A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Região do crescente Fértil: Mesopotâmia e Egito. A palavra Mesopotâmia em grego significa; terra entre rios.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Região do crescente Fértil: Mesopotâmia e Egito. A palavra Mesopotâmia em grego significa; terra entre rios."— Transcrição da apresentação:

1 Região do crescente Fértil: Mesopotâmia e Egito

2 A palavra Mesopotâmia em grego significa; terra entre rios.

3 Povos que chegaram em sucessivas invasões: Sumérios e Acádios: construíram as primeiras cidades: Ur, Uruk, Lagash, Eridu e Nipur. Amorritas: ( antigos babilônios) O rei Hamurábi decretou o primeiro código de lei. Lei do Talião:dente por dente e Olho por Olho Assírios: Esses foram conhecidos pelo modo cruel de fazer guerras e pela crueldade que tratavam seus inimigos. Caldeus (novos babilônios) Destaque para o rei Nabucodonosor, construiu ojardins suspensos da Babilônia

4 Canais de irrigação para conter as cheias dos rios na Antiga Mesopotâmia

5 Mesopotâmia: Berço das civilizações? Primeiro sistema de agricultura; Primeiro sistema de pastoreio; Primeiro sistema de escrita; Primeiro código de Lei; Primeiro sistema de rodas; Primeira ideia de deus ( O bem); Primeira ideia de demônio ( o mal); As primeiras cidades (cidades- estado); Primeira divisão social.(rico e pobre) Primeiro Estado: ( poder político)

6 Os trabalhos agrícolas, os canais e o surgimento de liderança e poder.

7 A escrita Cuneiforme: Cunhada na madeira a postada na argila

8 O Código de Lei de Hamurábi; dente por dente e olho por olho Lei do Talião: 1º código de lei do mundo Hamurábi e a escrita Cuneiforme determinando o código de Lei.

9 1ª roda do mundo, invenção do povo mesopotâmico. A evolução da roda:o arrasto para carregar cargas pesadas A 1ª roda: criação dos primeiros povos.

10 Marduque: o Deus protetor, e o bem que fez para prosperar a agricultura da mesopotâmia

11 A religião na Mesopotâmia era Politeísta. Os deuses da religião, representavam os elementos da natureza: ( água, ar, sol e terra) Marduque: o Deus protetor da Babilônia. Ishtar: Deusa da natureza e fertilidade do solo. Shamach: deus Sol. Enlil: deus do vento e das chuvas. Anu: deus do Céu

12 1ª ideia de Demônio: Puzuzu; o deus destruidor das plantações; o deus do mal Puzuzu era responsável pelas estiagem, inundações, fome, pragas etc. mas era chamado para ajudar as mulheres na hora do parto e protetor das crianças, contra outro demônio,( Lamashtu)a qual se alimentava de crianças recém- nascidas. Amuletos eram colocados no pescoço das mulheres com a imagem de puzuzu, para proteção para elas e para os bebês.

13 Arquitetura da Mesopotâmia: A torre de Babel, citado na Bíblia

14 Os Jardins Suspensos da Babilônia: uma das sete maravilhas do mundo antigo Vista do alto: a beleza do jardimVista de perto: ainda mais belo

15 A Formação do Primeiro Estado: E da servidão coletiva que levou à divisão social; rico e pobre

16 A Astrologia do povo caldeu da Mesopotâmia Antiga: As estrelas foram agrupadas em constelações, para servirem como marcadores do movimento dos planetas. O zodíaco, ou caminho de Anu era a rota no céu, por onde passavam; o Sol, a lua e os planetas. A lição dos quatro elementos; terra água, ar e fogo, foram responsáveis pela astrologia. Daí surgiu o horóscopo, praticado até os dias atuais.

17 O Egito é uma dádiva do Nilo: Heródoto( historiador grego)

18 História política do Egito Antigo: Período pré Dinástico: ( a. C.) caracterizado pela chegada dos povos e a formação dos nomos, (aldeias), onde se organizaram em comunidades independentes ao longo do curso do rio: Nomos do Baixo Egito ao Norte e nomos do Alto Egito, ao Sul. Os nomos do Baixo Egito usavam coroas vermelhas e as do alto Egito, coroas brancas, para representar o poder.Por volta de a. C., Menés unificou as duas coroas, formando um só poder e a 1ª dinastia dos faraós, passando a usara dupla cor para a coroa. Período Dinástico: Antigo Império, Médio Império e Novo Império.

