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Pós Graduação Lato Sensu. Há dois tipo de Pós Graduação: Lato Sensu Stricto Sensu.

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Apresentação em tema: "Pós Graduação Lato Sensu. Há dois tipo de Pós Graduação: Lato Sensu Stricto Sensu."— Transcrição da apresentação:

1 Pós Graduação Lato Sensu

2 Há dois tipo de Pós Graduação: Lato Sensu Stricto Sensu

3 Lato Sensu É uma expressão em latim que significa, literalmente, "em sentido amplo; Os cursos de pós graduação do tipo Lato Senso compreendem em programas de especialização e aperfeiçoamento, tendo como objetivo atualizar e qualificar os profissionais para atuarem no mercado de trabalho de acordo com a sua exigência;

4 mais de cursosO Brasil possui mais de cursos deste tipo de pós-graduação (segundo INEP); não mais regularizar a pós-graduação lato sensuEm Julho de 2011 o MEC resolveu não mais regularizar a pós-graduação lato sensu, ou seja, ficou a cargo da própria instituição a abertura e manutenção dessas especializações;

5 Exigências de acordo com Resolução CNE/CES nº1, de 8 de junho de 2007: 1.Oferecer carga mínima de 360 horas; 2.Autorizar apenas a admissão dos graduados em curso superior; 3.Contratar um corpo docente constituído por, pelo menos, 50% de professores com mestrado ou doutorado obtidos em programas stricto sensu reconhecidos – o restante deve ter no mínimo uma especialização; 4.A instituição que oferece as aulas deve ser diretamente responsável por todo o curso oferecido, na área em que possui competência, experiência e capacidade instalada.

6 Ao término do curso de pós graduação o aluno recebe um certificado de conclusão e não um diploma, que é valido em todo território nacional. Os cursos lato sensu são muito valorizados no mercado de trabalho, apesar de não formarem um título acadêmico como mestre ou doutor;

7 Lato Sensu engloba curso tipo: MBA (Master in Business Administration) Especializações

8 Curso MBA O que é? carreira gerencial O MBA é um curso voltado para quem pretende seguir uma carreira gerencial, em qualquer área ou setor. Como funciona? 2 anos Contabilidade, Finanças, Marketing, Recursos Humanos, Comunicações, Planejamento Estratégico, Estatística, Microeconomia, Macroeconomia, Sistemas de Informação, Métodos Quantitativos para Tomada de Decisão e muitas outras. O curso exige dedicação integral durante 2 anos (na maioria das escolas). A cada semestre, em média, o aluno tem 5 matérias. existem matérias básicas para todos os alunos, geralmente: Contabilidade, Finanças, Marketing, Recursos Humanos, Comunicações, Planejamento Estratégico, Estatística, Microeconomia, Macroeconomia, Sistemas de Informação, Métodos Quantitativos para Tomada de Decisão e muitas outras. Depois de passar pelas matérias básicas, o aluno deve escolher as de sua área, ou continuar com o curso generalista, aprofundando-se mais nas matérias básicas. O conteúdo geral consiste em uma imensa quantidade de informação, discussões, debates, trabalhos em grupo, simulações, estudos de caso, visitas técnicas, exercícios, provas e exames.

9 Como ingressar no MBA? Os cadastros de admissão são feitos on-line, em seguida, a instituição exige os seguinte documentos: Histórico escolar da graduação; Documentos pessoais; Carta de apresentação; Foto 3x4; Cópia do diploma; Feito isso, o candidato é convocado para uma 2ªFase, que é uma entrevista. Obs: os documentos e a forma de seleção variam de acordo com a instituição.

10 Tipos de cursos MBA no Brasil: MBA em Gestão Empresarial; MBA em Gerenciamento de Projetos; MBA em Gestão de Pessoas; MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria; MBA em Logística; MBA em Comércio Exterior, entre outros.

11 MBA no Exterior versus MBA no Brasil Existe uma grande diferença dos MBAs no Brasil e no exterior, por exemplo nos Estados Unidos esses cursos tem titulação de Mestre em Administração de Negócios e os cursos tem duração média de 2 anos com carga horária de 1200 horas. Outro fator importante é o valor do investimento, sendo que os valores variam de 120 a 200 mil dólares dependendo da instituição.

12 Investimento A experiência de vida, adquirida durante o curso, amplia não só os horizontes culturais como também as relações interpessoais entre profissionais. O custo de um curso de MBA no Brasil varia de 6 mil a 60 mil reais. Geralmente, o retorno do investimento é compensado em 4 ou 5 anos quando concluído em instituições renomadas (ex: FGV e USP). O retorno trazido por um MBA à empresa que o patrocinou não é algo tangível, que possa ser mensurado a curto prazo ou traduzido em resultados concretos, atribuíveis diretamente ao curso realizado. Por isso a dificuldade de se obter um patrocinador. Uma preocupação comum a esses programas de patrocínio é o risco de perder os MBAs para o mercado.

13 Mercado para os MBAs Mesmo as grandes empresas brasileiras pioneiras estão patrocinando cursos de MBA no exterior para seus funcionários de alto potencial. Houve uma grande proliferação de cursos de MBA pelo mundo, o que levou à diferenciação de acordo com a escola cursada.

14 Porém... O MBA no Brasil tornou-se banalizado, pois as instituições são livres para estabelecer os métodos de avaliação, escolher a grade curricular, corpo docente, metodologia de ensino bem como os critérios de avaliação. Dentro disso, criaram-se vários MBAs que na verdade não possuem nenhuma ligação com o dito "original" (criado nos EUA), atualmente no Brasil existem, por exemplo: MBA em Petróleo e Gás, MBA em Engenharia de Software, MBA em gastronomia, MBA em Sistemas de Informação etc.

15 Curso de Especialização A especialização dá oportunidade ao graduado de se especializar em uma área específica, podendo ser uma área diretamente ligada à primeira graduação ou não.

16 Objetivos: Capacitar profissionais em temas clássicos e contemporâneos em engenharia e gestão da produção para o gerenciamento de empresas públicas e privadas e oferecer know-how de técnicas aplicadas à gestão moderna em ambientes produtivos; Fomentar a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes; Formar líderes de organizações, com visão estratégica e operacional para planejar o seu futuro profissional e de suas empresas; Formar profissionais capazes de aprender constantemente em um ambiente em contínua mudança, passando a agir como agentes de transformação.

17 Público Alvo: Empresários, Executivos, profissionais liberais e pessoas com graduação em áreas diversas, interessadas em complementar, atualizar e aprimorar seus conhecimentos na área.

18 Alguns cursos voltados para Engenharia de Produção: Análise e Projeto de Inovação Organizacional Aplicação de métodos estatísticos multivariados na análise de dados Design para Fabricação Digital Economia da Produção Gestão da Informação e do Conhecimento: Conceitos e Estratégia Gestão Estratégica da Inovação Logística Indústrial e Cadeia de Suprimentos Metodologia de Pesquisa em Engenharia de Produção Problemas Especiais em Gestão da Tecnologia da Informação Problemas Especiais em Economia da Produção e Engenharia Financeira Inteligência Competitiva Organização Industrial e Desenvolvimento Tecnológico Problemas Especiais em Qualidade de Engenharia de Produto

19 Custos e forma de ingresso Os custos com as especializações, no Brasil, variam de R$ 5 000,00 a R$ ,00; As formas de ingresso são feitas a partir do pagamento da inscrição, análise curricular dos candidatos e entrevista com os selecionados

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