A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dimensionamento das aulas da SIM – 27/03/2011

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dimensionamento das aulas da SIM – 27/03/2011"— Transcrição da apresentação:

1 Dimensionamento das aulas da SIM – 27/03/2011

2 INCONSCIENTE “Minha “vidinha” cotidiana não fala sobre mim.
Tudo está oculto, no Inconsciente.” Carlos

3 Roteiro Inconsciente e Autoconsciência
O Ser Psíquico (área psíquica, psicológica e fisiológica) Breve apanhado da Teoria Freudiana Carl Gustav Jung e a Psicologia Analítica Processo de Individuação (sair do estado indiferenciado, sem delimitação para a diferenciação e fronteiras do Eu) Portais para o inconsciente: Sonhos, Mitos, Contos. Estudo e Interpretação de alguns Mitos e Contos.

4 QUESTIONAMENTOS O que você entende por inconsciente?
Porque temos uma área inconsciente? O que você entende por inconsciente individual e inconsciente coletivo? Por que temos tão pouco acesso a nossa área inconsciente? Quais as barreiras para se chegar a esta área inconsciente? Que recursos eu posso utilizar para conhecer meu inconsciente? Quais os símbolos que representam o inconsciente?

5 Definições De Inconsciente
Qualquer processo mental cujo funcionamento pode ser deduzido do comportamento de uma pessoa, mas ao qual essa pessoa continua estranha, sendo incapaz de o examinar ou relatar.

6 Definições De Inconsciente
Para Sigmund Freud, o inconsciente é a verdadeira realidade psíquica, em sua natureza mais íntima, é tão desconhecido de nós quanto a realidade e é tão incompletamente apresentado pelos dados da consciência quanto o mundo externo pelas comunicações de nossos órgãos sensoriais.

7 DEFINIÇÕES DO INCONSCIENTE
C. G. Jung também aceitou a exclusividade psicológica do conceito de inconsciente, mas além de seu conteúdo puramente pessoal, isto é, circunscrito a todas as aquisições da existência pessoal que foram reprimidas e esquecidas para além da consciência, depois de pensadas ou sentidas, na mais pura acepção freudiana, Jung propôs ainda a existência de conteúdos coletivamente inconscientes.

8 DEFINIÇÕES DO INCONSCIENTE
Assim, ao inconsciente pessoal freudiano, Jung acrescentaria, sem desdizer e, antes, completando o conceito de Freud, o inconsciente coletivo. (Álvaro Cabral e Eva Nick. Dicionário Técnico de Psicologia; 13 ed, editora Cultrix)

9 O que é o Inconsciente É o acúmulo de impressões que não são ainda conhecidas pela Consciência ou estado consciente. É o armazém de informações. E o Inconsciente trabalha com símbolos. Como exemplo de um símbolo: o desdobramento. São formas pensamento que o compõe. (Carlos)

10 O QUE É O INCONSCIENTE É uma forma de vida desconhecida devido a ausência de admissão da Vida Interior . (Carlos)

11 O Homem, embora possua autoconsciência, não a tem tão desenvolvida, de forma que possa entender a morte e o fato de morrer. Mesmo sendo inteligente e autoconsciente, não tem consciência de si, seus movimentos e sua noção de vida, não vão além de uma superficial consciência corporal.

12

13 A Atualidade aponta para uma área do dito homem, chamada área psicológica, onde estão assentadas as matrizes do comportamento humano, ou seja, o Inconsciente No Inconsciente estão as bases dos sentimentos, desejos e pensamentos desconhecidos, sendo que estes, nele residem sem dar mostras efetivas ou materiais de si mesmos, mas com tal incidência no comportamento, de modo que o homem, visto pelo ângulo da inteligência, não tem noção de onde residem as causas de seu comportamento Quando falamos de inconsciente, estamos nos referindo a quase completa inconsciência que o homem tem de si.

14 O que de fato justifica a realidade de eu ser inteligência autoconsciente é a possibilidade de desvendar o que verdadeiramente sou – o mundo psiquico e o psiquismos que do mesmo se deriva.

15 AUTOCONHECIMENTO caminho para o INCONSCIENTE que possibilitará desenvolver a AUTOCONCONSCIÊNCIA
Quanto mais a Inteligência conhecer seu inconsciente, mais autoconsciência terá.

16 PORTAIS PARA O INCONSCIENTE
Sonhos Mitologia Contos de Fadas Expressões artísticas Atos falhos SIM - GRANDE PORTAL PARA NOSSO INCONSCIENTE OFERECIDO PELA EAL....

17 BARREIRAS PARA O INCONSCIENTE
Admitir que “Há vida Interior” Auto Imagem; Desejo Hipocrisia

18 SÍMBOLOS DO INCONSCIENTE
Escuro, fosso; trevas, Sombra, Submundo oceano, Porão.

19 INCONSCIENTE “Minha “vidinha” cotidiana não fala sobre mim.
Tudo está oculto, no Inconsciente.” Carlos

20 Próxima Sexta-feira – 15/04 O filme “Freud Além da Alma” Sexta-feira – 22/04 Discussão do filme


Carregar ppt "Dimensionamento das aulas da SIM – 27/03/2011"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google