A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Expressionismo Brasileiro, segundo Anita Malfati E x p r e s s i o n i s m o Movimento artístico que se caracteriza pela expressão de intensas emoções.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Expressionismo Brasileiro, segundo Anita Malfati E x p r e s s i o n i s m o Movimento artístico que se caracteriza pela expressão de intensas emoções."— Transcrição da apresentação:

1 O Expressionismo Brasileiro, segundo Anita Malfati E x p r e s s i o n i s m o Movimento artístico que se caracteriza pela expressão de intensas emoções. As obras não têm preocupação com o padrão de beleza tradicional e exibem enfoque pessimista da vida, marcado por angústia, dor, inadequação e desigualdade do homem na sociedade e também do artista diante da realidade. As obras propõem uma ruptura com as academias de arte e o Impressionismo. É uma forma de "recriar" o mundo em vez de apenas captá-lo ou moldá-lo segundo as leis da arte tradicional. As principais características são distanciamento da pintura acadêmica, ruptura com a ilusão de tridimensionalidade, resgate das artes primitivas e uso arbitrário de cores fortes. Muitas obras possuem textura áspera devido à grande quantidade de tinta nas telas. É comum o retrato de seres humanos solitários e sofredores. Com a intenção de captar estados mentais, vários quadros exibem personagens deformados. No atual momento em que nos encontramos, é bem possível que as obras expressionistas não causem mais tanto espanto e, ainda, conscientização como há décadas atrás, mas sim contemplação com sua beleza. Não há como culpar o ser humano, mas responsabilizá-los pelas mazelas em que nos envolvemos diariamente isso é um fato bastante real e possível.

2 Anita Catarina Malfatti (São Paulo, 2 de dezembro de 1889 São Paulo, 6 de novembro de 1964) foi uma pintora, desenhista, gravadora e professora brasileira. O Expressionismo Brasileiro, segundo Anita Malfati

3 A boba (1915 – 1916) - óleo sobre tela, 61 x 50,6 cm Coleção Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (SP). A obra foi pintada durante a estada de Anita em Nova Iorque. É considerada um dos pontos altos da pintura. O Expressionismo nesta tela divide espaço com elementos cubistas e futuristas. Laranjas, amarelos, azuis e verdes são presença nesta tela que possui muitos traços negros e marcantes. O expressionismo também está no olhar da retratada, uma vez que a deformidade da mesma nos indica uma deformidade da própria humanidade, apesar do colorido da obra.

4 O Expressionismo Brasileiro, segundo Anita Malfati Tropical – 1917 Como não podia faltar, o negro, o mestiço etc..., sempre discriminado, é mostrado em cena, mas sem deixar de lado sua real situação. Apesar das cores e frutas tropicais e uma brasilidade sem igual, a mestiça aparenta não estar nada à vontade: seu olhar é bastante revelador. A obra, ainda, mostra uma deformidade em seu braço esquerdo. Não se sabe se foi intencional – uma vez que este fato poderia ressaltar o expressionismo – ou se foi um erro de procedimento.

5 O Expressionismo Brasileiro, segundo Anita Malfati O homem das sete cores (1915 – 1916) - carvão e pastel sobre papel, 60,7 x 45 cm Museu de Arte Brasileira - FAAP - São Paulo (SP). A sensualidade sempre foi uma marca dos costumes brasileiros e, nesta obra, Malfati enfatiza a exploração sexual usando os nossos símbolos: a flora, em especial das bananeiras, cores forte e diversas. A sensualidade está no corpo bem definido, principalmente na época em que o culto ao corpo não era como nos atuais dias.

6 O Expressionismo Brasileiro, segundo Anita Malfati

7 O grupo dos cinco, 1922, Anita Malfatti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia e Tarsila do Amaral. Coleção de Artes visuais do Instituto de Estudos Brasileiros – USP (São Paulo, SP). Os artistas envolvidos na obra mostra – sem qualquer dúvida - a situação desigual que facilmente encontramos em nosso país. Mesmo criado em 1922, a visão avançada da artista já mostrava um dos principais problemas nacionais: a diferença social que, certamente, contagia todas as situações no cotidiano.

8 O Expressionismo Brasileiro, segundo Anita Malfati Torso (1917) A obra representa toda a sensualidade do brasileiro, em especial dos negros. A exposição dos mesmos nos informa, mais ainda, sobre a real situação do negro que se prostitui, numa época em que era impensável uma melhor condição para ele. A escolha das cores nos dá uma impressão que a artista queria sim mostrar o negro e, ao mesmo tempo, suavizar diante das pinceladas nas cores brancas e azuis.

9 O Expressionismo Brasileiro, segundo Anita Malfati O Homem Amarelo Muitas vezes, o nome da obra já indica um pouco do pensamento do artista na hora da concepção da mesma. Nesta, por exemplo, a expressão facial do homem demonstra uma insatisfação com a qual não se sabe. Seu corpo franzino e de coloração irreal nos indica um maltrato social. Situações como esta e outras, são bastante exploradas pelo expressionismo. Seu lado negativo está em mais de 90% das obras, mas podemos ver algumas em que mostra sentimentos positivos...

10 O Expressionismo Brasileiro, segundo Anita Malfati Os pescadores Neste brilhante obra, o cenário indica as condições de trabalho, o cansaço dos quatro pescadores e o cesto vazio. Para suavizar um pouco, Anita Malfati escolhe cores suaves e a presença de um animal: um cachorro, mostrando a relação de amizade entre este e os homens.

11 O Expressionismo Brasileiro, segundo Anita Malfati O Homem Amarelo Muitas vezes, o nome da obra já indica um pouco do pensamento do artista na hora da concepção da mesma. Nesta, por exemplo, a expressão facial do homem demonstra uma insatisfação com a qual não se sabe. Seu corpo franzino e de coloração irreal nos indica um maltrato social. Situações como esta e outras, são bastante exploradas pelo expressionismo. Seu lado negativo está em mais de 90% das obras, mas podemos ver algumas em que mostra sentimentos positivos...


Carregar ppt "O Expressionismo Brasileiro, segundo Anita Malfati E x p r e s s i o n i s m o Movimento artístico que se caracteriza pela expressão de intensas emoções."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google