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Infraestrutura do Paraná para o Desenvolvimento

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Apresentação em tema: "Infraestrutura do Paraná para o Desenvolvimento"— Transcrição da apresentação:

1 Infraestrutura do Paraná para o Desenvolvimento
Ministério dos Transportes PAULO SÉRGIO PASSOS Ministro de Estado dos Transportes Curitiba, 29 de março de 2012

2 ASPECTOS NACIONAIS

3 INFRAESTRUTURA É PRIORIDADE DE GOVERNO
Transporte é estratégico na Infraestrutura -Diretrizes do setor Aumentar a eficiência produtiva em áreas consolidadas Reduzir desigualdades regionais em áreas deprimidas Induzir a expansão da fronteira agrícola e mineral Promover a integração multimodal Incentivar a integração sul americana Priorizar a expansão dos sistemas ferroviário e hidroviário Manter a restauração e conservação de rodovias

4 O SETOR TRANSPORTE HOJE Após longo período sem investimentos
-Fortalecimento da capacidade de gestão do setor -Resgate do planejamento permanente -Plano Nacional de Logística de Transportes - PNLT Portifólio total: mais de R$ 300 bilhões até 2025 (razão de R$ 30 bilhões/ano - cerca de 0,6% do PIB) -Novo patamar de investimentos - período 1997/2011 1997 a 1999: R$ 7,20 bilhões - média de R$ 2,40 bilhões/ano 2000 a 2002: R$ 8,56 bilhões - média de R$ 2,85 bilhões/ano 2003 a 2005: R$ 7,81 bilhões - média de R$ 2,60 bilhões/ano 2006 a 2008: R$ 20,29 bilhões - média de R$ 6,76 bilhões/ano 2009 a 2011: R$ 43,10 bilhões - média de R$ 14,36 bilhões/ano

5 RECURSOS NACIONAIS – TRANSPORTES 2012
ORÇAMENTO TOTAL: R$ 21,9 bilhões PAC: R$ 19,8 bilhões RAP inscrito: R$ 10,5 bilhões - PAC -Rodovias - R$13,6 bilhões total e R$11,8 bilhões PAC Recuperação e Manutenção – R$ 4,8 bilhões Construção e Adequação – R$ 8,8 bilhões - R$ 6,5 bilhões PAC Outros Investimentos Rodoviários – R$ 0,2 bilhões -Ferrovias - R$ 2,8 bilhões - R$ 2,6 bilhões PAC -Hidrovias - R$ 0,4 bilhões - R$ 0,3 bilhões PAC -FMM R$ 4,3 bilhões - R$ 4,3 bilhões PAC -Outros R$ 0,8 bilhões

6 REALIZAÇÕES FÍSICAS PAC TRANSPORTES NACIONAL
Empreendimentos Concluídos: -Rodovias Adequação - 13 obras, com 674,8 km de extensão total Construção - 15 obras, com 714,1 km de extensão total Concessões – 8 trechos na 2ª etapa, fase I e II: 3.281,4 km total - 1 trecho na 3ª etapa, fase II, com 475,8 km total -Ferrovias - 1 obra, com 504 km de extensão - trecho Palmas/TO - Aguiarnópolis/TO da Ferrovia Norte-Sul -Hidrovias - 1 obra, duas eclusas e um canal intermediário na hidrelétrica de Tucuruí/PA, no rio Tocantins -Terminais hidroviários -10 obras no Estado do Amazonas -FMM - Revitalização da Indústria Naval - concluídas 221 Embarcações e 3 Estaleiros

7 AÇÕES EM ANDAMENTO PAC TRANSPORTES NACIONAL
-Em execução: 2.644 km em ferrovias expansão da malha: km (N-S; Transnordestina e Ferronorte) ampliação de capacidade: 54,2 km (S. Francisco do Sul; Barra Mansa; Maringá; Araraquara) 19 terminais hidroviários 2.293 km em duplicação e adequação rodoviária 4.567 km em construção e pavimentação rodoviária km da malha rodoviária coberta por contratos de manutenção Hidrovias: obras de dragagem no Rio São Francisco obras para ampliação da capacidade de navegação na Hidrovia do Tietê (construção de barragens com eclusas; melhorias no canal de navegação; alargamento e reforço de OAEs; construção de terminais) FMM - Revitalização da Indústria Naval: 74 embarcações em construção Revitalização de Estaleiros: 5 projetos em construção

