A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SIMULADO DE EMBRIOLOGIA VETERINÁRIA TESTE SEUS CONHECIMENTOS UFBA HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA VETERINÁRIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SIMULADO DE EMBRIOLOGIA VETERINÁRIA TESTE SEUS CONHECIMENTOS UFBA HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA VETERINÁRIA."— Transcrição da apresentação:

1

2 SIMULADO DE EMBRIOLOGIA VETERINÁRIA TESTE SEUS CONHECIMENTOS UFBA HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA VETERINÁRIA

3 (MACK-SP) D urante o desenvolvimento embrionário, a clivagem é o evento que garante a expansão do número de células a partir do zigoto.Marque a seqüência correta nesta fase do desenvolvimento : a) mórula - blástula - gástrula - nêurula. b) mórula - blástula - nêurula - gástrula. c) blástula - mórula - gástrula - nêurula. d) mórula - gástrula - blástula - nêurula. e) blástula - mórula - nêurula - gástrula.

4 sistema nervoso, a notocorda e o trato digestivo (OSEC) No esquema ao lado, representativo do desenvolvimento de um cordado, o sistema nervoso, a notocorda e o trato digestivo são representados, respectivamente, por: a) – 4 b) – 4 c) – 2 d) – 2 e) – 5

5 notocorda tubo neuralarquêntero (Unirio-RJ) O esquema a seguir representa, em corte transversal, o embrião de um cordado. A notocorda, o tubo neural, o celoma e o arquêntero são representados, respectivamente, por: a) 1, 2, 3, 4 b) 2, 1, 3, 4 c) 4, 3, 2, 1 d) 1, 2, 4, 3 e) 2, 1, 4, 3

6 (ICS-UFBA) É uma estrutura de origem mista, exclusiva dos mamíferos. Permite a troca de substâncias entre o organismo materno e o fetal. Nos primeiros meses de gestação, tem função endócrina produzindo hormônios, além de substâncias de defesa, nutrição, respiração e excreção. A) Útero B) Placenta C) Vagina D) Clitóris E) Testículos A qual estrutura se refere o texto acima ?

7 (ICS-UFBA) È estrutura exclusiva dos mamíferos. É o elemento de ligação entre o feto e a placenta. Apresenta na maioria das vezes duas artérias e uma única veia, estruturas que garantem a nutrição e respiração do feto. A) Útero B) Trompas C) Testículos D) Ovários E) Cordão umbilical A que estrutura se refere o texto acima ?

8 (ICS-UFBA) São estruturas originárias do Endoderma: a) Revestimento do duodeno, fígado, pâncreas. b) Pele c) Medula Nervosa d) Tecido adiposo e) Cerebelo

9 (ICS-UFBA) Qual a fase do desenvolvimento embrionário que se caracteriza pela formação dos folhetos embrionários ou germinativos? ( A ) Implantação ( B ) Gastrulação ( C ) Neurulação ( D ) Ovogenese ( E ) Espermatogênese

10 (ICS-UFBA) A que evento do desenvolvimento embrionário o texto abaixo se refere? É a divisão da célula ovo até a formação de células chamadas blastômeros. Na espécie humana, por volta do quarto dia após a fecundação, surge a mórula, um maciço celular que contém de doze a dezesseis blastômeros. A) Fecundação B) Implantação C) Segmentação D) Gastrulação E) Gametogênese

11 ÓRGÃO ONDE SE LOCALIZAM OS FOLÍCULOS: OVÁRIO LOCAL DE PRODUÇÃO DA PROGESTERONA: CORPO LÚTEO OU CORPO AMARELO HORMÔNIO GONADOTRÓFICO: FSH E LH HORMÔNIO GONADOTRÓFICO QUE ESTIMULA A OVULAÇÃO E FORMAÇÃO DO CORPO LÚTEO : LH OU HORMÔNIO LUTEINIZANTE

12 LOCAL DE FORMAÇÃO DO CORPO LÚTEO : OVÁRIOS – FOLÍCULO QUE OVULOU LOCAL DE PRODUÇÃO DO ESTRÓGENO: FOLÍCULO OVARIANO HORMÔNIOS QUE MANTÉM AS CARACTERÍSTICAS SEXUAIS SECUNDÁRIAS NO HOMEM E NA MULHER, RESPECTIVAMENTE: TESTOSTERONA E ESTRÓGENOS HORMÔNIO QUE ESTIMULA O DESENVOLVIMENTO DOS FOLÍCULOS OVARIANOS: FSH

