A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hemograma Monitoria de Bioquímica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hemograma Monitoria de Bioquímica"— Transcrição da apresentação:

1 Hemograma Monitoria de Bioquímica
Acad. Matheus Figueiredo Prof. Nilo César do Vale Baracho

2 O que é o Hemograma? Hemograma é o exame laboratorial para análise quantitativa (contagem) e qualitativa (morfológico) das células constituintes sanguíneas – hemácias, leucócitos e plaquetas e dosagem da hemoglobina, hematócrito e dos índices hematimétricos (VCM, HCM, CHCM, RDW). É dividido em partes: Eritrograma – eritrócitos, Hb, Ht, índices hematimétricos; Leucograma – contagem total e diferencial de leucócitos; Plaquetograma – estudo quantitativo e morfológico.

3 Eritrograma: Primeira parte do hemograma e avalia hemoglobina, hematócrito e hemácias. Hemoglobina: avaliação da dosagem. Valor de referência: 12 a 16g/dL. Homens: 14 a 18g/dL; Mulheres: 12 a 16g/dL; Crianças > 12g/dL. Hematócrito: corresponde ao volume de hemácias em relação ao volume total de sangue. Valor de referência: 38 a 50%. Sua variação é dependente do nível de hidratação (hiper/hipovolemia) do indivíduo: Homens: 42 a 54%; Mulheres: 36 a 46%.

4 Hemácias: contagem e índices hematimétricos.
Homens: 4,6 a 6,2 milhões/mm³; Mulheres: 4,2 a 5,4 milhões/mm³. Índices hematimétricos: São as variáveis que avaliam o tamanho das hemácias e o seu conteúdo de hemoglobina. Importantes na discriminação das anemias. São elas: HCM, VCM, CHCM e RDW, sendo VCM e Hb parâmetros de escolha para a anemia. HCM(coloração): quantidade Hb em peso por eritrócito. Fraco na discriminação das anemias.

5 VCM(tamanho): avalia o tamanho dos eritrócitos.
Macrocíticas: VCM elevado (Deficiência vit B12/folato, alcoolismo); Normocíticas: VCM normal (Anemias hemorrágicas/doenças crônicas); Microcíticas: VCM baixo (Anemia ferropriva). *O alcoolismo resulta em macrocitose sem anemia. CHCM(coloração): avalia concentração de hemoglobina por hemácia. Hipercrômicas: Hb/Hem > 35%, mas jamais além de 36%; Normocrômicas: Hb/Hem = normal; Hipocrômicas: Hb/Hem < 30%. RDW(grau de anisocitose): grau de heterogeneidade entre as hemácias (Anemia ferropriva).

6 Leucograma: Segunda parte do hemograma. Consiste na avaliação quantitativa e qualitativa dos leucócitos, bem como sua contagem diferencial (granulócitos -basófilos, eosinófilos, neutrófilos e agranulócitos - linfócitos e monócitos). VR: /mm³. Leucopenia: contagem abaixo dos valores de referência e pode indicar disfunções da medula óssea, reações tóxicas. Leucocitose: contagem acima dos valores normais esperados e indica, em geral, infecções ou leucemia.

7 Plaquetograma: Terceira parte do hemograma e avalia a quantidade de plaquetas circulantes. Valor de referência: a /mm³. Contagem aumentada é conhecida como trombocitose (hipo/aplasia de medula, leucemia, drogas, esplenomegalia) e contagem diminuída como trombocitopenia (dengue hemorrágica, infecções, câncer, cirurgias recentes, esplenectomia).

8

9 Referências Bibliográficas
ftp://ftp.unilins.edu.br/SilviaManfrin/ADULTO%20E%20IDOSO/1%20-%20INTERPRETA%C7%C3O%20B%C1SICA%20DE%20EXAMES%20LABORATORIAIS.pdf


Carregar ppt "Hemograma Monitoria de Bioquímica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google