A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Usabilidade em Interfaces Gráficas Marcos Silva Pereira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Usabilidade em Interfaces Gráficas Marcos Silva Pereira."— Transcrição da apresentação:

1 Usabilidade em Interfaces Gráficas Marcos Silva Pereira

2 Ementa da Apresentação Usabilidade Conceitos de usabilidade Usabilidade no dia-a-dia Conclusões Referências

3 Usabilidade O que vem a ser usabilidade? –O quão fácil é entender e usar uma interface. [GRAHAM] –Usabilidade é um atributo multidimensional relacionado ao impacto de um produto nas mãos do usuário final

4 Usabilidade O que vem a ser usuário? –Entende-se por usuários os seres humanos que irão, de fato, interagir com o sistema.[Vasconcelos] –É um ser tomador de decisões –O cliente do projeto

5 Usabilidade Por que é importante? –Para permitir que os usuários interajam de maneira mais produtiva e agradável com um produto final –Maior qualidade no resultado final de um produto

6 Usabilidade É interdisciplinar: –Psicologia (memória e percepção) –Sociologia (contexto no qual os usuários vivem) –Design (das interações e da informação) –Ciência da Computação (software, hardware e inteligência artificial)

7 Usabilidade Em Sistemas de Informação: –O valor de mercado de um sistema computacional é medido em função de sua qualidade em uso[Bevan & Bogomolni] –Disciplina Interface Usuário Máquina

8 Conceitos de Usabilidade Visibilidade: –Ajuda os usuários a formar um modelo mental correto da "coisa" –Modelos ajudam a inferir os efeitos das ações

9 Conceitos de Usabilidade Feedback: –Quando uma ação é realizada, um feedback sobre os efeitos deve ser apresentado –Exemplo: o clique em um botão gera alguma mudança na tela para informar sobre os efeitos daquela ação

10 Conceitos de Usabilidade Feedback:

11 Conceitos de Usabilidade Acessibilidade: –A informação precisar ser encontrada rápida e facilmente –Oferecer alguns poucos - mas poderosos - meios para encontrar a informação –Dividir a informação em partes menores e relacionadas

12 Conceitos de Usabilidade Orientação e Navegação: –Links devem ser descritivos o suficiente para informar a qual informação eles levarão –O usuário deve poder visualizar a estrutura de navegação –Direcionada ao propósito do produto

13 Conceitos de Usabilidade Google: interface completamente voltada para a busca

14 Usabilidade no dia-a-dia Objetos do dia-a-dia têm uso claro porque estão bastante inseridos no contexto social Possuem grande semelhança com conceitos conhecidos – mesmo que antropologicamente

15 Usabilidade no dia-a-dia Exemplos: –Portas se baseiam no conceito de alavanca –Escadas se baseiam no conceito de apoio –Pratos se baseiam no conceito de recipiente

16 Conclusões Pensar em usabilidade é importante para criar produtos com maior qualidade Em sistemas de informação usabilidade é tratara pela disciplina da Interação Homem Máquina

17 Referências Graham, L.; The Principles of Interactive Design Vasconcelos, C.; Garcia, F.; Turnell, M XPU – Um Modelo para o Desenvolvimento de Sistemas Centrado no Usuário, Dissertação de Mestrado, Campina Grande – PB, Brasil. Bevan, N.; Bogomolni, I. Incorporating User Quality Requirements in the Software Development Process. Proceedings of 4th International Software Quality Week Europe, Brussels, 2000, pages

18 Usabilidade em Interfaces Gráficas Marcos Silva Pereira


Carregar ppt "Usabilidade em Interfaces Gráficas Marcos Silva Pereira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google