A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hoje Globalização Comentários sobre a leitura (10 minutos) Perguntas para discussão (15 minutos) Revisão: variável dependente, escopo (5 minutos) Forças.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hoje Globalização Comentários sobre a leitura (10 minutos) Perguntas para discussão (15 minutos) Revisão: variável dependente, escopo (5 minutos) Forças."— Transcrição da apresentação:

1 Hoje Globalização Comentários sobre a leitura (10 minutos) Perguntas para discussão (15 minutos) Revisão: variável dependente, escopo (5 minutos) Forças motrizes da globalização: a econômica, social e a política (10 minutos) Vídeo Parag Khanna (20 minutos) Vídeo Parag Khanna Definição das variáveis predeterminadas, incertezas críticas, possíveis coringas. (15 minutos) Desenvolvimento de 4 cenários em grupos de dois. (30 minutos) – um parágrafo cada um.

2 Comentários Rafael: A interdependência complexa é um fenômeno que vem se intensificando cada vez mais entre os países e, uma vez estabelecido esse relacionamento, cria-se um ciclo que dificilmente consegue-se sair. Patrícia: O texto [Rodrik] aborda o crescimento dos países que na minha opinião eram considerados underdogs e com a crise viram um momento para crescimento. Este crescimento foi também apoiado pela globalização, que os ajudou a entrar em novos mercados em crise. Quanto maior a crise, maior foi o crescimento e a entrada dessses países em novos mercados. Leticia: Os Estados Unidos, por exemplo, demonstrou com a crise que se iniciou em 2008, que apesar de seus problemas econômicos afetarem o resto do mundo, ele precisa tanto do mundo para se reerguer como o mundo precisa dele com uma economia saudável. Ademais, a globalização tem se mostrado uma oportunidade para países menos desenvolvidos alcançarem mercados antes inatingíveis, e estes não abrirão mão disso. Fabiola: Outro fator é a desigualdade da distribuição de renda mundial, essa desigualdade acaba por levar os países à tomada de medidas protecionistas. Para superar tais termos as instituições supranacionais exigiria poderes coercitivos em relação aos Estados e habilidades para redistribuir os recursos.

3 Joyce: acredito que a globalização tende a se expandir, abraçando algumas regiões ainda excluídas deste processo. Isso se deve às novas tecnologias disponíveis no mercado e à popularização de meios de comunicação, antigamente restritos. Entre esses novos meios de comunicação, as redes sociais tem sido altamente relevantes e juntamente com os outros fatores citados, também podem ser forças motrizes. Fernanda Pires: acredito que a globalização tende a expandir, pois relações bilaterais entre países quanto à facilidade para imigração tende somente a aumentar, como já vem ocorrendo, regimes autoritários já estão caindo devido essa inserção global, o protecionismo diminuiu e alguns fatores culturais já foram adaptados. O investimento direto e a presença de multinacionais pode ser uma força motriz no futuro da globalização, impactando no seu aumento. Allissa: Acredito e concordo com o autor que com o passar do tempo a globalização pode avançar porém, em menor grau se comparada aos anos 1850 – 1914.

4 Perguntas sobre a leitura para discussão Qual será o efeito dos anti-globalizadores... algo ou nada? Como globalização poderia ser reversada? Mudanças climáticas terão um efeito importante sobre a globalização? Como? As estimativas de população global poderiam ser incorretas? De acordo com os autores, qual fator explica o comércio melhor que qualquer outro? O sistema de governança internacional vai erodir, como os autores estimam?

5 Fonte: Naçoes UnidasNaçoes Unidas

6 Variável dependente, pergunta e escopo Grau de integração: social, econômica e política Pergunta e escopo: Como vai ser a nível de globalização – integração econômica, social e política – em 2025?

7 Forças motrizes (última aula) Econômico Comércio Fluxo de capital Investimento direto e a presença de multinacionais Social Ideias e informação Migração e fluxo de mão de obra Política Políticas nacionais, regionais e internacionais Vídeo: Parag KhannaParag Khanna

8 Fatores econômicos, sociais e políticos Fatores predeterminados Possíveis coringas Incertezas críticas: Cada grupo tem que decidir em duas incertezas críticas que vão formas a base dos cenários.

9 Cenários Tendo... Identificado as forças motrizes, fatores predeterminados, possíveis coringas e as incertezas críticas... Em duplas, construam um dois por dois e quatro cenários sobre a globalização de aproximadamente um parágrafo cada um. Incluam de 3 a 10 das forças motrizes mais importantes e usem suas incertezas críticas como base.


Carregar ppt "Hoje Globalização Comentários sobre a leitura (10 minutos) Perguntas para discussão (15 minutos) Revisão: variável dependente, escopo (5 minutos) Forças."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google