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Heurísticas para avaliação de usabilidade de portais corporativos Grupo: Ana Paula Coelho Martins Raquel Lemos Ferreira Henrique Vargas Machado de Oliveira.

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1 Heurísticas para avaliação de usabilidade de portais corporativos Grupo: Ana Paula Coelho Martins Raquel Lemos Ferreira Henrique Vargas Machado de Oliveira

2 Objetivo  O principal objetivo destas recomendações é orientar a avaliação de sites web e promover sua usabilidade, tornando mais fácil e rápido o acesso a informações disponíveis em portais web institucionais.

3 Introdução  As heurísticas definidas neste documento basearam-se na experiência prática de vários pesquisadores em testes com usuários.

4 Introdução  Foram consideradas, em especial, as heurísticas: P ara web de Nielsen (1994); Os critérios ergonômicos de Bastien & Scapin (1993); As recomendações de Bevan (1998), Instone (1997) e Nielsen ( ); As "regras de ouro" para o projeto de interfaces de Shneiderman (1998); O guia de estilos para serviços de informação via web de Parizotto (1997).

5 Heurística 1 - Visibilidade e reconhecimento do estado ou contexto atual, e condução do usuário  Esta heurística refere-se aos meios disponíveis para informar, orientar e conduzir o usuário durante a interação com o portal corporativo.

6 Heurística 1 - Recomendações  A página principal do portal deve ser capaz de responder às seguintes perguntas: “Onde estou?” e “O que este portal faz?”.  A navegação entre as páginas do portal deve responder às três perguntas: “Onde estou?”, “Onde estive?” e “Para onde posso ir?”.  Apresentar em destaque o nome da página principal em todas as páginas componentes do portal, preferencialmente no canto superior esquerdo. Pode-se usar o termo Home ou o logotipo da empresa/departamento/projeto, por exemplo.Home

7 Heurística 1 - Recomendações  Apresentar a estrutura ou mapa de navegação do portal, ressaltando a página atual onde o usuário se encontra.  Apresentar, em todas as páginas, os níveis anteriores da estrutura de navegação (em forma de links) até chegar à página atual (em formato textual, sem link).  É recomendável que a caixa do serviço de busca também apareça em todas as outras páginas do portal.

8 Heurística 1 - Recomendações  Em links : utilizar textos que sejam auto-explicativos, com informações suficientes sobre o conteúdo do endereço apontado. não usar expressões como “Clique aqui”. marcar o texto (nome da empresa, título da página, assunto etc.) e não o endereço URL. identificar de forma diferente links para endereços externos ao portal. em listas de links, é recomendável fazer comentários sobre os endereços apontados.

9 Heurística 2 - Projeto estético e minimalista  Esta heurística refere-se às características que possam dificultar ou facilitar a leitura e a compreensão do conteúdo disponível no portal.  Dentre essas características, destacam-se a legibilidade, a estética e a densidade informacional.

10 Heurística 2 - Recomendações  Ocupar de 50 a 80% da página com conteúdo (preferencialmente, 80%).  Ocupar no máximo 20% da página com informações sobre a navegação.  Evitar frames, pois diminuem o espaço disponível para apresentação de conteúdo.  Usar hipertexto para dividir as informações em várias páginas ou níveis de detalhamento.  Usar pequenos parágrafos, subtítulos e listas.

11 Heurística 2 - Recomendações  Agrupar os diferentes tipos de informações disponíveis na página, apresentando as mais importantes em primeiro lugar.  Usar espaço em branco para separar conteúdos ou assuntos diferentes.  Fornecer apenas informação útil aos usuários.  Remover os elementos não relacionados às tarefas realizadas pelos usuários.

12 Heurística 2 - Recomendações  Não usar propaganda. Se for necessária, utilizar parte do espaço anteriormente destinado à navegação, e não do espaço destinado ao conteúdo.  Evitar imagem ou texto animados, pois distraem o usuário e parecem propaganda. Se forem necessários, devem ser processados apenas algumas vezes.  Não usar imagens tridimensionais.  Evitar desenhos ou texturas no fundo da página. O fundo não deve chamar mais atenção do que a informação.  Usar um conjunto limitado de cores.

13 Heurística 2 - Recomendações  Contrastar letras com o fundo (melhor utilizar fundo claro, de cor neutra ou branca, com texto escuro).  Usar no máximo dois tipos de fontes.  Usar tamanho de fonte legível.  Testar vários tamanhos de fonte para ser o padrão. Os tamanhos 10, 12 e 14 são os mais comuns.  Não usar caixa alta em excesso.caixa alta

14 Heurística 3 - Controle do Usuário  Esta heurística relaciona-se ao controle que o usuário sempre deve ter sobre o processamento de suas ações pelo portal.

15 Heurística 3 - Recomendações  Possibilitar o retorno à página anterior.  Possibilitar aos usuários interromper ou cancelar o processamento ou transação atual.  Não desviar para outra página, a não ser que o usuário solicite a mudança.  Não abrir janelas adicionais.  Restringir a pesquisa dos serviços de busca apenas ao conteúdo do portal.  Não usar plug-ins auto-instaláveis.plug-ins

16 Heurística 4 - Flexibilidade e Eficiência de Uso  Esta heurística diz respeito à capacidade do portal em se adaptar ao contexto e às necessidades e preferências do usuário, tornando seu uso mais eficiente.