13 LOCAL DE PRODUÇÃO DOS ESPERMATOZÓIDES: TÚBULOS SEMINÍFEROS LOCAL DE PRODUÇÃO DA TESTOSTERONA: CÉLULAS INTERSTICIAIS DE LEYDIG HORMÔNIO GONADOTRÓFICO QUE ESTIMULA A ESPERMATOGÊNESE: FSH OU HORMÔNIO FOLÍCULO ESTIMULANTE HORMÔNIO GONADOTRÓFICO QUE ESTIMULA A PRODUÇÃO DE TESTOSTERONA: LH OU HORMÔNIO LUTEINIZANTE

14 LOCAL DE PRODUÇÃO DO OVÓCITO II: FOLÍCULOS OVARIANOS LOCAL DE PRODUÇÃO DA PROGESTERONA: CORPO LÚTEO OU CORPO AMARELO HORMÔNIO GONADOTRÓFICO QUE ESTIMULA A OVULOGÊNESE: FSH OU HORMÔNIO FOLÍCULO ESTIMULANTE HORMÔNIO GONADOTRÓFICO QUE ESTIMULA A OVULAÇÃO E FORMAÇÃO DO CORPO LÚTEO : LH OU HORMÔNIO LUTEINIZANTE

15 01. VESÍCULA SEMINAL E A PRÓSTATA SÃO AS GÔNADAS MASCULINAS. 02. TESTÍCULOS PRODUZEM ESPERMATOZÓIDES E SECRETAM TESTOSTERONA. 03. PRÓSTATA SECRETA LÍQUIDO ALCALINO PARA NEUTRALIZAR A ACIDEZ VAGINAL E DA URETRA. 04. NA VASECTOMIA É SECCIONADO O CANAL DA URETRA. COLOQUE V PARA AS AFIRMATIVAS VERDADEIRAS E F PARA AS FALSAS.

16 05. O MACHO VASECTOMIZADO NÃO PRODUZ ESPERMATOZÓIDES. 06. EPIDÍDIMO É O LOCAL ONDE OCORRE A MATURAÇÃO DOS ESPERMATOZÓIDES. 07. AS GLÂNDULAS BULBOURETRAIS OU DE COWPER SECRETAM LÍQUIDO PARA A LUBRIFICAÇÃO DO PÊNIS. 08. OS TÚBULOS SEMINÍFEROS SÃO OS LOCAIS ONDE OCORRE A ESPERMATOGÊNESE. COLOQUE V PARA AS AFIRMATIVAS VERDADEIRAS E F PARA AS FALSAS.

17 09. A TESTOSTERONA É SECRETADA PELAS CÉLULAS DE LEYDIG GRAÇAS A AÇÃO DO HORMÔNIO LH. 10. O FSH, SECRETADO PELA HIPÓFISE, É RESPONSÁVEL PELA ESPERMATOGÊNESE. 11. MULTIPLICAÇÃO, MATURAÇÃO E CRESCIMENTO SÃO AS FASES DA ESPERMATOGÊNESE, NESSA ORDEM. 12. CÉLULAS GERMINATIVAS E ESPERMATOGÔNIA, ESPERMATÓCITO PRIMÁRIO SÃO CÉLULAS DIPLÓIDES. COLOQUE V PARA AS AFIRMATIVAS VERDADEIRAS E F PARA AS FALSAS.

18 13. NA TRANSFORMAÇÃO DA ESPERMÁTIDE EM ESPERMATOZÓIDE OCORRE MITOSE. 14. ESPERMIOGÊNESE É TRANSFORMAÇÃO DA ESPERMATIDE EM ESPERMATOZÓIDE. 15. NA FASE DE MULTIPLICAÇÃO, NA ESPERMATOGÊNESE, OCORRE MITOSE SUCESSIVAS. 16. NA FASE DE CRESCIMENTO, NA ESPERMATOGÊNESE, OCORRE MEIOSE. COLOQUE V PARA AS AFIRMATIVAS VERDADEIRAS E F PARA AS FALSAS.

