A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DO PROJETO DE PESQUISA FASE 1 - PESQUISA QUALITATIVA APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DO PROJETO DE PESQUISA FASE 1 - PESQUISA QUALITATIVA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DO PROJETO DE PESQUISA FASE 1 - PESQUISA QUALITATIVA APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DO PROJETO DE PESQUISA FASE 1 - PESQUISA QUALITATIVA."— Transcrição da apresentação:

1 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DO PROJETO DE PESQUISA FASE 1 - PESQUISA QUALITATIVA APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DO PROJETO DE PESQUISA FASE 1 - PESQUISA QUALITATIVA PRÊMIO MIDIA-Q Qualidade na Televisão para crianças e jovens O que os pais e mães de crianças e jovens esperam que a televisão transmita para seus filhos

2 Apresentação do Prêmio Midia-Q Objetivo final do Prêmio Midia-Q - Midiativa Objetivo final do Prêmio Midia-Q - Midiativa Dar visibilidade para as produções televisivas de qualidade que são assistidas por crianças e jovens em 3 faixas etárias distintas entre 4 e 17 anos Dar visibilidade para as produções televisivas de qualidade que são assistidas por crianças e jovens em 3 faixas etárias distintas entre 4 e 17 anos produções identificadas como em sintonia com os valores e opiniões dos pais e mães a respeito do que seria desejável para seus filhos produções identificadas como em sintonia com os valores e opiniões dos pais e mães a respeito do que seria desejável para seus filhos Quem pode receber o prêmio Quem pode receber o prêmio quem contribui para a realização e apresentação desses programas como os realizadores, os patrocinadores, as emissoras, os anunciantes ou os planejadores de mídia quem contribui para a realização e apresentação desses programas como os realizadores, os patrocinadores, as emissoras, os anunciantes ou os planejadores de mídia

3 1 a etapa: levantamento dos critérios pelos quais pais e mães avaliam a qualidade dos programas a que seus filhos estão expostos na televisão 1 a etapa: levantamento dos critérios pelos quais pais e mães avaliam a qualidade dos programas a que seus filhos estão expostos na televisão Etapas do processo de premiação 2 a etapa: avaliação da programação apresentada na TV aberta 2 a etapa: avaliação da programação apresentada na TV aberta por pais e mães de crianças e jovens entre 4 e 17 anos a partir dos critérios por eles valorizados por pais e mães de crianças e jovens entre 4 e 17 anos a partir dos critérios por eles valorizados por seus filhos a partir de sua atratividade pelo programa por seus filhos a partir de sua atratividade pelo programa 3 a etapa: geração de um ranking de programas identificados como programas de qualidade pelos pais e mães e que também agradam os filhos 3 a etapa: geração de um ranking de programas identificados como programas de qualidade pelos pais e mães e que também agradam os filhos 4 a etapa: atribuição dos prêmios aos envolvidos com os programas rankeados, a partir do julgamento de um grupo de notáveis 4 a etapa: atribuição dos prêmios aos envolvidos com os programas rankeados, a partir do julgamento de um grupo de notáveis

4 Entidades envolvidas com o prêmio Midia-Q MIDIATIVA em parceria com a FUNDAÇÃO AVINA FUNDAÇÃO AVINA GRUPO MEIO & MENSAGEM MULTIFOCUS Pesquisa de Mercado SINGULAR, Geraldo Leite Arquitetura de Mídia DPASCHOAL TÊXTIL MATEC LARAMARA TOOL BOX VOXMUNDI AUDIOVISUAL ASSOCIAÇÃO COMERCIAL -SP

5 Proposta do projeto de pesquisa realizado pela MultiFocus Proposta do projeto de pesquisa realizado pela MultiFocus gerar uma lista ou ranking de programas de televisão que vão ao encontro das expectativas dos pais e mães das crianças e jovens entre 4 e 17 anos como programas de qualidade, e que conseguem transmitir valores importantes para a formação de seus filhos gerar uma lista ou ranking de programas de televisão que vão ao encontro das expectativas dos pais e mães das crianças e jovens entre 4 e 17 anos como programas de qualidade, e que conseguem transmitir valores importantes para a formação de seus filhos Apresentação do projeto de pesquisa

