A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Clube de Ciência e Arte Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Instituto de Ciência e Tecnologia Coordenadora: Professora Mestre Vivian.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Clube de Ciência e Arte Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Instituto de Ciência e Tecnologia Coordenadora: Professora Mestre Vivian."— Transcrição da apresentação:

1 Clube de Ciência e Arte Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Instituto de Ciência e Tecnologia Coordenadora: Professora Mestre Vivian Benassi Alunos: Ana Paula Pais Camile Pinheiro Diogo Meira Biotecnologia

2 O que é Biotecnologia? Uso de conhecimentos sobre os processos biológicos e sobre as propriedades dos seres vivos, com a finalidade de resolver problemas e criar produtos de utilidade."

3 Histórico – Biotecnologia Tradicional A preocupação do homem com sua sustentação e o conhecimento empírico. A transição do feudalismo para o capitalismo e a Revolução Industrial (progresso e problemas). A partir de 1850 surgem novas áreas do conhecimento: Microbiologia, Imunologia, Bioquímica e Genética (Ciência Básica). A Química Industrial se desenvolve aceleradamente e, também, aumenta a intervenção da Engenharia Agrícola e da Pecuária no gerenciamento do campo.

4 Karl Ereky (Engenheiro Agrícola Húngaro ): A ciência e os métodos que permitem a obtenção de produtos a partir de matéria-prima, mediante a intervenção de organismos vivos. O século XX assiste a um desenvolvimento extraordinário da ciência e da tecnologia (eletrônica, informática).

5 A Biotecnologia Moderna abrange hoje uma área ampla do conhecimento CIÊNCIA E TECNOLOGIA Ciência Básica (biologia molecular, microbiologia, biologia celular, genética etc.) Ciência Aplicada (técnicas imunológicas e bioquímicas, assim como técnicas decorrentes da física e da eletrônica) Outras Tecnologias (fermentações, separações, purificações, informática, robótica e controle de processos)

6 O campo da Biotecnologia

7 Tipos de Biotecnologia - Biotecnologia Vermelha; - Biotecnologia Verde; - Biotecnologia Cinza; - Biotecnologia Azul; - Biotecnologia Branca.

8 Biotecnologia vermelha: Uso de organismos vivos para fins medicinais, tal como para o desenvolvimento de novos medicamentos – antibióticos fabricados por processos fermentativos – atualmente 5.000; insulina humana é produzida por Escherichia coli.

9 Biotecnologia verde: Introdução e eliminação de genes em plantas visando o aumento da resistência a insetos, fungos, condições climáticas extremas, produção de espécies mais saborosas e nutritivas... Transgênico

10 Biotecnologia cinza: Relacionada ao setor da técnica ambiental. Auxílio no saneamento dos solos, tratamento das águas residuais e reaproveitamento de lixo.

11 Biotecnologia azul: Utilização de processos e organismos da biologia marinha. Aumentando os recursos marinhos para desenvolvimento farmacológico, aplicações no sector cosmético. de produtos alimentares.

12 Biotecnologia branca: Uso da biotecnologia em aplicações industriais e ambientais. Inclui os processos industriais que utilizam enzimas e organismos vivos, principalmente microrganismos.

13 A biotecnologia é utilizada: Indústrias química e farmacêutica; Indústrias de alimentos; No tratamento de águas, ar e lixo residuais; Indústrias de papel, produção de combustível; Indústrias de ração animal, sucos e bebidas...

14 Biotecnologia e Transgenia Organismo Transgênico é definido como o uso de organismos vivos modificados geneticamente para um fim comercial. A biotecnologia pode se utilizar do organismo modificado ou não modificado (planta, animal...).

15 Exemplo de Transgênico 1983 – Primeiras Plantas Transgênicas – Plantas de Fumo resistente ao antibiótico canamicina.

16 Exemplos de Alimentos Feitos por Produtos Transgênicos

17

18 ENEM 2009 (Prova Oficial) Um novo método para produzir insulina artificial que utiliza tecnologia de DNA recombinante foi desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a iniciativa privada.Os pesquisadores modificaram geneticamente a bactéria Escherichia coli para torná-la capaz de sintetizar o hormônio. O processo permitiu fabricar insulina em maior quantidade e em apenas 30 dias, um terço do tempo necessário para obtê-la pelo método tradicional, que consiste na extração do hormônio a partir do pâncreas de animais abatidos. CIÊNCIA HOJE, 24 abr A produção de insulina pela técnica do DNA recombinante tem, como conseqüência: a) O aperfeiçoamento do processo de extração de insulina a partir do pâncreas suíno. b) A seleção de microorganismos resistentes a antibióticos. c) O progresso na técnica da síntese química de hormônios. d) Impacto favorável na saúde de indivíduos diabéticos. e) A criação de animais transgênicos.


Carregar ppt "Clube de Ciência e Arte Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Instituto de Ciência e Tecnologia Coordenadora: Professora Mestre Vivian."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google