A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE DE AVEIRO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE DE AVEIRO"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE DE AVEIRO
O Projecto e Missão da ACEAV no âmbito da Mediação Tecnológica em Educação Óscar Mealha*, Fernando Delgado, Florin Zamfir *Departamento de Comunicação e Arte UNIVERSIDADE DE AVEIRO Associação da Comunidade Educativa de Aveiro (ACEAV)

2 estrutura da apresentação
objectivo desafio inovação implementação (exemplos) contributos p/reflexão

3 objectivo fortalecer a comunidade educativa e contribuir para a sua missão. (… nesta comunicação enfatizando as possibilidades da mediação tecnológica) comunidade educativa numa troica relacional - aluno - professor - encarregado de educação nos contextos - escola - família - comunidade

4 objectivo: missão da ACEAV
a missão? Não temos compromissos comerciais nem pretendemos fortalecer marcas Não temos compromissos políticos, … nem bandeiras, nem agendas políticas Temos sim um compromisso social, um compromisso em deixar um contributo para a comunidade educativa

5 desafio construir e promover ambientes suportados pela mediação tecnológica sem prejuízo: i) para os contextos já existentes; ii) para os padrões proceduais formais já estabelecidos iii) para os serviços em utilização reconceber em formato mais eficiente serviços existentes e introduzir, complementarmente novos serviços de apoio à comunidade educativa serviços, sustentados por cenários de mediação tecnológica devidamente adequados e em conformidade com os padrões proceduais já establecidos

6

7 exemplo: caderneta electrónica do aluno
- registo da mensagem para o encarregado de educação/tutor (EE/T) no serviço de caderneta electrónica (CE) envio por correio electrónico para EE/T envio de SMS para EE/T com aviso de mensagem nova CE registo na CE do status de consulta e reacção à mensagem a resposta pode ocorrer por registo directo na CE ou via correio electrónico é enviado aviso para DT ou professor que gerou a mensagem na CE

8 que contextos temos?

9

10

11

12

13

14

15

16 inovação contribuir para o fortalecimento da comunidade educativa sem afectar as suas tradições e formalismos de funcionamento, acrescentando contudo novos meios de aprendizagem, proporcionando e generalizando o acesso a novos universos de conhecimento. fortalecimento – através da aproximação dos agentes da comunidade educativa num quadro de qualidade, eficácia e transparência dos percursos de aprendizagem em acção. nos contextos já existentes – introduzir serviços que promovam a participação, partilha de informação e conhecimento procurando a consolidação da comunidade educativa numa matriz mais eficiente.

17

18 implementação os utilizadores/agentes do portal (autenticação e rede) individuias institucionais os serviços dos agentes (serviços de informação e/ou comunicação) serviços específicos/utilizador os contextos complementados/enriquecidos pelo portal contextos existentes “mais ricos” os contextos sustentados pelo portal novos serviços, porventura novos contextos

19 DT ALUNO professores FAMÍLIA implementação: relações
AUTARQUIAS COMUNIDADE EDUCATIVA CAE / DREC

20 Implementação: serviços
Aluno e Turma - Entidades Centrais do Portal Na Relação Escola-Família (Caderneta Electrónica do Aluno) No Ensino / Aprendizagem (Dossier Pedagógico) Na Relação Inter-Escolas e Comunidade (Portal da Comunidade)

21

22

23

24 contributos para reflexão
- a mediação tecnológica assente em rede de computadores aumenta a eficiência e transparência dos percursos e metodologias de aprendizagem assente no modelo de escola operacionalizado hoje - um computador por aluno em sala de aula deve ser acompanhado de políticas/estratégias de adequação dos processos ensino-aprendizagem deve ser introduzido/reforçado o paradigma de laboratório multimédia em rede para uso transdisciplinar sistemático ou pontual no contexto disciplina/escola/comunidade a formação deve ser adequada e contextualizada a cada agente da comunidade educativa fazer um levantamento da tecnologia que está ao dispor das famílias, que uso lhes dão? e com que literacia/competências?

25 referências das imagens
– computador no quarto - sala de aula colaborativa - Caderneta do aluno - computadores em sala de aula - trabalho de grupo - trabalho de grupo em sala de aula - a web social - criança e computador

26 referências reflexivas
Sir Ken Robinson, (February 2006), Schools kill creativity, Ted Talks, … e no youtube: Ben Shneiderman, (2003), Leonardo's Laptop: Human Needs and the New Computing Technologies, The MIT Press, ISBN-13: Richard Farson, Ralph Keyes , (2002), Whoever Makes the Most Mistakes Wins, Free Press, ISBN-13: Jo Ann Brown-Scott, (2008), The Creative Epiphany: Gifted Minds, Grand Realizations, BookSurge Publishing, ISBN-13: Clayton Christensen, Curtis W. Johnson, Michael B. Horn, (2008), Disrupting Class: How Disruptive Innovation Will Change the Way the World Learns, McGraw-Hill, ISBN-13:


Carregar ppt "UNIVERSIDADE DE AVEIRO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google