A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ilusão e a Arte da ilusão Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia FEUP/IPB – 2003/04 Mestrado em Tecnologias Multimédia Paulo Jorge.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ilusão e a Arte da ilusão Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia FEUP/IPB – 2003/04 Mestrado em Tecnologias Multimédia Paulo Jorge."— Transcrição da apresentação:

1 A ilusão e a Arte da ilusão Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia FEUP/IPB – 2003/04 Mestrado em Tecnologias Multimédia Paulo Jorge de Morais Trigo

2 Introdução Tema: A ilusão e a arte da ilusão. Como objectivo inicial pretendo que os alunos entendam essencialmente os fenómenos da visão e da percepção. Compreendam que ver não significa perceber e entendam o fenómeno da ilusão. Pretendo assim explorar o conteúdo, analisando obras de autores conhecidos que exploram o efeito da ilusão tradicional.

3 A visão e o olho humano Os olhos são o órgão da visão. O globo ocular comporta-se como uma pequena máquina fotográfica que forma sobre a retina uma imagem diminuta e invertida que é, depois, transmitida ao cérebro. As imagens recebidas – distorcidas e invertidas, tornam-se claras para nós através do trabalho do nosso cérebro. A visão a três dimensões, é possível graças à visão binocular, isto é, ao facto de um dos olhos não ver o mesmo que o outro.

4 A percepção visual As imagens são percepcionadas globalmente. Isto é, primeiro percebemos o conjunto formado pelos elementos visuais e só em seguida percebemos as formas isoladamente. As formas visuais tendem a agrupar-se quando estão próximas e quando são semelhantes, quer pela forma quer pelo tamanho. A atracção dos elementos visuais permite percepcionar formas que, de facto, não estão completamente definidas.

5 Pregnância da Forma/Gestalt Gestalt é uma Escola de Psicologia Experimental, que actuou principalmente na área da teoria da forma. Segundo a Gestalt, as forças de organização tendem a se dirigir sempre à melhor forma possível, no sentido da clareza, unidade e equilíbrio, o tanto quanto permitirem as condições dadas pela imagem, ou seja, quanto melhor a forma, mais pregnância ela terá, e melhor será sua relação com o cérebro.

6 A ilusão de óptica Arte ou engenho que mexe com nosso inconsciente deixando-nos por momentos sem saber o que está a ocorrer, ou até por longo período reflectimos sobre uma ilusão apresentada. O sistema óptico dos olhos, que também funciona de uma forma maravilhosa, acusa numerosas imperfeições. Estas, juntamente com os erros de transmissão que se verificam entre os olhos e o cérebro, assim como as falsas interpretações transmitidas por este, explicam a existência de ilusões ópticas.

7 Nos olhos existe o que é denominadoponto cego Por esta expressão se designa a zona em que o nervo óptico penetra na retina. Como, neste ponto, a retina não pode ter células fotossensíveis, não ocorre aqui qualquer sensação de luz. Experiência: feche o olho direito e fixe o ponto da direita com o olho esquerdo a uma distância de cerca de 25 cm. O ponto da esquerda torna-se invisível. Para encontrar a distância certa, aproxime lentamente os olhos da figura.

8 Tipos de ilusão óptica Ilusões sensoriais Aproxime o seu rosto do desenho, até o nariz tocar, para fechar a ponte.

9 Contrastes A primeira maça parece mais escura. O mesmo se passa com os dois ratos.

10 Contrastes Tente contar os pontos pretos

11 Ilusões por persistência de imagem Fixe, durante 30 segundos, a imagem da esquerda da figura e logo a seguir olhe para a da direita. O fundo vermelho aparecerá agora na sua cor complementar, o verde, e a face branca tornar-se-á ligeiramente avermelhada, devido à impressão de contraste.

12 Visão das cores Olhe para baixo e diga as CORES, não as PALAVRAS O lado direito do seu cérebro tenta dizer a cor, mas o lado esquerdo insiste em ler a palavra. Conflito no Cérebro!

13 Movimentos Focalize o ponto no centro e mova a cabeça para a frente e para trás

14 Ilusões óptico – geométricas São linha horizontais paralelas, ou diagonais?

15 Exercício sobre ilusões geométricas O diâmetro do prato é maior que a altura do copo? Ambas as figuras são idênticas? O vermelho e o preto são iguais em área? Este cubo reversível pode parecer estar em várias posições?

16 A linha azul nos dois desenhos têm o mesmo comprimento? A figura azul é a que tem altura e largura iguais? Essa não é uma espiral, mas uma série de círculos completos? Exercício sobre as ilusões de óptica A face de cada lente tem a mesma curvatura?

17 Todos os quatro círculos têm o mesmo tom de azul? A linha vermelha e a linha azul têm o mesmo tamanho? As linhas vermelhas formam quadrados perfeitos? Exercício sobre as ilusões de óptica As intersecções das listas brancas não são mais escuras?

18 As linhas pretas têm o mesmo comprimento nas duas figuras? As linhas vermelha e azul são do mesmo comprimento? A distância entre a ponta da estrela e a ponta do losango mais próximo é igual ao comprimento do losango? Pode parecer que estamos olhando para baixo ou para cima da escada? Exercício sobre as ilusões de óptica

19 A Arte da Ilusão Imagens Duplas W. E. Hill 1915 Octavio Ocampo

20 A Arte da Ilusão Peter Brookes Charles Gillbert Imagens Duplas

21 A Arte da Ilusão Shigeo Fukuda Imagens Duplas

22 A Arte da Ilusão István Orosz René Magritte Imagens Impossíveis

23 A Arte da Ilusão David MacDonald M. C. Escher 1958 Imagens Impossíveis

24 A Arte da Ilusão M. C. Escher Imagens Impossíveis

25 A Arte da Ilusão Archimboldo Imagens Ocultas

26 A Arte da Ilusão Donald Rust Bev Doolittle Imagens Ocultas

27 A Arte da Ilusão John Van Straalen Imagens Ocultas

28 A Arte da Ilusão Vasarely Curiosidades

29 A Arte da Ilusão Sergio Buratto Curiosidades

30 Animação 1Animação 2


Carregar ppt "A ilusão e a Arte da ilusão Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia FEUP/IPB – 2003/04 Mestrado em Tecnologias Multimédia Paulo Jorge."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google