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ÉTICA EMPRESARIAL VANTAGENS E DESAFIOS

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Apresentação em tema: "ÉTICA EMPRESARIAL VANTAGENS E DESAFIOS"— Transcrição da apresentação:

1 ÉTICA EMPRESARIAL VANTAGENS E DESAFIOS
Luanda, 29 de Agosto de 2009

2 Plano da Apresentação Introdução Perspectivas éticas
Concepções da empresa Ética empresarial Código Ético Empresarial Algumas vantagens da ética empresarial Concluindo

3 Introdução “O cristianismo pretende evangelizar a totalidade da existência humana, incluindo a dimensão política. Por isso critica aqueles que tendem a reduzir o espaço da fé à vida pessoal e familiar, excluindo a ordem profissional, económica, social e política, como se o pecado, o amor, a oração e o perdão não tivessem importância aí.” CELAM, Documento de Puebla 1979

4 Introdução Estou ciente dos desvios e esvaziamento de sentido que a caridade não cessa de enfrentar com o risco, daí resultante, de ser mal entendida, de excluí-la da vida ética e, em todo o caso, de impedir a sua correcta valorização. Nos âmbitos social, jurídico, cultural, político e económico, ou seja, nos contextos mais expostos a tal perigo, não é difícil ouvir declarar a sua irrelevância para interpretar e orientar as responsabilidades morais. Bento XVI, Caritas in Veritate, 2

5 Mentalidade dominante . . .
A ética atrapalha os negócios… O que um ganha, o outro perde… O segredo é a alma do negócio… Ganhar… não interessa como…

6 Perspectivas Éticas Perspectiva normativa Perspectiva aristotélica
O agir ético cumpre as regras morais estabelecidas Perspectiva aristotélica O agir ético conduz à felicidade A prudência segundo S. Tomás de Aquino Os princípios abstractos não são suficientes; é necessário um agir orientado pela prudência – a virtude de agir correctamente orientado pela razão prática.

7 Concepção Tradicional da Empresa
Capita-lista Empresa

8 Concepção Tradicional da Empresa
Proprietário: capitalista(s) [claramente definido] Gestão: pelo proprietários ou na sua estrita dependência Finalidade: maximizar o lucro Crítica marxista

9 Concepção Moderna da Empresa
Accionistas Clientes Empresa Sociedade (ambiente,…) Trabalha- dores

10 Concepção Moderna da Empresa
Proprietário: muitas grandes empresas são possuídas por fundos de pensões e por outras empresas não se identificando claramente os proprietários Gestão: A equipa de gestão responde perante os accionistas, os trabalhadores, os clientes e a sociedade (responsabilidade social) Finalidade: produzir riqueza, conjugando os interesses dos quatro elementos acima citados.

11 Ética Empresarial A ética da empresa nasce, reside e afirma-se nas ideias e nos actos concretos dos parceiros em presença, do topo à base. Constitui uma necessidade objectiva – por razões de responsabilidade institucional, para que se possam prosseguir finalidades e alcançar objectivos traçados e por motivos de aprendizagem e inserção social.

12 Ética Empresarial São valores morais, hábitos, costumes positivos, que se assimilam e integram e têm como finalidade intervir de forma útil na sociedade, actuando para modificar para melhor os comportamentos que devem ser mudados. Carlos Saraiva Alves - Docente do ISG

13 Consequências do agir não ético
Um comportamento não ético acaba por ameaçar o próprio sistema económico Primeiras greves violentas Especulação financeira desligada da economia real Monopólios Custos ambientais Crise financeira internacional 2008

14 Regulação / Desregulação
O mercado é capaz de se auto-regular: A que preço? Com que custos sociais? Há que investir na regulação dos mercados: A existência de regulação não é garantia de mudança de comportamentos

15 Ética e sociedade Os limites éticos devem inscrever-se e aperfeiçoar-se no quadro da evolução qualitativa da economia e da sociedade. Não são as normas que os determinam, são as boas práticas. A over-regulation típica das multinacionais americanas, não é exemplo a seguir por não corresponder a um quadro cultural sinceramente aceitável.

16 Ética e sociedade Existem vias que podemos trilhar nos negócios e nas relações com o Estado: Retomar o valor dos princípios e da palavra dada, da confiança mútua; Preservar o valor da continuidade nas relações de mercado e do equilíbrio de interesses das partes; Responsabilizar as entidades pelas suas acções/opções. Como é que estes princípios estão presentes na formação em Ciências Empresariais?

17 Código Ético Empresarial
Quando existe – escrito ou não escrito, mas evidentemente assumido – o código ético é uma ferramenta estratégica poderosa, que exige saber e competência no exercício da gestão. Serve para exprimir a identidade e a razão de ser, para explicar o que queremos ser e quais as nossas finalidades, para reforçar os comportamentos positivos, para resolver dilemas e gerar auto regulação, para assumir compromissos fundamentais (como queremos fazer, para fazer bem) e para proporcionar credibilidade.

18 Código Ético Empresarial
O código ético deve abordar, na perspectiva da empresa, o quadro geral de relações – com os colaboradores, com os clientes e com os mercados e com os accionistas. Também com os concorrentes e, de um modo geral, com a comunidade em que a empresa exerce  influência institucional.

19 Algumas vantagens da ética empresarial
Favorece a reputação e a longevidade da empresa, contribuindo para a obtenção de bons resultados Afirma-se pela qualidade, pela aprendizagem, pela referência de “boas práticas”, pela busca da excelência,… A “sociedade pós-capitalista” afirma-se pelo saber, não pelo dinheiro… Pretender apenas maximizar o lucros é matar “a galinha dos ovos de ouro” (“economia de saque”).

20 Algumas vantagens da ética empresarial
É um instrumento de intervenção social para influenciar mudanças positivas na sociedade (por exemplo: campanhas publicitárias solidárias, fundos éticos, economia solidária, mecenato,…). É preciso propor às pessoas um grande objectivo; sofrem por serem convidadas apenas para o medíocre (L. J. Lebret). Na perspectiva cristã, é uma forma de construir o Reino de Deus no mundo empresarial.

21 Concluindo No mundo em que vivemos , os cidadãos que desejam ser, além de prósperos, verdadeiramente livres, terão que se orientar para uma cultura de conhecimento responsável, para uma moral de trabalho e solidariedade e para uma visão da vida com amanhã.

22 Concluindo A ética é a grande questão subjacente para que se afirmem, na sociedade e nas empresas, o primado do saber, a coragem de ser, a determinação de viver cada dia, a esperança para continuar!


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