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Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL QUEM É O VOLUNTÁRIO É a pessoa que doa parte do seu tempo, trabalho e talento.

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1 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL QUEM É O VOLUNTÁRIO É a pessoa que doa parte do seu tempo, trabalho e talento a causas sociais e comunitárias, por razões pessoais ou motivos externos e sempre de maneira espontânea e não remunerada.

2 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL LEI QUE REGULARIZA O VOLUNTARIADO LEI DO VOLUNTÁRIO,N o 9.608, de 18/02/98 Art 10- considera-se serviço voluntário, para fins desta lei, a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou assistência social.

3 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL PERFIL DO VOLUNTÁRIO Maior de 18 anos (ambos os sexos); Física e emocionalmente apto; Disposto a dispensar atenção, afeto e solidariedade, livre de qualquer preconceito; Disposto a enfrentar e superar as dificuldades encontradas, sem fazer delas causa de desmotivação e de atritos interpessoas.

4 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL BENEFÍCIOS DO SERVIÇO VOLUNTÁRIO Permitir a exploração prévia de carreiras nas diversas áreas, auxiliando na definição profissional; Oferecer espaço para que cada vez mais pessoas possam exercer a cidadania; Integrar a instituição à comunidade externa, fornecendo sugestões e idéias de melhoria, trazendo uma visão diferente da comunidade interna.

5 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL BENEFÍCIOS DO SERVIÇO VOLUNTÁRIO Aumentar a capacidade da entidade a que pertence, atendendo solicitações de tarefas específicas dos diversos setores, minimizando custos operacionais, promovendo a utilização racional de instalações, equipamentos e tempo de profissionais; Ampliar a satisfação com a empresa na qual trabalham; Melhoria curricular.

6 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL PRÁTICAS DE DESTAQUE DA RESPONSABILIDADE SOCIAL IBASE – BALANÇO SOCIAL

7 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL Devido à crescente pressão por maior responsabilidade das empresas, posso prever o dia em que além do balanço financeiro anual, certificado por auditores independentes, as empresas terão que publicar um Balanço Social igualmente certificado. David Rockfeller Los Angeles Times em 03/01/1971 BALANÇO SOCIAL

8 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL DÉCADA DE 20 Começa a discussão sobre balanço social nos Estados Unidos. DÉCADA DE 50 Fred Blum elabora um sistema de avaliação que pode ser considerado o precursor dos modelos atuais. DÉCADA DE 70 Criada, na França, a Lei /77, que determina a publicação do balanço social para empresas com mais de 300 empregados. DÉCADA DE 80 Alguns trabalhos são apresentados na USP, marcando o início da pesquisa orientada sobre o tema no Brasil. A Nitrofertil elabora o primeiro balanço social. DÉCADA DE 90 Discute-se, de forma o modelo para avaliação do desempenho das empresas brasileiras na área social. Betinho e Ibase propõem modelo e a publicação do balanço social

9 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL CONCEITO É o registro das ações que marcam a responsabilidade social da empresa, onde estão explícitas as iniciativas de caráter social, os resultados atingidos e os investimentos realizados. IBASE. Reune um conjunto de informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas e à comunidade É uma ferramenta que, quando construída por múltiplos profissionais, tem a capacidade de explicitar e medir a preocupação da empresa com as pessoas e a vida no planeta. Instrumento estratégico para avaliar e multiplicar o exercício da responsabilidade social corporativa

10 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL OBJETIVOS Demonstrar de onde vêm os recursos da organização, onde são aplicados e quais são as atividades desenvolvidas Esclarecer como a instituição se relaciona com seu quadro de funcionários Demonstrar a preocupação da organização com a promoção da diversidade em seus quadros Apresentar em que nível está a participação interna, como anda a democracia no dia-a-dia institucional

11 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL FINALIDADES Empresa mostra o que faz por seus profissionais, dependentes, colaboradores e comunidade, dando transparência às atividades que buscam melhorar a qualidade de vida para todos. Sua função principal é tornar pública a responsabilidade social empresarial, construindo maiores vínculos entre a empresa, a sociedade e o meio ambiente

12 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL CONCLUSÃO É positivo Porque é ético. ser justo, bom e responsável já é um bem em si mesmo Porque agrega valor. Diferencial para a imagem da empresa cada vez mais valorizado Porque diminui os riscos. Porque é instrumento de avaliação. Porque é inovador e transformador. Porque é um moderno instrumento de gestão e de diagnóstico.