6 Estrutura do projeto de pesquisa O projeto prevê duas fases subsequentes: Fase qualitativa: já concluída Fase qualitativa: já concluída objetiva gerar critérios de avaliação da programação de televisão a partir da opinião dos pais e mães sobre os valores que esperam que a programação de televisão transmita para seus filhos objetiva gerar critérios de avaliação da programação de televisão a partir da opinião dos pais e mães sobre os valores que esperam que a programação de televisão transmita para seus filhos utilizando-se das técnica extended groups com 30 casais distribuídos em 6 grupos, num total de 60 pais e mães entrevistados utilizando-se das técnica extended groups com 30 casais distribuídos em 6 grupos, num total de 60 pais e mães entrevistados °3 grupos com pais de crianças e jovens de classe C (critério Brasil), que só têm acesso à programação da televisão aberta °3 grupos com pais de crianças e jovens de classe A/B (critério Brasil), que também têm acesso à programação da televisão por assinatura

7 Fase quantitativa: a se iniciar Fase quantitativa: a se iniciar objetiva gerar um ranking de programas que os pais e mães consideram de qualidade e que as crianças gostam, objetiva gerar um ranking de programas que os pais e mães consideram de qualidade e que as crianças gostam, utilizando-se de um questionário estruturado aplicado a uma amostra de 180 pais e mães para a avaliação dos programas selecionados a partir dos critérios estabelecidos na fase qualitativa utilizando-se de um questionário estruturado aplicado a uma amostra de 180 pais e mães para a avaliação dos programas selecionados a partir dos critérios estabelecidos na fase qualitativa utilizando-se também de um questionário estruturado aplicado a uma amostra de 90 crianças para a identificação dos programas que eles gostam de assistir utilizando-se também de um questionário estruturado aplicado a uma amostra de 90 crianças para a identificação dos programas que eles gostam de assistir Estrutura do projeto de pesquisa

8 O que será apresentado a seguir é o resultado da fase qualitativa do estudo, e procura responder ao seguinte questionamento O que será apresentado a seguir é o resultado da fase qualitativa do estudo, e procura responder ao seguinte questionamento O que os pais e mães de crianças e jovens entre 4 e 17 anos esperam que a televisão transmita para seus filhos ? O que os pais e mães de crianças e jovens entre 4 e 17 anos esperam que a televisão transmita para seus filhos ? FASE 1 - PESQUISA QUALITATIVA FASE 1 - PESQUISA QUALITATIVA

9 DINÂMICA DOS GRUPOS 5 casais participando de 5 casais participando de cada um dos 6 grupos cada um dos 6 grupos 1 momento: pais e mães em grupos separados, para a identificação do que esperam que a televisão transmita para seus filhos 1 momento: pais e mães em grupos separados, para a identificação do que esperam que a televisão transmita para seus filhos 2 momento: consolidação dos mandamentos dos pais e das mães num só documento 2 momento: consolidação dos mandamentos dos pais e das mães num só documento

10 1º Ser atraente 2º Gerar curiosidade 3º Confirmar valores 4º Ter fantasia 5º Não ser apelativo 6º Gerar identificação 7º Mostrar a realidade 8º Despertar o senso crítico 9º Incentivar a auto-estima 10º Preparar para a vida Os 10 mandamentos de um programa de qualidade assistido por crianças e jovens

11 Um programa que fale a linguagem dos jovens, que tenha música, ação, competições, movimento e humor Os pais e mães percebem e valorizam os programas valorizam os programas que falam diretamente com a nova geração Ser atraente O programa tem que fazer ele se divertir, é o novo, com coisas coloridas, ação... (Fem,8 a11 C )

12 Mais do que trasmitir informação, um programa de qualidade deve gerar interesse por outras áreas como esporte, música, cultura... Para os pais e mães, é importante que o programa desperte a curiosidade e o gosto pelo saber Gerar curiosidade "Despertar interesse cultural, sobre animais, natureza, dança, teatro, música" ( Masc, 4 a 7 C )

13 Para os pais e mães é importante que o programa consiga trasmitir conceitos como - família, - respeito ao próximo, - solidariedade, - princípios éticos ou seja que reforce aquilo que eles querem passar para seus filhos Confirmar valores "Mostrar a realidade sem tirar proveito, sem aquela coisa de patifaria, não mostrar aquele cor de rosa que a vida não é essa" ( Fem, 12 a 17 C )

14 Estimular a brincadeira, a fantasia, fazer sonhar Para os pais e mães é importante que um programa infantil permita à criança viver seu mundo imaginário Ter fantasia "Propor uma história, uma ficção, uma fantasia,para incentivar a imaginação da criança" ( Masc, 4 a 7 AB )