8 ESTADO DO PARANÁ

9 SÉRIES HISTÓRICAS TRANSPORTES PARANÁ
R$ milhões Realizado: RAP liquidado no Exercício + Empenhos liquidados

10 RECURSOS PARANÁ - TRANSPORTES 2012
ORÇAMENTO TOTAL: R$ 609,8 milhões PAC: R$ 491,1 milhões RAP inscrito: R$ 339,8 milhões – PAC -Rodovias - R$ 596,4 milhões total e R$ 488,8 milhões PAC Recuperação e Manutenção – R$ 256,2 milhões Construção e Adequação – R$ 340,2 milhões e R$ 232,6 milhões PAC -Ferrovias - R$ 13,4 milhões - R$ 2,3 milhões PAC

11 MALHA VIÁRIA DO PARANÁ

12 MALHA VIÁRIA FEDERAL PARANÁ -Malha Rodoviária: -Malha Ferroviária:
Pavimentada jurisdição DNIT: mil km Delegadas ao Estado para concessão: km delegados,1770 km concedidos Concessões federais ANTT: 343 km no Estado do Paraná -Malha Ferroviária: Ferroeste: 248 km entre Guarapuava e Cascavel ALL no Estado do Paraná: km em linha e 492 km em cruzamentos e desvios -Malha Hidroviária: Hidrovia do Rio Paraná no Estado: 415 km entre Itaipu e Porto Primavera Outros rios importantes: Paranapanema, Ivaí, Tibagi e Iguaçu (ainda não navegáveis)

13 RODOVIAS - FERROVIAS - HIDROVIAS
Maringá LEGENDA Rodovias Ferrovia ALL Ferrovias FERROESTE Rios

14 RODOVIAS

15 REALIZAÇÕES FÍSICAS PARANÁ
(PAC e Demais) Obras concluídas – período 2007 / 2012 BR Adequação do Contorno Leste de Curitiba – 31 km BR Construção Ventania – Alto do Amparo – 84 km BR Restauração Rodovia Parque das Cataratas – 20 km BR Construção de trincheiras em pista dupla na Adequação do Contorno de Ponta Grossa – Km 502 e Km 504

16 PARANÁ - PLANOS DE AÇÃO – Rodovias
-Em execução: Manutenção Rodoviária Conservação - contratados 1,5 mil km Restauração - contratados 255 km Crema 1ª etapa - contratados 231 km e a contratar 947 km Pesagem previsão: instalação de 2 postos fixos e 2 móveis Equipamentos de Controle de Velocidade: 22 já instalados e previstos instalação de mais 72 equipamentos Adequação de capacidade km em obras Construção - 381,5 km, sendo 41 km já iniciados Pavimentação -18,7 km já iniciados Concessões rodoviárias - 2ª etapa, fase I: 269 km no Paraná -Em ação preparatória: Construção de ponte internacional metros

17 PAC - RODOVIAS PARANÁ Curitiba PAC 2 - BR-487/PR – 118 km Construção
Porto Camargo – Cruzeiro do Oeste PAC 1 -BR-487/PR – 18,7 km Pavimentação Cruzeiro do Oeste – Tuneiras do Oeste OBRA INICIADA PAC 1 -BR-376/PR – 18 km Construção Contorno Norte de Maringá 88% EXECUTADOS PAC 2 - BR-158/PR – 103 km – Construção Campo Mourão - Palmital Porto Camargo Maringá PAC 2 - BR-487/PR – 20 km Construção Tuneiras – Nova Brasília Tuneiras do Oeste PAC 2 - BR-153/PR – 50,5 km -Construção Alto do Amparo – Entr. BR-373 Cruzeiro do Oeste Guaíra Campo Mourão Nova Brasília PAC 2 - BR-163/PR – 141 km Adequação de Capacidade Cascavel - Rondon – Guaíra OBRA INICIADAS Alto do Amparo Cascavel Curitiba Foz do Iguaçu Paulo de Frontin LEGENDA Em Obras A Iniciar PAC 1 - BR-277/PR – 720 m Construção 2ª Pte de Foz do Iguaçú PAC 1 - BR-163/PR – 23 km – Construção Contorno de Cascavel Em licitação obra remanescente PAC 2 - BR-153/PR – 93 km – Adequação de Capacidade Entr. PR-160 – Divisa PR/SC OBRA INICIADA