13 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL BALANÇO SOCIAL EMPRESA MICRO E PEQUENA

14 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL REALIZAÇÃO - Deve apresentar os projetos, ações sociais e ambientais (internas e externas) efetivamente realizadas pela Micro e Pequena Empresa (MPE). O BS deve ser o resultado de amplo processo participativo que envolva a comunidade interna e externa; INDICADORES ECONÔMICOS - Faturamento Bruto, Impostos e Contribuições, Folha de pagamento e encargos sociais; INDICADORES SOCIAIS INTERNOS - Investimentos nos funcionários Alimentação, Saúde, Educação, Cultura, Capacitação e desenvolvimento profissional, Creches ou auxílio-creche, Outros benefícios; INDICADORES SOCIAIS EXTERNOS (investimentos na comunidade) Incentivos ao voluntariado, Total das contribuições para a sociedade; INDICADORES DO CORPO FUNCIONAL - Nº de negros que trabalham na empresa; INFORMAÇÕES RELEVANTES - Relação entre a maior e a menor remuneração

15 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL ESTATUTO MPE (receita bruta anual em R$ 1.000) SIMPLES (receita bruta anual em R$ 1.000) RAIS/MTE (nº de empregados) SEBRAE indústria (nº de empregados) SEBRAE comércio e serviços (nº de empregados) Micro Pequena – Média Definição de micro, pequena e média empresa no Brasil Fonte: RAIS/MTE, Lei nº 9.317/96 e IN SRF nº 034/01, Lei nº 9.841/99

16 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL DICAS SOBRE O BALANÇO SOCIAL Tenha em vista que o Balanço Social além de ser um material de comunicação das atividades realizadas ao longo do ano, ele é um importante instrumento de diagnóstico para a empresa; Para que o levantamento seja feito da maneira mais eficiente é importante: Envolver funcionários de várias áreas e níveis hierárquicos - eles podem ter opiniões diferentes sobre cada uma das questões apresentadas; Envolver fornecedores, clientes, consumidores e outros parceiros no levantamento das informações para ter certeza que o diagnóstico representa a visão de todos os públicos de interesse sobre a sua empresa; Monte um grupo (com 2 ou 3 pessoas) que será responsável pela organização dos trabalhos, incluindo distribuição dos formulários, controle dos envios de respostas, convocação e supervisão dos grupos de discussão, etc.;

17 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL DICAS SOBRE O BALANÇO SOCIAL Promova a discussão das respostas obtidas com a participação de pessoas de áreas diferentes, este é um exercício muito rico para: Descobrir porque algumas questões têm respostas tão distintas Identificar boas idéias que podem ser aplicadas no futuro para a solução dos problemas; Depois de compiladas os dados, a Diretoria deve se envolver na discussão das informações para: Selecionar o que deverá constar no relatório que será enviado para cada um dos públicos de interesse. Identificar as áreas prioritárias para ação no ano seguinte Monte um plano de ação para orientar os investimentos que deverão ser realizados a partir do ano seguinte, com o objetivo de minimizar os problemas encontrados a partir deste diagnóstico. Estabeleça metas para melhoria nos itens que forem considerados prioritários e acompanhe regularmente a evolução dos indicadores.

18 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL PROJETO DE LEI n.º 1305/2003 ( Deputado Bispo Rodrigues ) Dispõe sobre a Responsabilidade Social das Sociedades Empresárias e dá outras providências Parágrafo Segundo – As disposições desta Lei obrigam todas as Sociedades Empresárias e Empresários nacionais ou estrangeiras submetidas às leis do País cujo número de empregados seja superior a 500 (quinhentos). Art.4º O Balanço Social da Sociedade Empresária é instrumento de controle e transparência da Responsabilidade Social das Sociedades Empresárias e dos Empresários e será atualizado, no mínimo, anualmente. Art. 5º O Balanço Social da Sociedade Empresária conterá as seguintes informações, sem prejuízo de outras que possam ser estabelecidas pelo Conselho Nacional de Responsabilidade Social: III) ações sociais distribuídas por Público de Relacionamento e o respectivo dispêndio; Art. 11 A omissão na entrega ao CNRS do Relatório de Gestão Fiscal, instrumento de controle e transparência da Responsabilidade Social, é infração administrativa e sujeitará o infrator à: I – perda ou suspensão de participação em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crédito, pelo período de até 3 (três) anos e II – proibição de contratar com a Administração Pública, pelo período de até 3 (três) anos.

19 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL CASO PARA ESTUDO E REFLEXÃO: A Responsabilidade Social começa dentro de casa Discussão e síntese dos conceitos. Queremos um país democrático, onde a política se realize através da ética e onde a ética seja uma forma superior de realização da política. (1997)

20 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL MARKETING COMODITIZAÇÃO 4 PS. MARKETING INSTITUCIONAL NOVA PERSPECTIVA ORG. FINS LUCRATIVOS ORG. SEM FINS LUCRATIVOS MERCADO SIMBÓLICO IDÉIAS BENS MATERIAL MERCADO MKT EMPRESARIAL MKT INSTITUCIONAL ESPORTIVO CULTURAL SOCIAL


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