Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
SIG Sistema de Informações Gerenciais
2
Dado e Informação
3
O valor da informação aumenta com o uso
As Leis da Informação O valor da informação aumenta com o uso Valor Informação Número de acessos Moody & Walsh (1999)
4
A informação é perecível
As Leis da Informação A informação é perecível Valor Informação Tempo Moody & Walsh (1999)
5
O valor da informação aumenta com a precisão
As Leis da Informação O valor da informação aumenta com a precisão Valor Informação 100% Precisão (%) Moody & Walsh (1999)
6
Mais informação não é necessariamente melhor
As Leis da Informação Mais informação não é necessariamente melhor Valor Sobrecarga de Informação Insuficiência de Informação Volume Moody & Walsh (1999)
7
O valor da informação aumenta quando há combinação de informações
As Leis da Informação O valor da informação aumenta quando há combinação de informações Valor Informação Integração Moody & Walsh (1999)
8
SIG - Lógica do Sistema Fonte : Pearson Education (2004)
9
Sistemas de Informação e TIC
Hardware Software Pessoas Banco de dados Redes Procedimentos É uma mensagem na forma de documento ou audível ou visível. A informação tem propósito de mudar seu julgamento ou seu comportamento. Fazer diferença no seu nsight. O que é entregue é mais importante que o veiculo que a entrega.Tecnologia da informação mais sofisticada não implica necessariamente obter melhores resultados. Dados Informação Moody & Walsh (1999)
10
Sistemas de Informação e TIC
NEGÓCIOS ESTRATÉGIA REGRAS Procedimento ORGANIZAÇÃO TECNOLOGIA HARDWARE TIC BD SOFTWARE INTERDEPENDÊNCIA
11
Problemas e Soluções com TIC
Objetivos Organização
12
Evolução da Tecnologia
Hardware muda mais rápido que software e pessoas Hardware Produtividade Dificuldade de mudança nas organizações Software Pessoas Tempo Moody & Walsh (1999)
13
Evolução da Economia Agricultura Indústria Nova Economia Terra
Mão-de-obra física Indústria Capital Mão-de-obra técnica Nova Economia Informação Mão-de-obra conheci mento
14
Evolução da Força de Trabalho
Fonte : Pearson Education (2004)
15
Nova Economia (Necessidades)
Capital Intelectual educação continuada MBA Redes sociais Networking Coaching Avaliação do desempenho Empowerment Gestão do Conhecimento Universidade Corporativas Trabalho em equipe (workgroup) Inteligência Competitiva Business Inteligence Informatização computadores (desktop, notebook, smartphone) redes de computadores internet, extranet, intranet comércio eletrônico cloud computing (computação nas nuvens) Produtividade Competitividade Qualidade
16
Nova Economia (Efeitos)
Descentralização Flexibilidade Globalização Independência da localização Custos baixos de transação e coordenação Trabalho colaborativo e em equipe Novos produtos e serviços Concorrência baseada no tempo Ambiente turbulento Conhecimento: um ativo produtivo e estratégico
17
Conhecimento = Estratégico
Operacional Dados Computadores Informação ERP Conhecimento Capital intelectual Estratégico
18
Sistema de Gestão ERP Área financeira Contas a receber Área de vendas
Área de compras Contas a receber Contas a pagar Fluxo de caixa Estoque Vendas Cadastro clientes Cadastro produtos Caixa e Bancos ERP
19
ERP – Integração Interna
O Negócio Plano Estratégico Políticas PDI ERP BANCO DADOS RH Produção Contabili dade Gestão do Conheci mento
20
ERP – Integração Externa
Extranet Clientes Fornecedores Funcionários Governo ERP BANCO DADOS RH Produção Contabili dade Gestão do Conheci mento Governo E-procurement Acesso remoto E-commerce
21
As 3 Dimensões de um SIG SIG
22
Exercício Quem (departamentos) Como faz Que informações são enviadas
Gerar pedido Enviar pedido Verificar crédito Aprovar crédito Liberar pedido Imprimir nota fiscal Expedir pedido Entregar pedido Quem (departamentos) Como faz Que informações são enviadas Como será feedback do crédito se não aprovar Como será feedback da expedição se não entregar Como será conferido o estoque após a emissão da NF e informado se estoque não estiver certo Quais o tempo máximo necessários para cada atividade
23
Exercício Departamento Atividades
24
Solução Exercício
25
Pedido Vendas Financeiro Logística
26
Pedido Vendas Financeiro Logística
27
Dados do cliente e dados do pedido
Informações Dados do cliente e dados do pedido Vendas Financeiro Dados de crédito Dados do cliente e dados do pedido Logística
28
Informar cliente: email ou permissão de rastrear
Informações Dados do cliente e dados do pedido Vendas Financeiro Dados de crédito Dados do cliente e dados do pedido Logística Informar cliente: ou permissão de rastrear
29
Dados do cliente e dados do pedido Cadastro de cliente
Informações Fonte Dados do cliente e dados do pedido Cadastro de cliente Cadastro de produto Histórico do cliente Cadastro em outras fontes Dados de crédito Dados do cliente e dados do pedido Pedido e Nota fiscal
30
Feed back
31
Visão Departamento Direção Vendas Financeiro Logística
32
Visão Processo Pedido Gerar pedido Enviar pedido Verificar crédito
Imprimir nota fiscal Expedir pedido Entregar pedido Pedido
33
Visão Processo Cliente Interno Cliente Externo Cliente
Fornecedor Cliente Fornecedor Cliente Fornecedor Cliente Fornecedor
34
Treinar as pessoas no processo Definir as informações necessárias
Administração Desenhar os processos Treinar as pessoas no processo Definir as informações necessárias Definir cliente/fornecedor das informações Informatizar processos Extrapolar para o ambiente externo
35
Exemplo ERP
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.