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A criação da Universidade Virtual no Brasil UnisulVirtual : – Um projeto contemporâneo de Universidade Virtual de baixo custo (low cost low fare) – Modelo.

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2 A criação da Universidade Virtual no Brasil UnisulVirtual : – Um projeto contemporâneo de Universidade Virtual de baixo custo (low cost low fare) – Modelo de ensino e desenho pedagógico da UnisulVirtual João Vianney – Diretor da UnisulVirtual Daniela Monteiro Will – Coordenadora de Design Instrucional Estado de Santa Catarina - Brasil

3 Brasil População: Instituições de Ensino Superior: Alunos Universitários: Alunos de 18 a 24 anos: 2,498 milhões Percentual desta faixa etária na Universidade: 10,4% 43,6%56,4%

4 ?

5 ? Como a EaD pode ajudar a superar o estágio atual da educação superior no Brasil?

6 A estrutura da educação no Brasil

7 Características do Brasil para a EaD 1. O Brasil é um país continental, com uma universidade tardia (século XIX), e com ampla carência educacional; 2. Tem boa infra-estrutura de meios de comunicação e informação (satélites, backbones óticos, alto crescimento de usuários de Internet, rede de telefonia, correio postal, etc.); 3. As universidades já têm experiência em desenvolvimento e uso de tecnologias da comunicação e da informação; 4. O país reúne, portanto, as condições favoráveis para a implantação e o crescimento da EAD com uso de NTIC;

8 Características do Brasil para a EaD 5. Porém, o país não participa do movimento internacional pela criação de universidades a distância nas décadas de 70 e 80; 6. A EAD no país teve caráter de educação aberta, educação supletiva e de iniciação técnica, desde 1904, e sem a participação das universidades; 7. Somente em 1994 surge primeira carreira superior a distância. Em 1996 surge a legislação que reconhece a EAD; 8. As IES brasileiras mobilizam-se para a EAD somente a partir da metade dos anos 90, coincidindo com o uso das NTICs.

9 Histórico do uso de tecnologias para EaD 1904 – Mídia impressa + correio 1923 – Rádio Educativo (Roquete-Pinto) – Criação das TVs Educativas 1985 – Computador para uso stand alone ou rede local – Mídias de apoio (vídeo-aulas, disquetes, CD-ROM, etc.) 1990 – Início do uso intensivo de teleconferências (satélite) 1995 – Disseminação de redes digitais (Internet) 1996 – Implantação de redes de videoconferência 1996/1997 – Criação dos primeiros Ambientes Virtuais de Aprendizagem (LMS) 1997 – 2000 – O conceito de Universidade Virtual, com a proximidade entre os atores mediada pelo uso das NTICs, abre novas possibilidades para a educação superior a distância.

10 - A Universidade Virtual no Brasil - Recursos (mídias) disponíveis para serem utilizados: I mpressos; Rádio I nternet (LMS,streaming, etc); V ídeo-aulas (DVD ou cassete); V ideoconferência (bi ou multidirecional); T eleconferência (satélite, cobertura nacional); T elefonia (fax, DDG 0800);

11 - A Universidade Virtual no Brasil - Recursos (mídias) disponíveis para serem utilizados: I mpressos; Rádio I nternet (LMS,streaming, etc); V ídeo-aulas (DVD ou cassete); V ideoconferência (bi ou multidirecional); T eleconferência (satélite, cobertura nacional); T elefonia (fax, DDG 0800); = C onvergência de mídias na internet a partir dos anos 2000

12 O cenário propositivo para a UV Discurso universitário para o uso educacional da internet: formação teração formática terconexão tercomunicação terdisciplinar IN

13 Internet

14 Os sonhos e promessas da Universidade Virtual Brasileira na década de A cesso para os alunos a qualquer tempo e lugar; 2. Democratização no ingresso ao Ensino Superior; 3. P edagogia Inovadora: maior autonomia do aluno; 4. Qualidade e conteúdos idênticos para todos; 5. I nteratividade aluno-tutor, alunos-alunos; 6. Comunidades virtuais de aprendizagem; 7. B ibliotecas digitais globalizadas (virtuais); 8. Conteúdos e atividades aplicados à realidade; 9. P rogramas reconhecidos e com validade nacional; 10. Redução de custos e das iniqüidades.