15 Para os pais e mães, não ser apelativo é não banalizar a sexualidade e não usar um vocabulário chulo vocabulário chulo Mas é também não explorar a desgraça alheia e o ridículo, não incentivar o consumismo, não mostrar o consumo de drogas e o comportamento violento como uma coisa normal Não ser apelativo "Educativo em relação à relacionamento amoroso, uma coisa mais bonita... Desse jeito ela vai ficar só com aquilo que tem de errado na cabeça!" ( Masc, 8 a 11 C )

16 Colocar personagens, temas e situações que tenham a ver com essa geração Para os pais e mães é importante que seus filhos vejam suas dúvidas, seus confrontos e anseios sendo discutidos nos programas de televisão, que se identifiquem com as situações e extraiam daí algum ensinamento Gerar identificação "Tem que mostrar os confrontos que eles têm dentro da idade deles, isso nem a gente, mãe, consegue saber, as dúvidas deles,em relação à vida, seja no sexo, ou em qualquer sentido" ( Fem, 4 a 7 C )

17 Para os pais e mães é importante que o programa não mostre um mundo que não existe, que não iluda ou falseie a realidade Mostrar a realidade é colocar os limites e as consequências das escolhas que se faz na vida, o perigo e os riscos que se corre, e isso tem que ser mostrado de uma forma não agressiva ou chocante Mostrar a realidade Esses dias meu filho me perguntou porque nunca aparece uma casa igual a nossa em novela. Isso é muito negativo porque a criança vê uma realidade que não existe. ( Fem, 8 a 11 C )

18 Para os pais e mães o programa de qualidade é aquele que leva o jovem a refletir e e dá espaço para ele pensar e montar uma visão crítica Programas que mostram a diversidade de opiniões, os dois lados de uma questão são valorizados Despertar o senso crítico " Uma coisa que podia ajudar bastante é na questão das escolhas - o colega, o amigo, a namorada... Um programa de debates para ele pensar" ( Masc, 12 a 17 AB )

19 Respeitar e valorizar as diferenças, não transmitir o preconceito e a discriminação através de estereótipos Para os pais e mães, o programa de qualidade é aquele que consegue incentivar a auto-estima e faz com que todas as crianças e jovens se sintam aceitos aceitos Incentivar a auto-estima Hoje em dia a gente vive a era do superlativo,a gente tem que ter,ter o corpo mais bonito, ser inteligente, participar das melhores escolas,falar 5 línguas. Se uma criança não consegue ter esse kit de pré requisitos ela se frusta. ( Masc,4 a 7 AB )

20 Abrir os horizontes, mostrar opções de vida que ajudem o jovem a escolher seu direcionamento Propor temas que despertem questões importantes para a vida futura profissional, social e familiar Preparar para a vida Tem que mostrar a realidade na área profissional,vocacional; eles mesmo vão tirar as suas conclusões, mas precisam de uma orientação. ( Fem, 8 a 11 AB )

21 Além de subsidiar a criação dos 10 mandamentos, essa pesquisa possibilitou algumas análises paralelas que indicam pontos importantes para reflexão Além de subsidiar a criação dos 10 mandamentos, essa pesquisa possibilitou algumas análises paralelas que indicam pontos importantes para reflexão O que vai além dos mandamentos... O estudo deixa claro que os pais e mães atribuem à Televisão um papel muito grande na formação de seus filhos O estudo deixa claro que os pais e mães atribuem à Televisão um papel muito grande na formação de seus filhos °e isso parece ser mais gritante na faixa que vai dos 6 aos 13/14 anos além disso, colocam também na Televisão a expectativa de ser esse um veículo de diálogo com seus filhos além disso, colocam também na Televisão a expectativa de ser esse um veículo de diálogo com seus filhos é através da TV que esperam poder se informar mais sobre o que se passa no mundo de seus filhos, quais os seus códigos, condutas, o que preocupa mais essa geração... é através da TV que esperam poder se informar mais sobre o que se passa no mundo de seus filhos, quais os seus códigos, condutas, o que preocupa mais essa geração... esperam também que através da TV possam levantar temas de conversa com seus filhos, muitas vezes difíceis de serem abordados ou para os quais não se sentem culturalmente ou emocionalmente preparados esperam também que através da TV possam levantar temas de conversa com seus filhos, muitas vezes difíceis de serem abordados ou para os quais não se sentem culturalmente ou emocionalmente preparados

