A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Célula Biologia 10.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Célula Biologia 10."— Transcrição da apresentação:

1 A Célula Biologia 10

2 Índice Personalidades que contribuiram para o aprofundamento do conhecimento da célula slide 3 Teoria Celular slide 8 Organização das Células slide 9 Constituição de uma célula animal slide 10 Constituição de uma célula vegetal slide 11 Componentes Celulares – Funções slide 12 Constituintes Básicos slide 15

3 Inventou o 1º microscópio composto
Personalidades que contribuiram para o aprofundamento do conhecimento da célula Jansen (1590) Hokke (1665) Inventou o 1º microscópio composto Descobriu que a lâmina de cortiça que examinou era constítuida por cavidades poliédricas, as quais chamou células.

4 Observou pela 1º vez um bactéria.
Van Leeuwenhoek (1676) Brown (1833) Observou pela 1º vez um bactéria. Observou pela 1ª vez o núcleo e constantou que este era constante em todas a células

5 Schleiden e Schwann (1838/1839)
Haeckel (1840) Descobriu que o núcleo é reponsável pela transição dos caracteres hereditários. Enunciaram a Teoria Nebular

6 Sutton (1903) Estabeleceu a Teoria Cromossónica da Hereditariedade
L.K. Virchow (1855) Sutton (1903) Estabeleceu a Teoria Cromossónica da Hereditariedade Estabeleceu que todas as células derivam de uma pré- existente.

7 Conclui que a síntese da proteina se efectua no citoplasma
J.Monod (1965) Conclui que a síntese da proteina se efectua no citoplasma

8 Teoria Celular A célula é a unidade estrutural e funcional de todos os organismos. Desta resultam todos os processos que ocorrem no organismo através de actividades interdepêndentes; As novas células formam-se a partir de células pré-existentes; A célula é a unidade de reprodução e de hereditariedade dos seres vivos.

9 Organização das células
Células Procarióticas Células Eucarióticas Possuem um núcleo simple e desorganizado Possuem um núcleo complexo e organizado

10 Constituição de uma célula animal

11 Constituição de uma célula vegetal

12 Componentes Celulares - Funções
Membrana Plasmática – é responsável pela troca de substâncias entre o meio extracelular e o meio intracelular. Núcleo – controlo da actividade celular Mitocôndrias – estão envolvidos em processos de obtenção de energia por parte da célula. Cloroplastro – armazenamento de pigmentos envolvidos na fotossíntese.

13 Vacúolo – armazenamento de proteínas, açucares, gases, pigmentos ou outras substâncias.
Parede Celular – proteção e suporte das células vegetais e bactérias. Centríolos – divisão celular Retículo Endoplasmático – síntese de proteínas, lípidos e hormonas. E também tem a função de transporte de proteínas e outras substâncias.

14 Aparelho de Golgi – está envolvido em fenómenos de secreção.
Lisossomas – decomposição de moléculas e estruturas celulares. Ribossomas – síntese de proteínas Citosqueleto – manter a forma da célula

15 Constituintes Básicos

16 Reações dos Constituintes Básicos
Reações de condensação – ocorrem quando os monómeros ligam-se aos polimeros e é libertado e formado uma molécula de água. ( Processo de Polimerização ) Reações de hidrólise – ocorre quando à uma quebra no ponto de hidrogénio de um polimer, e este afasta-se/separa-se do monómero. ( Processo de Despolimerização )

17 Água – H20 A água juntamente com os sais minerais originam os compostos inorgânicos. Funções da água: Transporte de substâncias; Reguladora da temperatura dos seres vivos; Dissolução da maioria das substâncias celulares.

18 Compostos Orgânicos Aminoácidos Péptidos Proteínas
Prótidos Aminoácidos Péptidos Proteínas Formam-se a partir de 2 ou mais aminoácidos, o grupo amina de um liga-se ao grupo amina do outro, libertando uma molécula de água. Esta ligação chama-se Ligação Peptídica. São constituidos por uma ou mais cadeias de poliptetidicas que podem ter 4 tipos de estrutura: - Primária; - Secundária; - Terceária; - Quaternária Os aminoácidos possuem um grupo amina (NH2), um grupo carboxilo (COOH) e um grupo radical que varia de aminoácido para aminoácido.

19 Função Enzimática Função Estrutural Função de Transporte
Funções dos Prótidos : Função Enzimática Função Estrutural Função de Transporte Função de Defesa Função Reguladora Função Contráctil

20 Glícidos Formados por O, C e H Unidade estrutural dos glícidos
Polissacarídeos Monossacídeos Oligossacarídeos Unidade estrutural dos glícidos Constitução: 3C – trioses 4 C – tetraoses 5C – pentoses (glicose) 6 C – heptoses (frutose) Conjunto de 2 a 10 monossacarídeos que estam interligados entre si. 2 monossacarídeos dissacarídeos 3 monossacarídeos trissacarídeos Conjunto de mais de 10 monossacarídeos que estam interligados entre si.

21 As ligações covalentes chamam-se ligações glicosídicas
... Monossacarídeos Oligossacarídeos Polissacarídeos As ligações covalentes chamam-se ligações glicosídicas

22 Funções dos glícidos : Funções energéticas Funções estruturais

23 Lípidos Glicerol Ácidos Gordos Fosfolípidos
Lípidos de Reserva Lípidos Estruturais Lípidos Reguladores Glicerol Ácidos Gordos Fosfolípidos Intervém nos processos de regulação do organismo, por exemplo, a testoteronas e a progesterona. São moléculas anfipáticas, ou seja, possuem uma parte hidrofíbica e uma hidrofóbica.

24 linear de carbonos, com 1 grupo terminal de carboxilo.
Ácool constítuido por 3 grupos de hidroxilo (HO). As suas ligações denominam–se de ligações de éster. Glicerol Ácidos Gordos constítuida por uma cadeia linear de carbonos, com 1 grupo terminal de carboxilo. Chamamos às ligações duplas e/ou triplas de insaturados e às ligações simples chamamos saturados.

25 Função Energética Função Reguladora Função Estrutural
Funções dos lípidos: Função Energética Função Reguladora Função Estrutural

26 Nota: Os ácidos nucleidos estão envolvidos no controlo celular.
Ácidos Nucleicos Constituição: Base pode ser de anel simples ou de anel duplo. Pentose pode ser desoxirribose (ADN) ou ribose (RNA). Fosfato Base Pentose Nota: Os ácidos nucleidos estão envolvidos no controlo celular.

27 Ácidos Nucleicos Desoxirribose (ADN) Ribose (RNA) Bases Azotadas:
Adenina Guanina Citosina Tinina Sequências: A-T ou T-A C-G ou G-C Bases Azotadas: Adenina Guanina Citosina Uracilo Sequências: A-U ou U-A C-G ou G-C


Carregar ppt "A Célula Biologia 10."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google