15 O processo de credenciamento de IES brasileiras para atuar em EaD

16 O crescimento no número de alunos matriculados em carreiras superiores por EaD

17 Campus Tubarão Campus Grande Florianópolis Campus Araranguá Campus Tubarão Campus Grande Florianópolis Campus Araranguá Campus Norte da Ilha _ UnisulVirtual Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

18 A Unisul: Fundação criada pelo Poder Público Municipal em 1964 Reconhecida como universidade pelo MEC desde 1989; Credenciada pelo MEC para atuar em Educação Superior a Distância. Total de alunos: – Alunos a distância: A UnisulVirtual: Campus responsável pelo planejamento e implementação de cursos a distância; Capacitação de docentes e técnicos para o uso pedagógico de metodologias de EaD; e, Desenvolvimento de tecnologias web para uso na EaD e no ensino presencial na Unisul. M issão social: democratizar o acesso ao ensino superior

19 UnisulVirtual – Inserção Institucional 1999 – Criação do Núcleo Unisul Aberta – Foco em pesquisa, observação de cenários e qualificação de docentes; 2001 – Criação do Programa UnisulVirtual, vinculado à Pró-Reitoria Acadêmica. Foco na criação e oferta de cursos de extensão a distância, e elaboração de projetos para o credenciamento da instituição; 2002 – Criação da Diretoria de Educação a Distância, na Pró- Reitoria Acadêmica. Foco na criação e oferta de cursos superiores a distância, formação de parcerias e atendimento corporativo; 2005 – Criação do Campus UnisulVirtual. Foco no aperfeiçoamento, consolidação e busca de melhoria nos modelos e processos desenvolvidos para EaD na Unisul.

20 UnisulVirtual – Linhas de ação 1.Cursos a distância - Graduação, Pós-Graduação e Extensão; 2.Disciplinas a Distância - Produção e oferta de disciplinas por EaD para atender alunos dos cursos presenciais da instituição (limite de até 20%); 3.Apoio on-line - Capacitação de professores, criação e oferta de sistema para criação de espelhos virtuais para as disciplinas do ensino presencial da Unisul; 4.Atendimento Corporativo – Criação e oferta sob demanda de cursos superiores e programas de capacitação a distância.

21 Modelo de Ensino Ensino Flexível MistoPresencial (100%)A Distância (100%) Campus X % Campus + X% a Distância Novo blend para os alunos, com a virtualização do Ensino Superior. Internet Tele-conferência Vídeo-aulas Videoconferência Forma de ensino diversificada para o aluno Campus Virtual A flexibilidade para os alunos da Unisul

22 O planejamento da UnisulVirtual: O planejamento da UnisulVirtual: Público-alvo preferencial: Carreiras de graduação para candidatos acima de 25/30 anos, ainda sem acesso ou com ensino superior não concluído. Programas de pós-graduação (lato sensu)m- especialidad; Abordagem metodológica: Planejamento para atender clientela geograficamente dispersa. Opção por modelo de aprendizagem mediada com uso de materiais didáticos impressos e on-line, e apoio de tutoria e de monitoria permanentes e centralizadas na UnisulVirtual. Exames presenciais bimestrais na Unisul ou em pólos autorizados; Estratégia pedagógica: Educação de adultos. Aprendizagem baseada em resolução de problemas. Currículos, conteúdos e atividades orientados para o binômio conhecimento / aplicabilidade; Recursos tecnológicos: A partir de análise do perfil da clientela, estimulando o uso da internet, de impressos, fax, correio e telefone.