22 Além disso, foi possível notar algumas diferenças entre classes sociais, e entre pais e mães Além disso, foi possível notar algumas diferenças entre classes sociais, e entre pais e mães O que vai além dos mandamentos... Um primeiro ponto diz respeito à Classe C X Classe A/B Um primeiro ponto diz respeito à Classe C X Classe A/B preocupada com a preparação de seus filhos para um futuro com melhores condições profissionais e sociais do que tiveram, os pais e mães de classe C atribuem à Televisão um papel ainda mais importante do que a classe A/B na preparação dos filhos para a vida preocupada com a preparação de seus filhos para um futuro com melhores condições profissionais e sociais do que tiveram, os pais e mães de classe C atribuem à Televisão um papel ainda mais importante do que a classe A/B na preparação dos filhos para a vida além disso, como suas crianças estão mais expostas aos riscos de viver numa cidade como São Paulo e normalmente precisam se tornar mais independentes mais cedo do que as de classe A/B, para esses pais e mães a Televisão tem um papel importante na divulgação do que existe no mundo real além disso, como suas crianças estão mais expostas aos riscos de viver numa cidade como São Paulo e normalmente precisam se tornar mais independentes mais cedo do que as de classe A/B, para esses pais e mães a Televisão tem um papel importante na divulgação do que existe no mundo real » assim, não se mostram contra a exposição do lado negativo da realidade urbana, mas condenam a forma como isso é exposto

23 Um segundo ponto diz respeito às diferenças entre pais e mães Um segundo ponto diz respeito às diferenças entre pais e mães apesar de pais e mães concordarem com os valores que devem ser transmitidos a seus filhos, os pais colocam seu foco muito mais nos valores morais, éticos e na preocupação com o futuro do que em outros aspectos apesar de pais e mães concordarem com os valores que devem ser transmitidos a seus filhos, os pais colocam seu foco muito mais nos valores morais, éticos e na preocupação com o futuro do que em outros aspectos já as mães são muito mais enfáticas na valorização do lado afetivo e emocional de seus filhos, se preocupam bastante com o fato dos padrões ditados pelos programas de televisão gerarem angústia e baixa auto-estima em seus filhos já as mães são muito mais enfáticas na valorização do lado afetivo e emocional de seus filhos, se preocupam bastante com o fato dos padrões ditados pelos programas de televisão gerarem angústia e baixa auto-estima em seus filhos o que não deixa de ser uma preocupação dos pais também, mas em menor proporção » o que não deixa de ser uma preocupação dos pais também, mas em menor proporção O que vai além dos mandamentos...

24 Assim, essa fase do estudo que servirá de base à avaliação da programação de televisão na etapa quantitativa que se inicia aponta para alguns pontos de reflexão Assim, essa fase do estudo que servirá de base à avaliação da programação de televisão na etapa quantitativa que se inicia aponta para alguns pontos de reflexão O que vai além dos mandamentos... É clara a ânsia dos pais e mães de crianças e jovens por uma programação de Televisão de qualidade, que privilegie a transmissão de valores e que consiga atrair a atenção de seus filhos, cumprindo também seu papel de entretenimento É clara a ânsia dos pais e mães de crianças e jovens por uma programação de Televisão de qualidade, que privilegie a transmissão de valores e que consiga atrair a atenção de seus filhos, cumprindo também seu papel de entretenimento É clara também a visão de que existem lacunas na programação atual em dias e horários em que as crianças e jovens estão frente à televisão que poderiam ser preenchidas com produções mais adequadas a esse público É clara também a visão de que existem lacunas na programação atual em dias e horários em que as crianças e jovens estão frente à televisão que poderiam ser preenchidas com produções mais adequadas a esse público

25 E finalizando... O conceito de informação com entretenimento já bastante discutido pelos profissionais envolvidos com programação de televisão, nesse estudo se revela sob uma outra dimensão O conceito de informação com entretenimento já bastante discutido pelos profissionais envolvidos com programação de televisão, nesse estudo se revela sob uma outra dimensão Finalizando...Finalizando... O que os pais e mães pesquisados entendem pelo equilíbrio entre entretenimento e informação é a geração de curiosidade O que os pais e mães pesquisados entendem pelo equilíbrio entre entretenimento e informação é a geração de curiosidade atrair, divertir e entreter como uma maneira de aguçar a curiosidade, despertar o senso crítico e fazer pensar, despertando o interesse e o gosto pelo conhecimento e preparando para a vida


Carregar ppt "APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DO PROJETO DE PESQUISA FASE 1 - PESQUISA QUALITATIVA APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DO PROJETO DE PESQUISA FASE 1 - PESQUISA QUALITATIVA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google