19 17. OS GAMETAS RESULTANTES DA ESPERMATOGÊNESE SÃO VIÁVEIS. 18. CADA ESPERMATÓCITO PRIMÁRIO DÁ ORIGEM A QUATRO ESPERMATOZÓIDES. 19. TODAS AS FASES DA OVULOGÊNESE OCORREM NA VIDA ADULTA DA MULHER. 20. TODAS AS CÉLULAS FORMADAS NA OVULOGÊNESE SÃO FÉRTEIS. COLOQUE V PARA AS AFIRMATIVAS VERDADEIRAS E F PARA AS FALSAS.

20 21. ACROSSOMA, PEÇA INTERMEDIÁRIA E FLAGELO SÃO PARTES DO ESPERMATOZÓIDE. 22. OVOGÔNIA, OVÓCITO I, OVÓCITO II, E ÓVULO SÃO AS CÉLULAS DA OVULOGÊNESE. 23. NA OVULOGÊNESE A MEIOSE OCORRE NA FASE DE MATURAÇÃO. 24. CADA OVÓCITO I FORMA 4 ÓVULOS FÉRTEIS. COLOQUE V PARA AS AFIRMATIVAS VERDADEIRAS E F PARA AS FALSAS.

21 25. A FECUNDAÇÃO NOS MAMÍFEROS OCORRE, GERALMENTE NAS TUBAS UTERINAS. 26. NO ÚTERO OCORRE A NIDAÇÃO DO EMBRIÃO. 27. A IMPLANTAÇÃO DO BLASTOCISTO NOS ANIMAIS DOMÉSTICOS OCORRE IMEDIATAMENTE APÓS A FECUNDAÇÃO. 28. O CLITÓRIS É ESTRUTURA INTERNA DO SISTEMA REPRODUTOR DE MAMÍFEROS. COLOQUE V PARA AS AFIRMATIVAS VERDADEIRAS E F PARA AS FALSAS.

22 29. O FSH É RESPONSÁVEL PELA OVULOGÊNESE. 30. O LH ESTIMULA A FORMAÇÃO DO CORPO LÚTEO. 31. A PROGESTERONA É PRODUZIDA PELO CORPO LÚTEO. 32. O ANTICONCEPCIONAL É FORMADA PELA MISTURA DE LH E FSH. COLOQUE V PARA AS AFIRMATIVAS VERDADEIRAS E F PARA AS FALSAS.

23 33. ESTRÓGENO É RESPONSÁVEL PELA MANUTENÇÃO DOS CARACTERES SEXUAIS SECUNDÁRIO NAS FÊMEAS. 34. O CORPO LÚTEO DESAPARECE AO FINAL DO CICLO MENSTRUAL. 35. A OVULAÇÃO OCORRE APROXIMADAMENTE 3 DIAS ANTES DA PRÓXIMA MENSTRUAÇÃO. 36. SE OCORRER GRAVIDEZ O NÍVEL DE HCG NO SANGUE DA FÊMEA DIMINUI MUITO. COLOQUE V PARA AS AFIRMATIVAS VERDADEIRAS E F PARA AS FALSAS.

24 37. OS ESPERMATOZÓIDES SÃO PRODUZIDOS PELAS TÚBULOS SEMINÍFEROS, DEVIDO A AÇÃO DO FSH. 38. A TESTOSTERONA É SECRETADA DEVIDO A AÇÃO DO LH. 39. AS CÉLULAS DE LEYDIG SECRETAM LH. 40. SÊMEN CONTÉM APENAS LÍQUIDO SEMINAL. COLOQUE V PARA AS AFIRMATIVAS VERDADEIRAS E F PARA AS FALSAS.

25 41. O FSH E O LH SÃO HORMÔNIOS GONADOTRÓFICOS. 42. A TESTOSTERONA É RESPONSÁVEL PELOS CARACTERES SEXUAIS SECUNDÁRIOS MASCULINOS. 43. ESTERÓIDES ANABOLIZANTES SÃO FORMADOS DE TESTOSTERONA ARTIFICIAL. 44. OS HORMÔNIOS GONADOTRÓFICOS ATUAM APENAS DAS FÊMEAS. COLOQUE V PARA AS AFIRMATIVAS VERDADEIRAS E F PARA AS FALSAS.