18 CONCESSÕES PARANÁ AUTOPISTA RÉGIS BITTENCOURT
BR-116/SP/PR - São Paulo - Curitiba 402 km, sendo 90 km no Paraná prazo de vigência: até 2033 Principais obras: Duplicação de trecho da Serra do Cafezal – 30 km Contorno Norte de Curitiba AUTOPISTA PLANALTO SUL BR-116/PR/SC - Curitiba - Divisa SC/RS 413 km, sendo 97 km no Paraná prazo de vigência: até 2033 Principal obra: Duplicação do trecho Curitiba/Mandirituba AUTOPISTA LITORAL SUL BR-376/PR e BR-101/SC Curitiba – Florianópolis 382 km, sendo 82 km no Paraná prazo de vigência: até 2033 Principal obra: Anel Viário de Florianópolis LEGENDA Régis Bittencourt Planalto Sul Litoral Sul

19 FERROVIAS

20 PARANÁ - PLANOS DE AÇÃO – Ferrovias
-Em Obras Rebaixamento Linha Férrea/Maringá - 5,8 km com vias expressas e 0,6 km falso túnel -Obras a iniciar Paranaguá – viaduto licitado em 29/02/2012 -Projetos em Andamento Rolândia – 3 OAE sob linha férrea Apucarana – contorno ferroviário com 26 km -Estudos de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental Corredor Bioceânico Atlântico / Pacífico - Brasil, Paraguai, Argentina e Chile km Contorno de Curitiba – cerca de 40 km (a iniciar) Corredor Ferroviário do Paraná - Maracaju/MS – Paranaguá/PR km (a iniciar) Prolongamento da Norte-Sul - Panorama/SP – Rio Grande/RS km (a iniciar)

21 Obras Ferroviárias no PARANÁ
PAC 1 – Rebaixamento da linha férrea de Maringá - 5,8 km Conclusão: maio/2012 Maringá Guaíra Trecho Ferroeste - direção Maracaju/MS Trechos ALL Cascavel Ponta Grossa Viaduto ferroviário de Paranaguá (licitado) Guarapuava Curitiba Paranaguá LEGENDA FERROESTE ALL Em Obras Eng.Bley PAC 1 – Corredor Ferroviário do Paraná Ferroeste Maracaju/MS – Paranaguá/PR

22 FERROVIAS – Estudos PAC
Corredor Ferroviário do Paraná Maracaju/MS – Cascavel/PR – Guarapuava/PR - Paranaguá/PR Corredor Ferroviário Bioceânico Santos/SP - Paranaguá/PR – Cascavel /PR – Paraguai - Argentina - Chile Prolongamento da Norte – Sul Panorama/SP – Rio Grande/RS LEGENDA PRÉ-EXISTENTE PAC ESTUDOS

23 HIDROVIAS

24 PARANÁ - PLANOS DE AÇÃO – Hidrovias
RIO PARANÁ - Sinalização: Sinalização e Balizamento – edital publicado em 20/03/2012 170 km da UHE de Itaipu até Guaíra 240 km de Guaíra até UHE Porto Primavera Estudos: EVTEA da hidrovia – publicar edital até maio/2012

25 PAC 1 – hidrovia no Paraná - 410 km
PAC - HIDROVIAS PARANÁ PAC 1 – hidrovia no Paraná km Porto Primavera Sinalização de Guaíra até UHE Porto Primavera (R$ 4,0 milhões) 240 km Guaíra Sinalização de 170 km da UHE de Itaipu até Guaíra (R$ 3,0 milhões) Foz do Iguaçu LEGENDA Rio em Obra

26 CONCLUSÕES

27 CONCLUSÕES O PAC contempla o Estado do Paraná em todos os modais de transportes Além do rol de obras priorizadas, o Governo Federal tem identificados outros empreendimentos no setor que contribuem para o desenvolvimento do estado Os estudos do PNLT para o Paraná prevêem um total de R$ 25,6 bilhões até 2022 MODAL 2008/11 2012/15 Pós 2015 total Aeroviário Ferroviário Hidroviário Portuário Rodoviário

28 Fonte: Processamento PNLT, considerando consumo de energia
CONCLUSÕES O planejamento consistente, a melhoria contínua na gestão dos programas de investimento e o fortalecimento/articulação institucional contribuirão para ampliar o desenvolvimento econômico e social do Estado do Paraná e do país. Nos Transportes, a meta é vencer os desafios logísticos e equilibrar a matriz de cargas Fonte: Processamento PNLT, considerando consumo de energia

29 Ministro de Estado dos Transportes
PAULO PASSOS Ministro de Estado dos Transportes Tel. (61) / 7002 / 7003 Fax (61)


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