A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

3º Diálogo Comunitário sobre Sustentabilidade Local Indicadores municipais dos 8 Objetivos em Nova Alvorada do Sul – MS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "3º Diálogo Comunitário sobre Sustentabilidade Local Indicadores municipais dos 8 Objetivos em Nova Alvorada do Sul – MS."— Transcrição da apresentação:

1 3º Diálogo Comunitário sobre Sustentabilidade Local Indicadores municipais dos 8 Objetivos em Nova Alvorada do Sul – MS

2 Fonte: Portal ODM Indicadores Municipais On line

3 Acabar com a fome e a miséria Este objetivo propõe a erradicação da extrema pobreza e da fome. Para tal, os desafios são: reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população que vive abaixo da linha da pobreza e a proporção da população que sofre com a fome. Trabalhar nessas metas exige programas de geração de renda, redução da elevada desigualdade entre ricos e pobres e direito à alimentação saudável para todos. METAS: Reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população com renda abaixo da linha da pobreza. Reduzir pela metade, até 2015 a proporção da população que sofre de fome.

4 Acabar com a fome e a miséria Nova Alvorada do Sul

5 Acabar com a fome e a miséria Nova Alvorada do Sul Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF 2003), 25,3% das famílias pesquisadas informaram que a quantidade de alimentos consumidos no domicílio às vezes não era suficiente, enquanto que 6,57% afirmaram que normalmente a quantidade de alimentos não era suficiente.

6 Educação básica para todos Garantir que todas as crianças, de ambos os sexos, de todas as regiões do País, independentemente da cor, raça e sexo, terminem o ensino fundamental. Aqui, o esforço é pela melhoria da qualidade do ensino e pela ampliação do número de anos de estudo. META: Garantir que, até 2015, todas as crianças, terminem o ensino fundamental.

7 Educação básica para todos No município, em 2000, 4,53% das crianças de 7 a 14 anos não estavam cursando o ensino fundamental. A taxa de conclusão, entre jovens de 15 a 17 anos, era de 30,07%. O percentual de alfabetização na faixa etária de 15 a 24 anos, em 2000, era de 96,05%.

8 Entre alunos do ensino fundamental, 26,2% estão com idade superior à recomendada. No ensino médio 41,3% dos alunos estão com idade superior à recomendada na relação idade-série. Eduacação básica para todos

9 Igualdade entre os sexos e valorização da mulher Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, eliminando as disparidades em todos os níveis de ensino. Aqui, trata-se também de combater o preconceito, ampliar as chances das mulheres no mercado de trabalho, com melhores empregos, salário igual ao dos homens para iguais funções e maior participação feminina na política. META: Eliminar a disparidade entre os sexos no ensino fundamental e médio até 2005.

10 A razão entre meninas e meninos no ensino fundamental, em 2006, indicava que, para cada 100 meninas, havia 98 meninos. No ensino médio, esta razão passa a 115 para cada 100 meninos. Igualdade entre os sexos e valorização da mulher

11 Igualdade entre os sexos e valorização da mulher A participação da mulher no mercado de trabalho formal era de 30,32% em O percentual do rendimento feminino em relação ao masculino, ou seja, o valor que a mulher ganha exercendo a mesma função que o homem, era de 70,04% em Entre os de nível superior o percentual passa para 44,94.

12 Igualdade entre os sexos e valorização da mulher A proporção de mulheres eleitas para a Câmara de Vereadores no município foi de 22,22%.

13 Reduzir em 2/3 a mortalidade de crianças menores de 5 anos de idade. O caminho para reduzir esse número dependerá de muitos e variados meios, recursos, políticas e programas, dirigidos às crianças, às famílias e às comunidades. META: Reduzir em dois terços, até 2015, a mortalidade materna de crianças menores de 5 anos. Reduzir a mortalidade infantil

14

15 Uma das ações importantes para a redução da mortalidade infantil é a prevenção através de imunização contra doenças infecto-contagiosas. Em 2008, 99,74% das crianças menores de 1 ano estavam com a carteira de vacinação em dia.