19 A Sociedade do Egito Antigo Dividida: O faraó; deus vivo,aquele que recebe ordens do universo para repassar aos subjugados. Nobres, sacerdotes e escribas. ( cuidavam das crenças, da riqueza e da escrita do Egito). Artesãos e felás (camponeses) eram fiscalizados e cobrados pelo trabalho árduo. Escravos; capturados nas guerras, no comércio e serviam como pagamento de tributos ao faraó.

20 As grandes Pirâmides do Egito: Queóps, Quéfren e Miquerinos. 1º Império.

21 As Pirâmides do Egito e seus segredos A grande pirâmide (Queóps) foi construída em 2550 a. C. e foi considerada a mais alta construção do mundo, mais alta do que a Torre Eiffel. Possui 160 metros de altura,( equivale a 49 andares) 2,3 milhões de blocos de rocha, comparando a largura, ocuparia sete quarteirões de rua. Todos os lados possuem exatidão em centímetros. Dentro, há um sistema de corredores ou labirintos inclinados, os quais foram construídos pela descida da pirâmide, até se tornarem horizontais. No centro da pirâmide, ficava o sarcófago do faraó, onde eram colocados os pertences do morto ( ouro, brilhante etc) para quando ele voltasse do mundo dos mortos, retomá- lo e viver novamente.

22 Teocracia: governo de Deus No Egito Antigo, assim como na sociedade Hebraica, o faraó, e Moisés(as figuras) são consideradas Divinas isso é pregavam que recebiam ordens de deus para mandar na sociedade e serem obedecidos por todos, isso é denominadas de teocracia; Governo de Deus

23 Os Hieroglíficos dos Egípcios

24 Os Pergaminhos egípcios: Escritos na folha do papiro prensada. A escrita surge da necessidade de comunicação entre os homens Papiro: planta aquática, originária do Egito.

25 Mitologia e Religião Egípcia: O deus Amon- Rá, representado pelo Sol Ísis, deusa da família, esposa, mãe e protetora. Ela criou o Rio Nilo com suas lágrimas.

26 Mitologia Egípcia O Deus Osíris: irmão e marido de Isis. GEB: deus da terra, é irmão e marido de NUT.

27 Mitologia Egípcia SHU: Deus do ar, da luz, da atmosfera diurna e sustenta o céu. ATUN: modificação do deus sol ao entardecer.

28 Mitologia Egípcia: NUN: é a divindade mais primitiva e sábia. Representada por um homem com cajado e barba, é uma divindade bissexual e às vezes masculina. Nun gerou atum o (sol nascente) Rá, o criador dos homens e do sol do meio dia. depois foram unidos ao deus de Tebas ( o carneiro) o Amon, daí veio à mistura de Amon-Rá ( O maior deus)

29 O Julgamento do morto, ao chegar ao reino de Osíris

30 O Julgamento do morto A alma denominada de BA, era invisível e imortal que seria julgada após a morte por seus atos. Ao chegar ao mundo dos mortos, a esquerda, seu coração era pesado por Anúbis com uma pluma (pena), se o coração fosse leve,iria para o paraíso, se fosse pesado iria ser devorado pelo devorador (igual ao crocodilo) Ao lado direito do devorador temos:Thot, deus da sabedoria, e a direita desse, Hórus, deus do céu, para julgar se a alma foi boa ou má na terra, e decidir seu destino final

31 Preparo para o Mundo dos Mortos: a mumificação do corpo.

32 O Processo de mumificação Embalsamando o corpo com ervas Os passos da mumificação,sob orientação do deus Anúbis

33 Se acreditava que a alma voltaria para o corpo, por isso se preservava Todo processo durava em média 70 dias. O primeiro passo era um arame retorcido para tirar o cérebro pelas narinas e jogá-lo fora. Depois se fazia um corte na lateral do corpo para retirada dos órgãos( intestino, pulmão,fígado) que eram guardados em 4 jarras. Mergulhava o corpo numa espécie de sal por 40 dias. Para finalizar era enfaixado todo corpo com linho, embebido em resina e coberto com mais sal e especiarias. O coração ficava no corpo, pois ia ser julgado por Osíris.

34 As Múmias encontradas. Múmia de Ramsés II ( 1290 a 1224 a. C.) Ramsés II rei do Egito

35 Múmia de Tutancâmon: faraó do Egito

36 Múmias do Egito Múmia da avó de Tutancâmon Fóssil de Luzia: a brasileira reformada. Em Lagoa Santa ( Minas gerais)

37 Múmia de anos foi diagnosticada a morte por câncer de próstatas


Carregar ppt "Região do crescente Fértil: Mesopotâmia e Egito. A palavra Mesopotâmia em grego significa; terra entre rios."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google