A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRÊMIO MIDIA-Q Qualidade na Televisão para crianças e jovens

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRÊMIO MIDIA-Q Qualidade na Televisão para crianças e jovens"— Transcrição da apresentação:

1 PRÊMIO MIDIA-Q Qualidade na Televisão para crianças e jovens
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DO PROJETO DE PESQUISA FASE 1 - PESQUISA QUALITATIVA O que os pais e mães de crianças e jovens esperam que a televisão transmita para seus filhos

2 Apresentação do Prêmio Midia-Q
Objetivo final do Prêmio Midia-Q - Midiativa Dar visibilidade para as produções televisivas de qualidade que são assistidas por crianças e jovens em 3 faixas etárias distintas entre 4 e 17 anos produções identificadas como em sintonia com os valores e opiniões dos pais e mães a respeito do que seria desejável para seus filhos Quem pode receber o prêmio quem contribui para a realização e apresentação desses programas como os realizadores, os patrocinadores, as emissoras, os anunciantes ou os planejadores de mídia Apresentação do Prêmio Midia-Q

3 Etapas do processo de premiação
1a etapa: levantamento dos critérios pelos quais pais e mães avaliam a qualidade dos programas a que seus filhos estão expostos na televisão 2a etapa: avaliação da programação apresentada na TV aberta por pais e mães de crianças e jovens entre 4 e 17 anos a partir dos critérios por eles valorizados por seus filhos a partir de sua atratividade pelo programa 3a etapa: geração de um ranking de programas identificados como programas de qualidade pelos pais e mães e que também agradam os filhos 4a etapa: atribuição dos prêmios aos envolvidos com os programas rankeados, a partir do julgamento de um grupo de notáveis Etapas do processo de premiação

4 realização promoção apoio colaboração
MIDIATIVA em parceria com a FUNDAÇÃO AVINA promoção GRUPO MEIO & MENSAGEM apoio MULTIFOCUS Pesquisa de Mercado SINGULAR, Geraldo Leite Arquitetura de Mídia colaboração DPASCHOAL TÊXTIL MATEC LARAMARA TOOL BOX VOXMUNDI AUDIOVISUAL ASSOCIAÇÃO COMERCIAL -SP Entidades envolvidas com o prêmio Midia-Q

5 Apresentação do projeto de pesquisa
Proposta do projeto de pesquisa realizado pela MultiFocus gerar uma lista ou ranking de programas de televisão que vão ao encontro das expectativas dos pais e mães das crianças e jovens entre 4 e 17 anos como programas de qualidade, e que conseguem transmitir valores importantes para a formação de seus filhos Apresentação do projeto de pesquisa

6 Estrutura do projeto de pesquisa
O projeto prevê duas fases subsequentes: Fase qualitativa: já concluída objetiva gerar critérios de avaliação da programação de televisão a partir da opinião dos pais e mães sobre os valores que esperam que a programação de televisão transmita para seus filhos utilizando-se das técnica “extended groups” com 30 casais distribuídos em 6 grupos, num total de 60 pais e mães entrevistados 3 grupos com pais de crianças e jovens de classe C (critério Brasil), que só têm acesso à programação da televisão aberta 3 grupos com pais de crianças e jovens de classe A/B (critério Brasil), que também têm acesso à programação da televisão por assinatura Estrutura do projeto de pesquisa

7 Estrutura do projeto de pesquisa
Fase quantitativa: a se iniciar objetiva gerar um ranking de programas que os pais e mães consideram de qualidade e que as crianças gostam, utilizando-se de um questionário estruturado aplicado a uma amostra de 180 pais e mães para a avaliação dos programas selecionados a partir dos critérios estabelecidos na fase qualitativa utilizando-se também de um questionário estruturado aplicado a uma amostra de 90 crianças para a identificação dos programas que eles gostam de assistir Estrutura do projeto de pesquisa

8 FASE 1 - PESQUISA QUALITATIVA
O que será apresentado a seguir é o resultado da fase qualitativa do estudo, e procura responder ao seguinte questionamento O que os pais e mães de crianças e jovens entre 4 e 17 anos esperam que a televisão transmita para seus filhos ? FASE 1 - PESQUISA QUALITATIVA

