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Usabilidade em Interfaces Gráficas Marcos Silva Pereira.

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Apresentação em tema: "Usabilidade em Interfaces Gráficas Marcos Silva Pereira."— Transcrição da apresentação:

1 Usabilidade em Interfaces Gráficas Marcos Silva Pereira

2 Ementa da Apresentação Usabilidade Conceitos de usabilidade Usabilidade no dia-a-dia Conclusões Referências

3 Usabilidade O que vem a ser usabilidade? –O quão fácil é entender e usar uma interface. [GRAHAM] –Usabilidade é um atributo multidimensional relacionado ao impacto de um produto nas mãos do usuário final

4 Usabilidade O que vem a ser usuário? –Entende-se por usuários os seres humanos que irão, de fato, interagir com o sistema.[Vasconcelos] –É um ser tomador de decisões –O cliente do projeto

5 Usabilidade Por que é importante? –Para permitir que os usuários interajam de maneira mais produtiva e agradável com um produto final –Maior qualidade no resultado final de um produto

6 Usabilidade É interdisciplinar: –Psicologia (memória e percepção) –Sociologia (contexto no qual os usuários vivem) –Design (das interações e da informação) –Ciência da Computação (software, hardware e inteligência artificial)

7 Usabilidade Em Sistemas de Informação: –O valor de mercado de um sistema computacional é medido em função de sua qualidade em uso[Bevan & Bogomolni] –Disciplina Interface Usuário Máquina

8 Conceitos de Usabilidade Visibilidade: –Ajuda os usuários a formar um modelo mental correto da "coisa" –Modelos ajudam a inferir os efeitos das ações

9 Conceitos de Usabilidade Feedback: –Quando uma ação é realizada, um feedback sobre os efeitos deve ser apresentado –Exemplo: o clique em um botão gera alguma mudança na tela para informar sobre os efeitos daquela ação

10 Conceitos de Usabilidade Feedback:

11 Conceitos de Usabilidade Acessibilidade: –A informação precisar ser encontrada rápida e facilmente –Oferecer alguns poucos - mas poderosos - meios para encontrar a informação –Dividir a informação em partes menores e relacionadas

12 Conceitos de Usabilidade Orientação e Navegação: –Links devem ser descritivos o suficiente para informar a qual informação eles levarão –O usuário deve poder visualizar a estrutura de navegação –Direcionada ao propósito do produto

13 Conceitos de Usabilidade Google: interface completamente voltada para a busca

14 Usabilidade no dia-a-dia Objetos do dia-a-dia têm uso claro porque estão bastante inseridos no contexto social Possuem grande semelhança com conceitos conhecidos – mesmo que antropologicamente

15 Usabilidade no dia-a-dia Exemplos: –Portas se baseiam no conceito de alavanca –Escadas se baseiam no conceito de apoio –Pratos se baseiam no conceito de recipiente

16 Conclusões Pensar em usabilidade é importante para criar produtos com maior qualidade Em sistemas de informação usabilidade é tratara pela disciplina da Interação Homem Máquina

17 Referências Graham, L.; 1999. The Principles of Interactive Design Vasconcelos, C.; Garcia, F.; Turnell, M. 2004. XPU – Um Modelo para o Desenvolvimento de Sistemas Centrado no Usuário, Dissertação de Mestrado, Campina Grande – PB, Brasil. Bevan, N.; Bogomolni, I. Incorporating User Quality Requirements in the Software Development Process. Proceedings of 4th International Software Quality Week Europe, Brussels, 2000, pages 1192-1204.

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