A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Monitoria de Bioquímica e Laboratório Clínico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Monitoria de Bioquímica e Laboratório Clínico"— Transcrição da apresentação:

1 Monitoria de Bioquímica e Laboratório Clínico
Hemograma Monitoria de Bioquímica e Laboratório Clínico

2 Hemograma É o exame mais solicitado na rotina médica. Serve para avaliar a quantidade e a forma de alguns elementos do sangue como hemácias, leucócitos e plaquetas. Em geral o sangue é coletado por uma agulha colocada diretamente em alguma veia de um dos braços – geralmente são escolhidas as mais visíveis e fáceis de acessar.

3 O hemograma é usado como um exame de triagem diversos distúrbios
O hemograma é usado como um exame de triagem diversos distúrbios. Na realidade, é um painel de testes que examina as diferentes células do sangue, incluindo: Contagem de Leucócitos: mede o número de leucócitos de qualquer tipo em um volume de sangue Contagem diferencial de Leucócitos: determina a proporção de cada tipo de leucócitos:neutrófilos, linfócitos, monócitos, eosinófilos, basófilos. Contagem de Hemácias; Hemoglobina; Hematócrito: mede o volume percentual de hemácias em um volume de sangue. Diminuição ou aumento indicam estados anormais.

4 Contagem de Plaquetas: Aumentos e diminuições podem indicar anormalidades com sangramento excessivo ou risco de coágulos O volume plaquetário médio (MPV) é uma medida do tamanho médio das plaquetas. Plaquetas novas são maiores, e um aumento do MPV ocorre quando aumenta a produção de plaquetas. O MPV dá ao médico uma indicação da produção de plaquetas na medula óssea.

5 Volume globular médio (VGM ou VCM ou MCV): é uma medida do tamanho médio das hemácias.
Concentração de hemoglobina globular média (CHGM ou CHCM): é um cálculo da quantidade de hemoglobina em um volume de hemácias. Hemácias microcíticas Hemácias Macrocíticas

6 Hemoglobina globular média (HGM ou HCM): é um cálculo da quantidade média de hemoglobina em cada hemácia. Hemácias macrocíticas são maiores e têm uma HGM maior. Hemácias microcíticas são menores e têm uma HGM menor. Amplitude de distribuição das hemácias (RDW): indica a variação de tamanho das hemácias. Em algumas anemias, como a anemia perniciosa, a variação do tamanho (anisocitose) e do formato das hemácias (poiquilocitose) causa um aumento da RDW.

7 Metarrubrícito (hemácia nucleada na circulação)
Metarrubrícito (hemácia nucleada na circulação). Presença de anisocitose (diferença no tamanho das hemácias devido a macrocitose).

8

9

10 Referências Decifrando os exames laboratoriais – Exames de Sangue – HEMOGRAMA. Acesso em 17/11/ Disponível em: exames-laboratoriais-exames-de-sangue- hemograma/ Hemácias - Acesso em 17/11/2012. Disponível em: Hemograma (Lab Tests Online) - Acesso em 17/11/2012. Disponível em: analytes/cbc/tab/test#top

11 Obrigado!


Carregar ppt "Monitoria de Bioquímica e Laboratório Clínico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google