A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Biologia 10.  Personalidades que contribuiram para o aprofundamento do conhecimento da célulaslide 3 Personalidades que contribuiram para o aprofundamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Biologia 10.  Personalidades que contribuiram para o aprofundamento do conhecimento da célulaslide 3 Personalidades que contribuiram para o aprofundamento."— Transcrição da apresentação:

1 Biologia 10

2  Personalidades que contribuiram para o aprofundamento do conhecimento da célulaslide 3 Personalidades que contribuiram para o aprofundamento do conhecimento da célulaslide 3  Teoria Celularslide 8 Teoria Celularslide 8  Organização das Células slide 9 Organização das Células slide 9  Constituição de uma célula animal slide 10 Constituição de uma célula animal slide 10  Constituição de uma célula vegetal slide 11 Constituição de uma célula vegetal slide 11  Componentes Celulares – Funções slide 12 Componentes Celulares – Funções slide 12  Constituintes Básicos slide 15 Constituintes Básicos slide 15

3 Inventou o 1º microscópio composto Jansen (1590) Hokke (1665) Descobriu que a lâmina de cortiça que examinou era constítuida por cavidades poliédricas, as quais chamou células.

4 Observou pela 1º vez um bactéria. Observou pela 1ª vez o núcleo e constantou que este era constante em todas a células Van Leeuwenhoek (1676) Brown (1833)

5 Schleiden e Schwann (1838/1839) Haeckel (1840) Enunciaram a Teoria Nebular Descobriu que o núcleo é reponsável pela transição dos caracteres hereditários.

6 L.K. Virchow (1855) Estabeleceu que todas as células derivam de uma pré- existente. Estabeleceu a Teoria Cromossónica da Hereditariedade Sutton (1903)

7 J.Monod (1965) Conclui que a síntese da proteina se efectua no citoplasma

8  A célula é a unidade estrutural e funcional de todos os organismos. Desta resultam todos os processos que ocorrem no organismo através de actividades interdepêndentes;  As novas células formam-se a partir de células pré-existentes;  A célula é a unidade de reprodução e de hereditariedade dos seres vivos.

9 Células Procarióticas Células Eucarióticas Possuem um núcleo simple e desorganizado Possuem um núcleo complexo e organizado

10

11

12  Membrana Plasmática – é responsável pela troca de substâncias entre o meio extracelular e o meio intracelular.  Núcleo – controlo da actividade celular  Mitocôndrias – estão envolvidos em processos de obtenção de energia por parte da célula.  Cloroplastro – armazenamento de pigmentos envolvidos na fotossíntese.

13  Vacúolo – armazenamento de proteínas, açucares, gases, pigmentos ou outras substâncias.  Parede Celular – proteção e suporte das células vegetais e bactérias.  Centríolos – divisão celular  Retículo Endoplasmático – síntese de proteínas, lípidos e hormonas. E também tem a função de transporte de proteínas e outras substâncias.

14  Aparelho de Golgi – está envolvido em fenómenos de secreção.  Lisossomas – decomposição de moléculas e estruturas celulares.  Ribossomas – síntese de proteínas  Citosqueleto – manter a forma da célula

15

16  Reações de condensação – ocorrem quando os monómeros ligam-se aos polimeros e é libertado e formado uma molécula de água. ( Processo de Polimerização )  Reações de hidrólise – ocorre quando à uma quebra no ponto de hidrogénio de um polimer, e este afasta-se/separa-se do monómero. ( Processo de Despolimerização )

17  A água juntamente com os sais minerais originam os compostos inorgânicos. Funções da água:  Transporte de substâncias;  Reguladora da temperatura dos seres vivos;  Dissolução da maioria das substâncias celulares.

18 Prótidos ProteínasPéptidosAminoácidos Os aminoácidos possuem um grupo amina (NH2), um grupo carboxilo (COOH) e um grupo radical que varia de aminoácido para aminoácido. Formam-se a partir de 2 ou mais aminoácidos, o grupo amina de um liga-se ao grupo amina do outro, libertando uma molécula de água. Esta ligação chama- se Ligação Peptídica. São constituidos por uma ou mais cadeias de poliptetidicas que podem ter 4 tipos de estrutura: - Primária; - Secundária; - Terceária; - Quaternária

19  Funções dos Prótidos : Função Enzimática Função Estrutural Função de Transporte Função de Defesa Função Reguladora Função Contráctil

20 Polissacarídeos Formados por O, C e H Oligossacarídeos Monossacídeos Unidade estrutural dos glícidos Constitução: 3C – trioses 4 C – tetraoses 5C – pentoses (glicose) 6 C – heptoses (frutose) Conjunto de 2 a 10 monossacarídeos que estam interligados entre si. 2 monossacarídeos dissacarídeos 3 monossacarídeos trissacarídeos Conjunto de mais de 10 monossacarídeos que estam interligados entre si.

21 Monossacarídeos Oligossacarídeos Polissacarídeos As ligações covalentes chamam-se ligações glicosídicas

22  Funções dos glícidos : Funções energéticas Funções estruturais

23 Lípidos de ReservaLípidos EstruturaisLípidos Reguladores Glicerol Ácidos Gordos Fosfolípidos São moléculas anfipáticas, ou seja, possuem uma parte hidrofíbica e uma hidrofóbica. Intervém nos processos de regulação do organismo, por exemplo, a testoteronas e a progesterona.

24  Glicerol  Ácidos Gordos constítuida por uma cadeia linear de carbonos, com 1 grupo terminal de carboxilo. Chamamos às ligações duplas e/ou triplas de insaturados e às ligações simples chamamos saturados. Ácool constítuido por 3 grupos de hidroxilo (HO). As suas ligações denominam–se de ligações de éster.

25  Funções dos lípidos: Função Energética Função Reguladora Função Estrutural

26 Constituição: Pentose Fosfato Base Base pode ser de anel simples ou de anel duplo. Pentose pode ser desoxirribose (ADN) ou ribose (RNA). Nota: Os ácidos nucleidos estão envolvidos no controlo celular.

27 Desoxirribose (ADN) Bases Azotadas:  Adenina  Guanina  Citosina  Tinina Sequências: A-T ou T-A C-G ou G-C Ribose (RNA) Bases Azotadas:  Adenina  Guanina  Citosina  Uracilo Sequências: A-U ou U-A C-G ou G-C


Carregar ppt "Biologia 10.  Personalidades que contribuiram para o aprofundamento do conhecimento da célulaslide 3 Personalidades que contribuiram para o aprofundamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google