26 (CEFET) UMA PESQUISA REALIZADA PELO INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER MOSTROU QUE EM 1997 FORAM 4090 ÓBTITOS POR CÂNCER DE PRÓSTATA EM HUMANOS. SEGUNDO O ONCOLOGISTA SERGIO SIMON, COM O AVANÇO TECNOLÓGICO PARA O TRATAMENTO DESTE TIPO DE CÂNCER, AO INVÉS DE SE RETIRAR A PRÓSTATA CIRURGICAMENTE, É FEITO UM IMPLANTE DE IODO RADIOATIVO QUE, ALÉM DE DIMINUIR OS EFEITOS COLATERAIS, DIMINUI A INCIDÊNCIA DE IMPOTÊNCIA, POIS PRESERVA OS FEIXES NERVOSOS. (GLOBO CIÊNCIA NÚMERO 81). A) PRODUZIR O ACROSSOMO QUE ACUMULA SECREÇÕES INDISPENSÁVEIS À FECUNDAÇÃO. B) PRODUZIR SECREÇÕES QUE PERMITEM O CRESCIMENTO E O AMADURECIMENTO DO ESPERMATOZÓIDE. A PRÓSTATA É UMA GLÂNDULA ANEXA AO SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO, CUJA FUNÇÃO É: C) ESTIMULAR AS CÉLULAS DE LEYDIG A SECRETAR LÍQUIDOS RICOS EM TESTOSTERONA. D) ARMAZENAR OS ESPERMATOZÓIDES ATÉ O MOMENTO DA EJACULAÇÃO. E) PRODUZIR UM LÍQUIDO ALCALINO QUE NEUTRALIZA A ACIDEZ DA URETRA E DAS SECREÇÕES VAGINAIS.

27 (CEFET) QUANDO O ÓVULO É FECUNDADO, O EMBRIÃO PERCORRE A TUBA UTERINA E SE INSTALA DENTRO DO ÚTERO. APÓS A NIDAÇÃO, ALGUMAS CÉLULAS DO EMBRIÃO PASSAM A PRODUZIR UM HORMÔNIO NECESSÁRIO À SUSPENSÃO DO CICLO MENSTRUAL. OS TESTES CLÍNICOS DE PRENHEZ BASEIAM-SE NA PRESENÇA DESTE HORMÔNIO NA URINA. O HORMÔNIO EM QUESTÃO É: A) LH B) FSH C) GONADOTROFINA CORIÔNICA D) ESTRADIOL E) PROGESTERONA

28 OBSERVE O DIAGRAMA ABAIXO E RESPONDA A PRÓXIMA QUESTÃO.

29 (CEFET) COM BASE NO ESQUEMA ANTERIOR, QUE REPRESENTA A OVULOGÊNESE DOS MAMÍFEROS, ASSINALE A ALTERNATIVA EM QUE ESTÃO INDICADOS: A) 1º: OVOGÔNIA; 2º: GLÓBULOS POLARES E OVÓCITOS. B) 1º: OVÓCITO I; 2º: OVOGÔNIA E OVÓCITOS; 1º) A CÉLULA EM QUE OCORRE A ENTRADA DO ESPERMATOZÓIDE; 2º) OS ELEMENTOS DO ESQUEMA QUE SÃO CÉLULAS DIPLÓIDES. C) 1º: OVÓCITO II; 2º: CÉLULAS GERMINATIVAS, OVOGÔNIAS E OVÓCITO I. D) 1º: ÓVULO; 2º: CÉLULAS GERMINATIVAS, OVOGÔNIAS E OVÓCITO I; E) 1º: ÓVULO; 2º: OVÓCITOS PRIMÁRIOS E SECUNDÁRIOS, GLÓBULOS POLARES E ÓVULO.

30 AS SUBSTÂNCIAS UTILIZADAS COMO MÉTODO CONTRACEPTIVO TÊM, COMO MECANISMO DE AÇÃO, BLOQUEAR A OVULAÇÃO NO ORGANISMO DA FÊMEA ANIMAL. PORTANTO, O ANTICONCEPCIONAL É UMA COMBINAÇÃO DOS HORMÔNIOS: C) FOLÍCULO-ESTIMULANTE E LUTEINIZANTE QUE ESTIMULAM A PRODUÇÃO DE ESTRÓGENO E DE PROGESTERONA NOS OVÁRIOS. A) ESTRÓGENO E PROGESTERONA QUE INIBEM A PRODUÇÃO DE FOLÍCULO-ESTIMULANTE E DE LUTEINIZANTES NA HIPÓFISE. B) ESTRÓGENO E PROGESTERONA QUE ESTIMULAM A PRODUÇÃO DE FOLÍCULO-ESTIMULANTE E DE LUTEINIZANTE NA HIPÓFISE.