9 5 casais participando de cada um dos 6 grupos
1 momento: pais e mães em grupos separados, para a identificação do que esperam que a televisão transmita para seus filhos 2 momento: consolidação dos mandamentos dos pais e das mães num só documento DINÂMICA DOS GRUPOS

10 1º Ser atraente 2º Gerar curiosidade 3º Confirmar valores 4º Ter fantasia 5º Não ser apelativo 6º Gerar identificação 7º Mostrar a realidade 8º Despertar o senso crítico 9º Incentivar a auto-estima 10º Preparar para a vida Os 10 mandamentos de um programa de qualidade assistido por crianças e jovens

11 Ser atraente Um programa que fale a linguagem dos jovens,
que tenha música, ação, competições, movimento e humor Os pais e mães percebem e valorizam os programas que falam diretamente com a nova geração “O programa tem que fazer ele se divertir, é o novo, com coisas coloridas, ação... (Fem,8 a11 C ) Ser atraente

12 Gerar curiosidade Mais do que trasmitir informação, um programa de
qualidade deve gerar interesse por outras áreas como esporte, música, cultura... Para os pais e mães, é importante que o programa desperte a curiosidade e o gosto pelo saber "Despertar interesse cultural, sobre animais, natureza, dança, teatro, música" ( Masc, 4 a 7 C ) Gerar curiosidade

13 Confirmar valores Para os pais e mães é importante
que o programa consiga trasmitir conceitos como - família, - respeito ao próximo, - solidariedade, - princípios éticos ou seja que reforce aquilo que eles querem passar para seus filhos "Mostrar a realidade sem tirar proveito, sem aquela coisa de patifaria, não mostrar aquele cor de rosa que a vida não é essa" ( Fem, 12 a 17 C ) Confirmar valores

14 Ter fantasia Estimular a brincadeira, a fantasia, fazer sonhar
Para os pais e mães é importante que um programa infantil permita à criança viver seu mundo imaginário "Propor uma história, uma ficção, uma fantasia,para incentivar a imaginação da criança" ( Masc, 4 a 7 AB ) Ter fantasia

15 Não ser apelativo Para os pais e mães, não ser
apelativo é não banalizar a sexualidade e não usar um vocabulário chulo Mas é também não explorar a desgraça alheia e o ridículo, não incentivar o consumismo, não mostrar o consumo de drogas e o comportamento violento como uma coisa normal "Educativo em relação à relacionamento amoroso, uma coisa mais bonita... Desse jeito ela vai ficar só com aquilo que tem de errado na cabeça!" ( Masc, 8 a 11 C ) Não ser apelativo

16 Gerar identificação Colocar personagens, temas
e situações que tenham a ver com essa geração Para os pais e mães é importante que seus filhos vejam suas dúvidas, seus confrontos e anseios sendo discutidos nos programas de televisão, que se identifiquem com as situações e extraiam daí algum ensinamento "Tem que mostrar os confrontos que eles têm dentro da idade deles, isso nem a gente, mãe, consegue saber, as dúvidas deles,em relação à vida, seja no sexo, ou em qualquer sentido" ( Fem, 4 a 7 C ) Gerar identificação

17 Mostrar a realidade Para os pais e mães é importante
que o programa não mostre um mundo que não existe, que não iluda ou falseie a realidade Mostrar a realidade é colocar os limites e as consequências das escolhas que se faz na vida, o perigo e os riscos que se corre, e isso tem que ser mostrado de uma forma não agressiva ou chocante “Esses dias meu filho me perguntou porque nunca aparece uma casa igual a nossa em novela. Isso é muito negativo porque a criança vê uma realidade que não existe.” ( Fem, 8 a 11 C ) Mostrar a realidade

18 Despertar o senso crítico
Para os pais e mães o programa de qualidade é aquele que leva o jovem a refletir e e dá espaço para ele pensar e montar uma visão crítica Programas que mostram a diversidade de opiniões, os dois lados de uma questão são valorizados " Uma coisa que podia ajudar bastante é na questão das escolhas - o colega, o amigo, a namorada... Um programa de debates para ele pensar" ( Masc, 12 a 17 AB ) Despertar o senso crítico

