maior amplitude, do tratamento médico industrial Criação, no Brasil, da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT Criação, no Brasil, da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Cipa.

9 CAPACITAÇÃO INTELIGENTE Cronologia Histórica da Segurança do Trabalho 1949 Criação da primeira Cipa, da área portuária, na Companhia Docas de Santos Criação da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina no Trabalho - Fundacentro.

10 CAPACITAÇÃO INTELIGENTE Cronologia Histórica da Segurança do Trabalho 1971 Criação da Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança - Sobes Criação da Fundação da Associação Paranaense dos Engenheiros de Segurança - Apes.

11 CAPACITAÇÃO INTELIGENTE Cronologia Histórica da Segurança do Trabalho Criação das Normas Regulamentadoras, NR-1 a NR-28. NR-1 a NR-28.

12 CAPACITAÇÃO INTELIGENTE Cronologia Histórica da Segurança do Trabalho 1984 Criação, em 26 de novembro, da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho - Anest Fundação da Associação Latino Americana de Engenharia de Segurança do Trabalho - Alaest.

13 CAPACITAÇÃO INTELIGENTE Cronologia Histórica da Segurança do Trabalho 1987 Lançamento da Revista Proteção Promulgação da Constituição Federal de 1988, que estebelece direitos aos trabalhadores, relativos à Segurança do Trabalho. Criação das Normas Regulamentadoras Rurais.

14 CAPACITAÇÃO INTELIGENTE Cronologia Histórica da Segurança do Trabalho 1992 Criação, em 10 de maio, da Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho - Fenatest Ratificação, em 8 de agosto, da Convenção OIT 174, que trata de Grandes Acidentes Industriais. Criação na Internet dos primeiros grupos de discussão sobre Saúde e Segurança do Trabalho. Criação, em 12 de setembro, da AreaSeg.

15 CAPACITAÇÃO INTELIGENTE Cronologia Histórica da Segurança do Trabalho 2002 Criação da NR-30 - Segurança no Trabalho Aquaviário Criação de novas normas e instruções normativas para o Perfil Profissiográfico Previdenciário - PPP.

16 CAPACITAÇÃO INTELIGENTE Cronologia Histórica da Segurança do Trabalho Revisão da NR-10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade Revisão da NR-10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade Criação da NR-31 - Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aqüicultura. Criação da NR-32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde.

17 CAPACITAÇÃO INTELIGENTE Cronologia Histórica da Segurança do Trabalho 2006 Criação da NR-29 - Segurança e Saúde no Trabalho Portuário. Criação da NR-33 - Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados Publicação da Instrução Normativa INSS/PRESS nº16 de 2703/2007, sobre o Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário – NTEP

18 CAPACITAÇÃO INTELIGENTE Cronologia Histórica da Segurança do Trabalho 2010 (Dez) Revisão da NR- 12 Segurança em Máquinas e Equipamentos (Jan) NR 34 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO E REPARAÇÃO NAVAL

19 CAPACITAÇÃO INTELIGENTE Cronologia Histórica da Segurança do Trabalho 2012 (Março) NR- 35 Trabalho em Altura


Carregar ppt "CAPACITAÇÃO INTELIGENTE Cronologia Histórica da Segurança do Trabalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google