31 (PUC) SABE-SE QUE AS PÍLULAS ANTICONCEPCIONAIS SÃO COMBINAÇÕES DE ESTRÓGENO E PROGESTERONA, QUE INIBEM A PRODUÇÃO DE GONADOTROFINAS PELA ADENOHIPÓFISE. A ADMINISTRAÇÃO EM UMA FÊMEA EM FASE DE ANESTRO DEVERÁ APRESENTAR: A) MATURAÇÃO DOS FOLÍCULOS OVARIANOS E OVULAÇÃO. B) CRESCIMENTO DA MUCOSA UTERINA. C) AUMENTO DA SECREÇÃO DO HORMÔNIO FOLÍCULO - ESTIMULANTE (FSH). D) DESENVOLVIMENTO NORMAL DO CORPO AMARELO. E) AUMENTO DA SECREÇÃO DO HORMÔNIO LUTEINIZANTE (LH).

32 (UFPR-ADAPTADO) ASSINALE O QUE FOR CORRETO SOBRE A REPRODUÇÃO E OS SISTEMAS REPRODUTORES MASCULINO E FEMININO DE MAMÍFEROS. I. TESTOSTERONA, O HORMÔNIO SEXUAL MASCULINO, É FORMADO NA PRÓSTATA. II. O EPIDÍDIMO É O LOCAL DE ARMAZENAMENTO E MATURAÇÃO DOS ESPERMATOZÓIDES, ATÉ A SUA ELIMINAÇÃO DURANTE O ATO SEXUAL. III. EM UMA MULHER, COM CICLO MENSTRUAL DE 28 DIAS, A OVULAÇÃO, NORMALMENTE OCORRE EM TORNO DO 14º DIA, A PARTIR DO INICIO DO FLUXO MENSTRUAL.

33 (UFPR-ADAPTADO) ASSINALE O QUE FOR CORRETO SOBRE A REPRODUÇÃO E OS SISTEMAS REPRODUTORES MASCULINO E FEMININO DE MAMÍFEROS. I. O HORMÔNIO GONADOTROFINA CORIÔNICA DO SANGUE DE UMA MULHER, NO INICIO DA PRENHEZ, É EXTREMAMENTE BAIXO. É NESSE FENÔMENO QUE SE BASEIAM ALGUNS TESTES DE GRAVIDEZ. II. OS TESTÍCULOS DO MACHO VASECTOMIZADO NÃO PRODUZEM ESPERMATOZÓIDES. III. AS PÍLULAS ANTICONCEPCIONAIS MAIS COMUNS CONSISTEM DE UMA MISTURA DE PROGESTERONA E ESTRÓGENO SINTÉTICOS. ASSIM SÃO UTILIZADOS COMO CONTRACEPTIVOS, POIS INIBEM A SECREÇÃO DOS HORMÔNIOS FSH E LH PELA HIPÓFISE, IMPEDINDO A OVULAÇÃO.

34 (UEM-ADAPTADO) BASEADO EM SEUS CONHECIMENTOS SOBRE A REPRODUÇÃO ANIMAL, ASSINALE AS AFIRMATIVAS QUE JULGAR CORRETAS. 02. O USO DA INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL, ALÉM DE OTIMIZAR O APROVEITAMENTO RACIONAL DO SÊMEM, TEM OUTRAS INDICAÇÕES, COMO EVITAR DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS COMO A BRUCELOSE E A LEPTOSPIROSE EM BOVINOS. 01. INDEPENDENTEMENTE DO INTERVALO DO CICLO, AS FÊMEAS SÓ ESTARÃO APTAS A RECEBER O MACHO DURANTE O CIO.

35 COM BASE EM SEUS CONHECIMENTOS SOBRE A REPRODUÇÃO ANIMAL, ASSINALE AS AFIRMATIVAS QUE JULGAR CORRETAS. 02. A VASECTOMIA EM CÃES E OVARIOHISTERECTOMIA EM CADELAS SÃO MÉTODOS QUE POTENCIALIZAM GRAVIDEZ NESTA ESPÉCIE ANIMAL. 01. UMA DAS FORMAS DE VERIFICAR SE A FÊMEA MAMÍFERA ESTÁ PRENHEM, O TESTE QUE SE FAZ ALGUM TEMPO APÓS A COBERTURA, É A IDENTIFICAÇÃO DE GONADOTROFINA CORIÔNICA OU HCG NA URINA OU NO SANGUE.