19 Incentivar a auto-estima
Respeitar e valorizar as diferenças, não transmitir o preconceito e a discriminação através de estereótipos Para os pais e mães, o programa de qualidade é aquele que consegue incentivar a auto-estima e faz com que todas as crianças e jovens se sintam aceitos “Hoje em dia a gente vive a era do superlativo,a gente tem que ter,ter o corpo mais bonito, ser inteligente, participar das melhores escolas,falar 5 línguas. Se uma criança não consegue ter esse kit de pré requisitos ela se frusta.” ( Masc,4 a 7 AB ) Incentivar a auto-estima

20 Preparar para a vida Abrir os horizontes, mostrar opções de vida
que ajudem o jovem a escolher seu direcionamento Propor temas que despertem questões importantes para a vida futura profissional, social e familiar “Tem que mostrar a realidade na área profissional,vocacional; eles mesmo vão tirar as suas conclusões, mas precisam de uma orientação.” ( Fem, 8 a 11 AB ) Preparar para a vida

21 O que vai além dos mandamentos...
Além de subsidiar a criação dos 10 mandamentos, essa pesquisa possibilitou algumas análises paralelas que indicam pontos importantes para reflexão O estudo deixa claro que os pais e mães atribuem à Televisão um papel muito grande na formação de seus filhos e isso parece ser mais gritante na faixa que vai dos 6 aos 13/14 anos além disso, colocam também na Televisão a expectativa de ser esse um veículo de diálogo com seus filhos é através da TV que esperam poder se informar mais sobre o que se passa no mundo de seus filhos, quais os seus códigos, condutas, o que preocupa mais essa geração... esperam também que através da TV possam levantar temas de conversa com seus filhos, muitas vezes difíceis de serem abordados ou para os quais não se sentem culturalmente ou emocionalmente preparados O que vai além dos mandamentos...

22 O que vai além dos mandamentos...
Além disso, foi possível notar algumas diferenças entre classes sociais, e entre pais e mães Um primeiro ponto diz respeito à Classe C X Classe A/B preocupada com a preparação de seus filhos para um futuro com melhores condições profissionais e sociais do que tiveram, os pais e mães de classe C atribuem à Televisão um papel ainda mais importante do que a classe A/B na preparação dos filhos para a vida além disso, como suas crianças estão mais expostas aos riscos de viver numa cidade como São Paulo e normalmente precisam se tornar mais independentes mais cedo do que as de classe A/B, para esses pais e mães a Televisão tem um papel importante na divulgação do que existe no mundo real assim, não se mostram contra a exposição do lado negativo da realidade urbana, mas condenam a forma como isso é exposto O que vai além dos mandamentos...

23 O que vai além dos mandamentos...
Um segundo ponto diz respeito às diferenças entre pais e mães apesar de pais e mães concordarem com os valores que devem ser transmitidos a seus filhos, os pais colocam seu foco muito mais nos valores morais, éticos e na preocupação com o futuro do que em outros aspectos já as mães são muito mais enfáticas na valorização do lado afetivo e emocional de seus filhos, se preocupam bastante com o fato dos padrões ditados pelos programas de televisão gerarem angústia e baixa auto-estima em seus filhos o que não deixa de ser uma preocupação dos pais também, mas em menor proporção O que vai além dos mandamentos...

24 O que vai além dos mandamentos...
Assim, essa fase do estudo que servirá de base à avaliação da programação de televisão na etapa quantitativa que se inicia aponta para alguns pontos de reflexão É clara a ânsia dos pais e mães de crianças e jovens por uma programação de Televisão de qualidade, que privilegie a transmissão de valores e que consiga atrair a atenção de seus filhos, cumprindo também seu papel de entretenimento É clara também a visão de que existem lacunas na programação atual em dias e horários em que as crianças e jovens estão frente à televisão que poderiam ser preenchidas com produções mais adequadas a esse público O que vai além dos mandamentos...

25 O despertar da curiosidade
E finalizando... O conceito de informação com entretenimento já bastante discutido pelos profissionais envolvidos com programação de televisão, nesse estudo se revela sob uma outra dimensão O despertar da curiosidade O que os pais e mães pesquisados entendem pelo equilíbrio entre entretenimento e informação é a geração de curiosidade atrair, divertir e entreter como uma maneira de aguçar a curiosidade, despertar o senso crítico e fazer pensar, despertando o interesse e o gosto pelo conhecimento e preparando para a vida Finalizando...


Carregar ppt "PRÊMIO MIDIA-Q Qualidade na Televisão para crianças e jovens"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google