17 Heurística 4 - Recomendações  Não usar páginas sem conteúdo útil, como por exemplo páginas apenas com mensagens do tipo "Seja bem-vindo ao portal tal".  Oferecer serviço de busca para pesquisa das páginas do portal, incluindo a possibilidade de verificação ortográfica dos termos digitados em sua caixa de entrada de dados.  Nos resultados de pesquisa do serviço de busca, apresentar os melhores em primeiro lugar, sendo desnecessário o uso de porcentagens ou graus de acerto.

18 Heurística 4 - Recomendações  Se não forem encontrados documentos com o termo digitado na caixa de entrada de dados do serviço de busca, oferecer lista com sugestões de palavras mais próximas.  Projetar a caixa de entrada de dados do serviço de busca para caber duas, três ou mais palavras.  Ressaltar as palavras encontradas nos documentos da lista de resultados do serviço de busca.  Evitar rolagem horizontal da tela.  Projetar as páginas de acordo com a resolução dos monitores de vídeo disponíveis aos usuários.

19 Heurística 4 - Recomendações  Projetar a página considerando o tempo de download nos computadores disponíveis aos usuários,menos de dez segundos para download de arquivos.  Se o download de arquivos for demorar mais do que dez segundos, informar o tamanho do arquivo ao usuário.  Para textos extensos, oferecer a opção de impressão ou download de arquivo. A leitura de textos muito extensos na tela do computador torna-se cansativa para o usuário.  Minimizar a quantidade de cliques necessários para o usuário conseguir o conteúdo final ou informação útil. É recomendável não ultrapassar quatro cliques.

20 Heurística 5 - Prevenção de erros  Esta heurística relaciona-se a todos os mecanismos que permitem evitar ou reduzir a ocorrência de erros, assim como corrigir os erros que porventura ocorram.

21 Heurística 5 - Recomendações  Não usar páginas com a expressão “em construção”. O portal deve apresentar apenas o que já está pronto para ser acessado pelo usuário.  Não liberar portal parcialmente pronto.  Remover dados/páginas desatualizados, como por exemplo, páginas convidando os usuários para participarem de eventos que já ocorreram.  Oferecer páginas de ajuda para os usuários inexperientes.  Não usar URLs muito extensas ou sem significado.

22 Heurística 5 - Recomendações  Evitar hífens ou outros caracteres especiais no endereço das páginas. É preferível justapor duas ou mais palavras, ou abreviá-las.  Usar apenas letras minúsculas no endereço das páginas.  Fornecer mensagens de erro orientadas a tarefas, com sugestões ou instruções simples e construtivas para a correção do erro.  Utilizar mensagens de erro sucintas, precisas, com termos específicos e vocabulário neutro, não repreensivo.  Evitar frames, pois podem causar erros na impressão do conteúdo da página ou na marcação da página como um endereço favorito (bookmark).bookmark

23 Heurística 6 - Consistência  Consistência refere-se à homogeneidade e coerência na escolha de opções durante o projeto da interface do portal (denominação, localização, formato, cor, linguagem). Contextos ou situações similares devem ter tratamento e/ou apresentação similares.

24 Heurística 6 - Recomendações  Usar sempre a mesma terminologia e a mesma localização de elementos comuns nas páginas de conteúdo, nas páginas de ajuda ao usuário e nas mensagens de erro.  O comportamento do cursor deve ser consistente em todos os campos de entrada de dados, isto é, o cursor deve saltar automaticamente de um campo a outro ou aguardar Enter ou Tab do usuário.EnterTab  Verificar se os títulos ou cabeçalhos das páginas correspondem exatamente aos termos utilizados nos links que apontam para essas páginas.  Evitar instruções HTML não padronizadas.

25 Heurística 6 - Recomendações  Usar um estilo padrão para o projeto das páginas (leiaute, cores, fontes, formatos de campos e mensagens).  Selecionar as cores e o leiaute das páginas dentro de um contexto geral e de forma consistente em todas as páginas.  Evitar sair do padrão web de cores para links : azul para link não visitado e púrpura para link já visitado.  Destacar palavras ou trechos importantes, com o cuidado de não sublinhar em azul trechos ou palavras que não sejam links. É recomendável não sublinhar nada que não possa ser clicado.

26 Heurística 7 - Compatibilidade com o contexto  Esta heurística refere-se à correlação direta entre o portal e seu contexto de aplicação. As características do portal devem ser compatíveis com as características dos usuários e das tarefas que estes pretendem realizar com o portal.

27 Heurística 7 - Recomendações  A estrutura do Portal deve ser determinada pelas tarefas que os usuários pretendem realizar por meio do portal.  Evitar estrutura linear (ordem numérica ou alfabética). As informações devem ser apresentadas seguindo uma ordem lógica relacionada à tarefa a realizar.  Verificar erros de grafia, tomando como base a gramática do idioma utilizado e o glossário de termos técnicos de uso corrente na instituição.

28 Heurística 7 - Recomendações  Não usar linguagem de marketing. O enfoque do portal corporativo deve ser o conteúdo e não a propaganda.  Não usar novos termos quando os termos padronizados forem bem conhecidos pelos usuários.  Utilizar palavras da linguagem natural e/ou técnica corporativa que sejam familiares aos usuários.  Usar formato de data e unidades de medida de acordo com o padrão normalmente utilizado na instituição ou país.

29 Heurísticas para avaliação de usabilidade de portais corporativos Obrigado !


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