36 (UEM-ADAPTADO) BASEADO EM SEUS CONHECIMENTOS SOBRE A REPRODUÇÃO ANIMAL, ASSINALE AS AFIRMATIVAS CORRETAS. 02. A PRODUÇÃO DE ESPERMATOZÓIDES E A DE TESTOSTERONA, NA ESPÉCIE MAMÍFERA, INICIA-SE OU ACENTUA-SE A PARTIR DA PUBERDADE, QUE É DESENCADEADA PELO AUMENTO DE SECREÇÃO DE FSH E DE LH. 01. NA FÊMEA, OS HORMÔNIOS FSH E LH SÃO RESPONSÁVEIS, RESPECTIVAMENTE, PELA OVULAÇÃO E A MATURAÇÃO DOS FOLÍCULOS OVARIANOS.

37 (SUPRA–SC) OS HORMÔNIOS FEMININOS QUE PODEM SER ENCONTRADOS NO SANGUE DAS FÊMEAS MAMÍFERAS, ANTES, DURANTE E DEPOIS DA PRENHEZ, SÃO: A) Progesterona, Estrógeno, ADH e Calciotonina. B) Estrógeno, Adrenalina, ADH e ACTH. C) Ocitocina, Prolactina, FSH e Adrenalina. D) FSH, LH, Tiroxina e Prolactina. E) Estrógeno, Progesterona, Prolactina e LH.

38 (PUC-PR) A PRODUÇÃO DO HORMÔNIO LUTEINIZANTE ESTIMULA AS CÉLULAS INTERSTICIAIS OU DE LEYDIG A LIBERARm UM HORMÔNIO QUE, POR SUA VEZ, É RESPONSÁVEL PELA MANUTENÇÃO DOS CARACTERES SEXUAIS. ASSINALE A OPÇÃO CORRESPONDENTE AO DESCRITO NO TEXTO. A) A HIPÓFISE PRODUZ O HOMÔNIO LUTEINIZANTE E ESTIMULA O TESTÍCULO A PRODUZIR TESTOSTERONA. B) O TESTÍCULO PRODUZ HORMÔNIO LUTEINIZANTE E ESTIMULA A HIPÓFISE A PRODUZIR O ESTRÓGENO. C) O HORMÔNIO LUTEINIZANTE ESTIMULA O TESTÍCULO A PRODUZIR O ESTRÓGENO, ESTIMULANDO A HIPÓFISE.

39 12 NA FIGURA ABAIXO VEMOS UM CORTE LONGITUDINAL DO OVÁRIO BOVINO EM DESENHO ESQUEMÁTICO. OS NÚMEROS 1 E 2 INDICAM, RESPECTIVAMENTE: A) FOLÍCULO DE GRAAF MADURO E CORPO LÚTEO. B) FOLICULO PRIMÁRIO E CORPO LÚTEO. C) FOLÍCULO DE GRAAF MADURO E FOLÍCULO PRIMÁRIO. D) CORPO LÚTEO E FOLÍCULO DE GRAAF MADURO. E) FOLÍCULO PRIMÁRIO E FOLÍCULO DE GRAAF MADURO.

40 (PUC) ANALISE AS AFIRMATIVAS ABAIXO E ASSINALE A(S) QUE JULGAR CORRETA(S). II. A PRODUÇÃO DE ESPERMATOZÓIDES OCORRE NOS TÚBULOS SEMINÍFEROS, DEVIDO AO ESTÍMULO DOS HORMÔNIOS FOLÍCULO ESTIMULANTE E TESTOSTERONA. I. O ÚTERO E CLITÓRIS FAZEM PARTE DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO, SENDO QUE O PRIMEIRO É INTERNO E O SEGUNDO É EXTERNO. III. O FSH NA FÊMEA ESTIMULA INDIRETAMENTE A PRODUÇÃO DE ESTRÓGENO.

