A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Kaizen Gestão da produção Alunos: Gabriele Aluvino; Heber Albuquerque; Josiane Mendes; Mariana Maurey; Pâmela Campos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Kaizen Gestão da produção Alunos: Gabriele Aluvino; Heber Albuquerque; Josiane Mendes; Mariana Maurey; Pâmela Campos."— Transcrição da apresentação:

1 Kaizen Gestão da produção Alunos: Gabriele Aluvino; Heber Albuquerque; Josiane Mendes; Mariana Maurey; Pâmela Campos

2 KAI ZEN Mudança Bom ATITUDE DE MELHORIA CONTÍNUA

3 Mensagem da estratégia KAIZEN: Um dia não deveria passar sem que alguma forma de melhoria tenha sido feita.

4 Envolvimento de todos os colaboradores; Pensamento voltado para a equipe e para os processos; Técnica simples ; Atacar a causa raiz dos problemas; Construir a qualidade do produto, de modo a satisfazer os clientes; Características:

5 Definição do problema – Identificação das oportunidades de melhoria. Escolha do projeto e formação da equipe; Medição – Mapeamento do processo, seleção dos indicadores e coleta de dados; Análise do processo atual – Identificação e hierarquização das causas do problema; Melhoria – Geração, seleção e implementação das ações de melhoria; Controle – Avaliação dos resultados e documentação do processo. Monitoramento para assegurar a manutenção e evolução das melhorias. Metodologia:

6 Os dez princípios do Kaizen: Dar ênfase no cliente; Promover aprimoramentos contínuos; Reconhecer os problemas abertamente; Promover abertura; Criar equipes de trabalho; Desenvolver autodisciplina; Informar a todos os colaboradores; Acabar com os desperdícios; Capacitar todos os colaboradores.

7 Kaizen Board:

8 Ciclo PDCA

9 Resolver problemas do cotidiano da maneira mais simples e prática possível. Descobrir ações que não agregam valor ao produto final e tentar melhorá-las, de forma a acabar com o desperdício. Pode ser aplicado em setores variados, como por exemplo: áreas produtivas, laboratórios, manutenção, administrativo, etc. Vantagens:

10 O Kaizen e a administração Alta gerência Média gerência Supervisores Operários Melhoramento : melhorar padrões atuais. Manutenção: manter os atuais padrões. Melhoramento Manutenção

11 O envolvimento Kaizen Alta gerência: -Determinada a introduzir o Kaizen, -Oferecer apoios e recursos, -Estabelecer o plano de ação e as metas, -Realizar as metas através do plano de ação.

12 O envolvimento Kaizen Média gerência: -Distribuir e implantar as metas, -Estabelecer, manter e melhorar padrões, -Conscientizar os trabalhadores sobre Kaizen, -Ajudar os trabalhadores a desenvolverem habilidades e ferramentas para solucionar problemas.

13 O envolvimento Kaizen Supervisores: -Usar o Kaizen nas tarefas multifuncionais, -Formular planos e oferecer orientações, -Melhorar a comunicação com os trabalhadores, -Apoiar atividades de pequenos grupos (sugestões individuais).

14 O envolvimento Kaizen Trabalhadores: -Participar do Kiazen, -Praticar a disciplina na área de trabalho, -Trabalhar o desenvolvimento próprio, -Ressaltar a habilidade e a experiência no desempenho do serviço.

15

16 Aplicação da metodologia kaizen em uma situação real Empresa localizada no interior de São Paulo de equipamentos odontológicos. Equipe composta por: Pessoas especialistas nos processos da área; Pessoas relacionadas à área (clientes e/ou fornecedores internos); Pessoas de fora da área (com o intuito de disseminação de conceitos e cultura); Facilitadores / coordenadores; Líderes; Especialistas / assessores externos (presentes sempre que solicitado pela equipe);

17 Planejamento do evento kaizen

18 As ações do kaizen envolveram os seguintes aspectos: Organização da área de trabalho:

19 Padronização de Atividades e Processos Movimentação de Operadores

20 CASOS DE SUCESSO

21 Reutilizar fita antiderrapante que vem nos fardos URGA SOACAPlantLorenaDepartmentURGA ProductMachineFornoMach. type PillarLoss category Contact 1 Contact KPIInitialFinal OPI-InitialFinal Saving (k YTD)- R$ 6.372,00Duration- Problem descriptionUtilização de grande quantidade de fita adesiva para fechar os sacos com discos, além disso essa fita não possui uma boa aderência

22 Main other organizational / technical actions taken: Antes: Eram utilizadas fitas adesivas comuns para vedação dos sacos com discos para queima no forno URGA. Tinhamos um gasto anual de R$ 6.372,00 com a compra de fitas. Depois: Fardos de fitas antiderrantes eram enviados para serem queimados na URGA e notou-se que essas fitas possuiam uma boa aderência Hoje os fardos são lacrados com as fitas antiderrapantes Pictures / sketches / drawings: Idéia proposta por: Rafael Carvalho

23 Instalar dispositivo de fim de curso com campainha

24 Main other organizational / technical actions taken: Antes: O operador não conseguia saber até que ponto poderia puxar os carros e isso causava um grande tensionamento dos cabos, aumentando as chances de rompimentos. Depois: Bloco bate nessa alavanca (1) e movimenta o sistema (2), fazendo com que ele acione o dispositivo elétrico de uma campainha (3) Com esse dispositivo o operador sabe o momento exato de parar o guincho. Pictures / sketches / drawings: Idéia proposta por: Santino 1 2 3

25 Vídeo

26 Perguntas?


Carregar ppt "Kaizen Gestão da produção Alunos: Gabriele Aluvino; Heber Albuquerque; Josiane Mendes; Mariana Maurey; Pâmela Campos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google