23 Ambiente Virtual de Aprendizagem

24 Videoconferência

25 Materiais Impressos

26 Mapa de cobertura

27 Evolução no Número de Alunos

28 Produção Acadêmica Período 2003 / 2005 Professores Capacitados756 Disciplinas Produzidas184 Disciplinas em Produção34 Volumes Impressos e distribuídos Carreiras de Graduação11 Programas de Pós-Graduação09

29 Perfil diferenciado entre os alunos da EaD e os do Ensino Presencial Ensino Virtual34.8 Ensino Presencial21.7 Comparativo de perda de alunos Taxa de evasão na EaD6,3% Taxa de evasão no presencial12% Idade Média dos Alunos

30 Carreiras de graduação Administração Pública Gestão em Varejo e Serviços Gestão Financeira Gestão da Tecnologia da Informação Programação Web - Webdesign Segurança Pública Comércio Exterior Matemática Turismo Rural Ciências Contábeis Licenciatura complementar: Formação para Educação Profissional

31 Programas de Pós-Graduação lato sensu Implantação de Software Livre Novo Direito Civil Saúde Coletiva e da Família Educação Matemática; Gestão Governamental e Responsabilidade Fiscal; Prática Docente Metodologia em Educação a Distância; Formação Pedagógica para Formadores do Ensino Profissional da Área da Saúde – Enfermagem (PROFAE)

32 UnisulVirtual – Novos projetos para 2006/2007 Carreiras de graduação: Gestão do Sistema Legislativo Gestão do Esporte Produção Multimídia História Pedagogia Educação Especial Inclusiva – complementação pedagógica Programas de Pós-Graduação (lato sensu): Educação Especial Gestão de Marketing Gestão de Finanças Estratégias de Combate ao Cybercrime

33 Organograma Diretoria de EaD João Vianney Interação com Pró-Reitorias, Diretorias e Superintendências Coordenação UnisulVirtual Jucimara Roesler Interação com coordenação de cursos, Diretorias Produção de Materiais Didáticos Equipe de Capacitação e Apoio Tutorial TI Engenharia de Software Coordenador es dos Cursos Superiores Designer Instrucional Designer Web e Gráfico Secretaria de Ensino a Distância Projetos e Vendas Monitoria Administração e Logística Estrutura do Campus Unisul Virtual

34 Abordagem Estratégica Unisul Virtual Mercado Corporativo Mercado Varejo Relacionamento com o mercado População adulta, acima de 25 anos e já no mercado de trabalho. Cursos de graduação, de pós-graduação e de aperfeiçoamento. Organizações públicas e privadas de grande porte. Cursos sob demanda (graduação, licenciatura, pós- graduação e capacitação.

35 Parcerias / clientes da UnisulVirtual EXÉRCITO BRASILEIRO; SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial; OEA – OUI - Org. dos Estados Americanos – Org. Univ. Interamericana; Ministério da Saúde; Secretaria da Educação, Ciência e Tecnologia de SC; OPAS – Organização Panamericana da Saúde / Ministério da Saúde; SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural; Caixa Econômica Federal; SSP-SP – Secretaria de Segurança Pública de São Paulo; BESC – Banco de Santa Catarina (Governo Federal); UOC / Proj. ALFA – Universidade Aberta da Catalunha. Com. Européia.

36 O paradoxo da Universidade Virtual Brasileira: O conflito entre o sonho e a realidade. As carreiras com uso intensivo de NTIC atendem o mercado corporativo e clientes beneficiados pela inclusão digital; enquanto, As carreiras em mídia tradicional (televisão e impressos) oferecem programas a baixo custo para as clientelas que se encontram em exclusão digital. N o entanto, as soluções flexíveis (ou híbridas) como a Unisul têm atendido a um número crescente de alunos com sistemas que envolvem impressos, internet e encontros presenciais (exames). O s alunos matriculados movem-se em direção à virtualidade, com uso intensivo de recursos digitais. O uso da internet é progressivo, e a EaD atua como um acelerador para modificar a realidade da inclusão digital.

37 UnisulVirtual Você está convidado a conhecer a UnisulVirtual. Venha nos visitar em Santa Catarina. Ou, faça uma visita virtual clicando no

38 Muito obrigado,


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