41 (PUC) ANALISE AS AFIRMATIVAS ABAIXO E ASSINALE A(S) QUE JULGAR CORRETA(S). I. A ESTERILIZAÇÃO MASCULINA CHAMADA VASECTOMIA É UM DOS MÉTODOS QUE CONSISTE EM SECCIONAR OS CANAIS DEFERENTES, NÃO SENDO MAIS POSSÍVEL ELIMINAR OS ESPERMATOZÓIDES. II. OS FOLÍCULOS OVARIANOS OU FOLÍCULOS DE GRAAF, SECRETAM ESTRÓGENO, O QUAL ESTIMULA O ESPESSAMENTO DA MUCOSA UTERINA. O FOLÍCULO MADURO, LANÇA O OVÓCITO II NAS TROMPAS E TRANSFORMA-SE EM CORPO LÚTEO, O QUAL PASSA A PRODUZIR PROGESTERONA.

42 (UNIOESTE-ADAPTADO) COM RELAÇÃO À REPRODUÇÃO ANIMAL, ASSINALE A(S) ALTERNATIVA(S) CORRETA(S). I. OS HORMÔNIOS GONADOTRÓFICOS DAS ESPÉCIES MAMÍFERAS SÃO ESTRÓGENOS, PROGESTERONA E TESTOSTERONA. II. O CORPO LÚTEO OU AMARELO FORMA-SE NO ÚTERO E O SEU DESENVOLVIMENTO DEPENDE DA AÇÃO DO HORMÔNIO LUTEINIZANTE. III. A MENSTRUAÇÃO CONSISTE NA DESCAMAÇÃO DO ENDOMÉTRIO UTERINO PRESENTE NOS PRIMATAS E NA MULHER.

43 (UNIOESTE-ADAPTADO) COM RELAÇÃO À REPRODUÇÃO DE MAMÍFEROS, ASSINALE A(S) ALTERNATIVA(S) CORRETA(S). I. MULTIPLICAÇÃO, CRESCIMENTO E MATURAÇÃO SÃO AS FASES DE OVULOGÊNESE, QUE OCORREM NOS OVÁRIOS II. TANTO A ESPERMATOGÊNESE (TÚBULOS SEMINÍFEROS) COMO A OVULOGÊNESE (FOLÍCULOS OVARIANOS) SÃO ESTIMULADOS PELO HORMÔNIO PRODUZIDO NA HIPÓFISE DENOMINADO FSH. III. EM GERAL, O NÍVEL DE PROGESTERONA CRESCE NO PERÍODO APÓS A OVULAÇÃO.

44 I. A PRODUÇÃO DE ESPERMATOZÓIDES OCORRE NOS TÚBULOS SEMINÍFEROS NOS TESTÍCULOS, GRAÇAS À AÇÃO DO HORMÔNIO GONADOTRÓFICO FSH, SECRETADOS PELO ADENOHIPÓFISE. (UFMT-ADAPTADO) COM RELAÇÃO AOS SEUS CONHECIMENTOS SOBRE REPRODUÇÃO ANIMAL E EMBRIOLOGIA, ASSINALE A(S) ALTERNATIVA(S) VERDADEIRA(S). II. A OVULAÇÃO OCORRE, APROXIMADAMENTE, NO CIO GRAÇAS À AÇÃO DO HORMÔNIO GONADOTROFINA CORIÔNICA OU HCG. III. EM GERAL, A FECUNDAÇÃO NA ESPÉCIE MAMÍFERA ACONTECE NAS TUBAS UTERINAS. IV. O HORMÔNIO QUE ESTIMULA O CRESCIMENTO INICIAL DO ENDOMÉTRIO UTERINO É O ESTRÓGENO, SECRETADO PELOS FOLÍCULOS OVARIANOS.

45 II. O CORPO LÚTEO ATUA COMO GLÂNDULA ENDÓCRINA PRODUZINDO PROGESTERONA, O QUAL PROMOVE O ESPESSAMENTO DO ENDOMÉTRIO. III. A INDUÇÃO DO AMADURECIMENTO DOS FOLÍCULOS DE GRAAF E A SUBSTÂNCIA SECRETADA PELO CORPO LÚTEO SÃO RESPECTIVAMENTE, FSH E PROGESTERONA. I. AO CONTRÁRIO DA TÉCNICA DA FECUNDAÇÃO IN VITRO, A NIDACÃO DA CÉLULA OVO OU ZIGOTO NATURALMENTE OCORRE LOGO EM SEGUIDA APÓS A FECUNDAÇÃO. (UFMT-ADAPTADO) COM RELAÇÃO AOS SEUS CONHECIMENTOS SOBRE REPRODUÇÃO ANIMAL E EMBRIOLOGIA, ASSINALE A(S) ALTERNATIVA(S) VERDADEIRA(S).

