A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO. O Que é Desenvolvimento? ALEXANDRE AUGUSTO FERREIRA Secretário Municipal de Desenvolvimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO. O Que é Desenvolvimento? ALEXANDRE AUGUSTO FERREIRA Secretário Municipal de Desenvolvimento."— Transcrição da apresentação:

1 FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO

2 O Que é Desenvolvimento? ALEXANDRE AUGUSTO FERREIRA Secretário Municipal de Desenvolvimento

3 O Que é Desenvolvimento? Desenvolvimento econômico consiste em um processo de enriquecimento de municípios, estados ou países, assim como de seus habitantes, ou seja, na acumulação de ativos individuais ou públicos, e também de um crescimento da produção nacional e pela remuneração recebida pelos que participam da atividade econômica.

4 O Que é Desenvolvimento? Simplificando, aceita-se que o DESENVOLVIMENTO deve ter como efeito melhor a vida das pessoas (Desenvolvimento Humano), de todas as pessoas (Desenvolvimento Social), das que estão vivas atualmente e das que viverão no futuro (Desenvolvimento Sustentável).

5 Como Ocorre o Desenvolvimento? O processo de desenvolvimento econômico supõe que ajustes institucionais, fiscais e jurídicos são necessários, incentivos para inovações e investimentos, assim como fornecer condições para um sistema eficiente de produção e distribuição de bens e serviços à população, sem comprometer os recursos naturais. inovaçõesinvestimentosproduçãodistribuição

6 Como Ocorre o Desenvolvimento? a)– crescimento do capital humano (habilidades, conhecimentos e competências das populações); b)– crescimento do capital social (conjunto de valores ou normas informais, comuns aos membros de um grupo, que permitem a cooperação entre eles); c) – a conquista da boa governança (relacionada com a capacidade gerencial da administração pública, com a capacidade da sociedade de construir canais de participação na gestão estatal, com os níveis de representatividade, legitimidade e confiança dos governos, com sua capacidade de prestar contas e com transparência);

7 Como Ocorre o Desenvolvimento? d) – crescimento do capital empresarial (capacidade de grupo social se organizar para empreender, gerando renda e melhorando a qualidade de vida da população local); e) – uso sustentável do capital natural (o sustentável representa o desafio de buscar a satisfação das carências atuais sem comprometer a capacidade de satisfação das carências futuras desta geração ou das gerações futuras, no uso dos recursos naturais materiais ou energéticas: água, ar, combustíveis, minérios, etc).

8 Fatores Determinantes do Desenvolvimento Oferta de Recursos Naturais Disponíveis a)– Oferta de Recursos Naturais Disponíveis (água, energia elétrica, espaço físico); Recursos Humanos Capacitados b)– Recursos Humanos Capacitados (qualificação e capacitação de mão-de-obra); Infra-Estrutura Urbanística e Habitacional Adequados c)– Infra-Estrutura Urbanística e Habitacional Adequados (bairros definidos e loteamentos novos com toda infra-estrutura de apoio e serviços); Infra-Estrutura Viária e de Escoamento da Produção Adequados d)– Infra-Estrutura Viária e de Escoamento da Produção Adequados (ruas, avenidas, estradas e rodovias vicinais, rodovias intermunicipais duplicadas, aeroporto);

9 Fatores Determinantes do Desenvolvimento Tecnologia da Informação e) – Tecnologia da Informação (adequação das redes de telefonia e internet); Infra-Estrutura de Educação e Saúde Adequados f) – Infra-Estrutura de Educação e Saúde Adequados (escolas, salas de aula e profissionais de educação; consultórios, leitos hospitalares e profissionais da saúde em número condizente com a população); Infra-Estrutura de Transporte Adequados g) – Infra-Estrutura de Transporte Adequados (transporte urbano, intermunicipal e serviços de táxis e mototáxis); Infra-Estrutura de Comércio e Serviços h) – Infra-Estrutura de Comércio e Serviços (alimentação, hotelaria, turismo, agências bancárias, prestação de serviços).

10 O Que é Desenvolvimento Exógeno? É o desenvolvimento feito com recursos exógenos, isto é, investimentos oriundos de fora da região. Acontece principalmente através da instalação de empresas cuja matriz não é na região. Geralmente são empresas de porte médio e grande, que se instalam em função de algum atrativo que a região oferece, seja por razões logísticas, ou pela disponibilidade local de recursos humanos habilitados ou outras razões. Trazem uma cultura empresarial diferenciada que pode contribuir ao enriquecimento cultural dos recursos humanos locais.

11 Como atrair o Desenvolvimento Exógeno? Pode ser estimulado por ações em diversas frentes:- a) - boa qualidade de vida local (segurança, saúde, educação, habitação); b) - legislação municipal que privilegie o desenvolvimento, portanto sem excesso de restrições legais desnecessárias e sem muita burocracia, para implantação e operação do empreendimento.

12 O Que é Desenvolvimento Endógeno? É o desenvolvimento feito com recursos oriundos da própria região. As empresas são mais comumente pequenas e micros. São fortes geradores de empregos em relação ao capital investido quando comparado com as empresas de maior porte. Desenvolvem-se de forma coerente com a cultura empresarial local e com o perfil dos recursos humanos locais.

13 O Que é Desenvolvimento Endógeno? Requer incutir o espírito empreendedor nos cidadãos, isto é; promover o empreendedorismo; viabilizar as incubadoras de empresas; articular os arranjos sócio-produtivos mais adequados; oferecer possibilidades de capacitação empresarial, gerencial e tecnológico; desenvolver APLs (clusters) locais; auxiliar no acesso ao crédito ou micro-crédito; desenvolver procedimentos como o DLIS (Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável).

14 O Que é Desenvolvimento Endógeno? Interessante ressaltar que a promoção do desenvolvimento endógeno pode criar uma nova dinâmica de desenvolvimento regional, com criação de emprego e renda, mesmo em períodos em que o resto da nação esteja mergulhada na estagnação do desenvolvimento econômico. Pode-se criar ilhas de desenvolvimento.

15 O Que é Desenvolvimento Endógeno? É local é entendido aqui como qualquer recorte sócio-territorial delimitado a partir de uma característica eletiva definidora de identidade. Pode ser: a)- uma característica físico-territorial (ex.: localidades de uma mesma microbacia ou comunidades de uma região serrana); b)- uma característica econômica (ex.: localidades integradas por uma determinada cadeia produtiva); c)- uma característica étnica-cultural (ex.: localidades de remanescentes de migrantes de mesma origem); d)- uma característica político-territorial (municípios de uma região) etc.


Carregar ppt "FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO. O Que é Desenvolvimento? ALEXANDRE AUGUSTO FERREIRA Secretário Municipal de Desenvolvimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google