16 Melhorar a saúde das gestantes Reduzir em ¾ a taxa de mortalidade materna. Este Objetivo só será alcançado com a promoção integral da saúde das mulheres em idade reprodutiva. A presença de pessoal qualificado na hora do parto será o reflexo do desenvolvimento de sistemas integrados de saúde pública. META: Reduzir em três quartos, até 2015, a taxa de mortalidade materna.

17 A taxa de mortalidade materna máxima recomendada pela Organização Panamericana de Saúde - OPAS é de 20 casos a cada 100 mil nascidos vivos. Óbito materno é aquele decorrente de complicações na gestação, geradas pelo aborto, parto ou puerpério (até 42 dias após o parto). É importante que cada município tenha seu Comitê de Mortalidade Materna, inclusive ajudando no preenchimento da declaração de óbito, para evitar as subnotificações e melhorar o entendimento das principais causas das mortes. Melhorar a saúde das gestantes

18 Em Nova Alvorada, a proporção de gestantes sem acompanhamento pré-natal, foi de 0,36% em As gestantes com 7 ou mais consultas foram 65,7%. Em 2007, no Município, 99,64% dos nascidos vivos tiveram seus partos assistidos por profissionais qualificados de saúde.

19 Melhorar a saúde das gestantes Em 2008, a proporção de crianças nascidas vivas concebidas por mães adolescentes (com idade inferior a 20 anos) foi de 27,08%.

20 Combater a AIDS, a Malária e outras doenças Combater o HIV/Aids, malária e outras doenças, detendo sua propagação e começando a inverter a tendência atual. Para tal, dependerá fundamentalmente do acesso da população à informação e aos meios de prevenção e de tratamento, sem descuidar da criação de condições ambientais e nutritivas que estanquem os ciclos de reprodução dessas doenças. METAS: Até 2015, ter detido e começado a reverter a propagação do HIV/AIDS. Até 2015, ter detido e começado a reverter a propagação da malária e de outras doenças.

21 Combater a AIDS, a Malária e outras doenças

22 Combater a AIDS, a Malária e outras doenças No município, entre 2001 e 2008, houve 263 casos de doenças transmitidas por mosquitos, dentre os quais nenhum caso confirmado de malária, nenhum caso confirmado de febre amarela, 6 casos confirmados de leishmaniose, 257 notificações de dengue.

23 Garantir a sustentabilidade ambiental. Este objetivo tem importantes desafios a serem superados: a integração dos princípios da sustentabilidade às políticas nacionais; o acesso à água potável e esgotamento sanitário; e a melhoria dos assentamentos precários. METAS: - Integrar os princípios do desenvolvimento sustentável nas políticas e programas nacionais e reverter a perda de recursos ambientais até Reduzir à metade, até 2015, a proporção da população sem acesso sustentável à água potável segura. - Até 2020, ter alcançado uma melhora significativa nas vidas de pelo menos 100 milhões de habitantes de bairros degradados. Garantir a sustentabilidade ambiental

24 O município não possui Conselho Municipal de Meio Ambiente, nem Fundo Municipal de Meio Ambiente. Não realiza licenciamento ambiental de impacto local. Como instrumento de planejamento territorial não dispõe de Plano Diretor.

25 Garantir a sustentabilidade ambiental Em 2000, 84,92% dos moradores tinham acesso à rede de água geral com canalização em pelo menos um cômodo do domicílio. O percentual de moradores que, em 2000, viviam em domicílios com formas de esgotamento consideradas adequadas é de 2,13% na zona urbana.

26 Estabelecer uma parceria mundial Para o desenvolvimento Existe legislação municipal específica que dispõe sobre regularização fundiária e com plano ou programa específico de regularização fundiária. Em Nova Alvorada, em 2000, não haviam moradores vivendo em aglomerados subnormais (favelas e similares).

27 No Município, em 2005, o percentual de escolas do Ensino Fundamental com laboratórios de informática era de 14,29%; com computadores 100% e com acesso à internet 42,86%. As escolas do Ensino Médio com laboratórios de informática era de 33,33%; com computadores 100% e com acesso à internet 100%.


Carregar ppt "3º Diálogo Comunitário sobre Sustentabilidade Local Indicadores municipais dos 8 Objetivos em Nova Alvorada do Sul – MS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google