46 (UFPR-ADAPTADO) COM RELAÇÃO AO PROCESSO DE REPRODUÇÃO ANIMAL, NO TOCANTE AO CONTROLE HORMONAL E ÀS ESTRUTURAS ENVOLVIDAS, É CORRETO AFIRMAR: I. OS HORMÔNIOS FOLÍCULO ESTIMULANTE (FSH) E LUTEINIZANTE (LH) NÃO AFETAM O PROCESSO REPRODUTIVO MASCULINO, ATUANDO APENAS NO PROCESSO REPRODUTIVO FEMININO, PRINCIPALMENTE NA MATURAÇÃO E LIBERAÇÃO DO ÓVULO, RESPECTIVAMENTE. II. ESTRÓGENO E PROGESTERONA SÃO HORMÔNIOS ESTERÓIDES SEXUAIS FEMININOS PRODUZIDOS PELOS OVÁRIOS E CUJO EXCESSO NA CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA PODE AGIR POR VIA RETROALIMENTAÇÃO NEGATIVA, REDUZINDO A PRODUÇÃO DE GONADOTROFINAS HIPOFISÁRIAS.

47 VERDADEIRO RESPONDA UTILIZANDO FALSO OU VERDADEIRO: I. A PROLACTINA É UM HORMÔNIO ADENO-HIPOFISÁRIO QUE TEM FUNÇÃO DE ESTIMULAR A PRODUÇÃO DE LEITE PELAS GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PRINCIPALMENTE APÓS O PARTO. II. OS HORMÔNIOS OU ESTRUTURAS SEGUINTES ESTÃO ADEQUADAMENTE ACOMPANHADOS DE SUAS FUNÇÕES ÚNICAS: (A) OCITOCINA – CONTRAÇÕES DA PAREDE DO ÚTERO; (B) TESTOSTERONA – DESENVOLVIMENTO E MANUTENÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS SEXUAIS SECUNDÁRIAS MASCULINAS; (C) PRÓSTATA – PRODUÇÃO DE SECREÇÃO ALCALINA QUE NEUTRALIZARÁ A ACIDEZ DAS SECREÇÕES VAGINAIS NO MOMENTO DA CÓPULA; (D) CORPO LÚTEO – PRODUÇÃO DE PROGESTERONA. ( ) VERDADEIRO VERDADEIRO

48 II. A GONADOTROFINA CORIÔNICA É UM HORMÔNIO QUE MANTÉM A ATIVIDADE DO CORPO LÚTEO E, POR SER PRODUZIDO CERCA DE UMA SEMANA APÓS A IMPLANTAÇÃO DO BLASTOCISTO NO ÚTERO, PODE SERVIR COMO UM INDICADOR DE GRAVIDEZ. VERDADEIRO (UFPR-ADAPTADO) COM RELAÇÃO AO SISTEMA REPRODUTOR, RESPONDA UTILIZANDO FALSO OU VERDADEIRO: I. NUMA MULHER, CUJO CICLO MENSTRUAL É DE 28 DIAS, A OVULAÇÃO OCORRE GERALMENTE EM TORNO DO DÉCIMO QUARTO DIA. SENDO QUE ESSE CICLO PODE SER DIVIDIDO EM DUAS FASES, A SABER: A FASE PROLIFERATIVA, PRÉVIA DA OVULAÇÃO, EM QUE HÁ O AMADURECIMENTO DO FOLÍCULO, SEM A PRODUÇÃO HORMONAL E A FASE SECRETORA, APÓS A LIBERAÇÃO DO OVÓCITO II, DURANTE A QUAL OS OVÁRIOS SECRETAM OS HORMÔNIOS RESPONSÁVEIS PELA PREPARAÇÃO DO ÚTERO PARA A GRAVIDEZ.I. ( ) FALSO VERDADEIRO

49 U F B A PROF. M.S HÉLIO G. SOUZA

50 AGRADECIMENTOS A TODOS AQUELES QUE CONTRIBUIRAM COM SUAS IMAGENS E TEXTOS QUE FORAM UTILIZADOS NESTE TRABALHO.


Carregar ppt "SIMULADO DE EMBRIOLOGIA VETERINÁRIA TESTE SEUS CONHECIMENTOS UFBA HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA VETERINÁRIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google