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Aula 09 – Os veículos de comunicação, suas particularidades e sua eficácia na comunicação publicitária Profa. Me. Maria Alice S. Ferreira.

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1 Aula 09 – Os veículos de comunicação, suas particularidades e sua eficácia na comunicação publicitária Profa. Me. Maria Alice S. Ferreira

2 Quando falamos em veículos estamos nos referindo a qualquer meio de comunicação que possa veicular publicidade (atente-se para a palavra veicular, que é diferente de vincular!) Estes veículos tem características muito diferentes, como o tipo de linguagem, por exemplo, até o seu alcance, ou o número de audiência. Os veículos, geralmente são completamente sustentados pela publicidade. Hoje vivemos na cultura da mídias e uma pessoa comum é exposta a um número enorme de estímulos midiáticos em um único dia Em publicidade, no geral, para se criar uma campanha consistente utiliza-se mais de um veículo.

3 A escolha dos veículos Quem escolhe? Geralmente a equipe de publicitários que trabalham na agência, que vão adequar o budget do job ao que se tem como objetivo. (pessoal do planejamento+ mídia+criação). O cliente também pode opinar nesta estratégia.

4 Em valores, a televisão se mantém na liderança, com faturamento de R$ 3,67 bilhões e participação de 64,33% no total do bolo publicitário. Mesmo com a queda, o meio jornal aparece na segunda posição, com faturamento de R$ 736,4 milhões e participação de 12,90%. Na sequência figuram revista, com faturamento de R$ 342,4 milhões (participação de 6%); internet, com R$ 264,6 milhões (4,64%); mídia exterior, com R$ 204,8 milhões (3,59%) e TV por Assinatura, com R$ 187,1 milhões (3,28%).

5 Meios Impressos - Jornais Características Público menos selecionado ou segmentado que o da revista Comunica com mais rapidez, dada a sua periodicidade, que pode ser diária Em alguns casos, exige linguagem mais direta ou agressiva já que sua permanência com o público é efêmera e não proporciona uma releitura Tratamento gráfico é mais pobre, portanto, a criatividade tem que estar no texto Vantagens Grande circulação, regionalizado, barato, fácil acesso, prático, diário, prestígio, credibilidade Desvantagens Baixa qualidade gráfica, rápida obsolescência, dificuldade de manuseio, demanda tempo para leitura e cultura para o entendimento, leva-se um produto grande que nem sempre interessa inteiramente.

6 Meios impressos - folhetos Catálogos, folders, mala direta Catálogos, folders, mala direta Características: Um tipo de folheto mais sofisticado e trabalhado no texto Usado freqüentemente para respaldar campanhas institucionais ou divulgar uma instituição pública Folder: Especifica e detalha mais o produto Catálogo:Maior, mais detalhado e técnico que o Folheto Geralmente traz especificações e orientação sobre o produto Pode ser acompanhado de ilustrações e fotos que ajudem na compreensão do produto Vantagens: Diretos; muito segmentados; baixo custo de produção Desvantagens: Nem sempre valorizados pelo público; facilmente descartados; poluição ambiental

7 Meios impressos - exibições Display, vitrines, exposições, faixa de gôndola, comunicação visual interna no varejo Display, vitrines, exposições, faixa de gôndola, comunicação visual interna no varejo Características: Essas mídias têm um apelo visual muito forte. São produzidas para serem adaptadas ao espaço de exibição. Vantagens: Estão próximas aos produtos o que reforça seu poder persuasivo; Ampla possibilidade de formas e materiais Desvantagens: Disputam espaço com muitos materiais visuais Tem curta duração Podem se deteriorar no espaço expositivo

8 Meios auditivos - Rádio Características: O Rádio também é um meio poderoso de veiculação, já quem seu alcance é maior entre todos os veículos, atingindo todo tipo de camada social e mesmo os lugares mais distantes. Além disso, a comunicação por Rádio prescinde totalmente de alfabetização do consumidor – o que, no Brasil, atinge grande parte da população. Por isso é um meio bastante popular. Vantagens: Velocidade de Comunicação Baixo custo No caso de AM – cobertura geográfica grande Credibilidade Flexibilidade Mobilidade Desvantagens: Dispersão

9 Meios audiovisuais - TV Características: A TV é, hoje, uma das mídias mais poderosas para a venda de produtos. Além de ser a mais vista e ouvida (principalmente num país de poucos leitores), possui um enorme poder de persuasão – não só pelos recursos que utiliza, mas por se tratar de uma linguagem visual, mais mastigada e fácil de ser assimilada. Vantagens: Maior impacto Cobertura de Massa Repetição da Mensagem Flexibilidade da veiculação (pode ser regionalizada) Prestígio do veículo Segmentação Demonstração do produto Desvantagens: Custos Descrédito

10 Meios audiovisuais - Cinema Características: É um tipo de veículo recente para a publicidade. Pode estar nos trailers ou no próprio filme Vantagens: Bem segmentado; Empresta dos filmes ou dos atores o seu prestígio; Dentro dos filmes tem muita durabilidade Desvantagens: Nos trailers atinge um pequeno público Pode passar despercebida

11 Meios audiovisuais - Internet Características: Utilização das redes de computadores. Um meio novo que ainda está em fase de desenvolvimento. Vantagens: Muitas possibilidades de criação em múltiplas linguagens (visual, audiovisual, sonora) Grande possibilidade de interação com o público Muitas possibilidades de criação inovadoras Desvantagens: Dispersão do usuário Dependência da conexão

12 Mídias alternativas Características: Pode ser definida pelo espaço de veiculação publicitária inusitada. A principal característica que a distingue dos veículos tradicionais de propaganda é que não tem uma abrangência massiva, ou seja, não está presente nas mídias de massa, tais como: jornais, revistas, panfletos, e todo tipo de impresso produzido em grandes quantidades, bem como rádio e televisão. Ela se caracteriza por não ter um formato pré-definido, já que, geralmente se adéqua a um lugar específico, dialogando com ele e usando seu espaço de visualidade para imprimir sentidos à peça. Vantagens: Surpreendente Impactante Em alguns casos, o receptor pode guardá-la Gera mídia espontânea Desvantagens: Pequena abrangência


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