A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Não entender a idade adulta como: - idade da estabilidade, da autossuficiência, do domínio, do ter chegado lá... - da incapacidade para aprender, crescer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Não entender a idade adulta como: - idade da estabilidade, da autossuficiência, do domínio, do ter chegado lá... - da incapacidade para aprender, crescer."— Transcrição da apresentação:

1

2 Não entender a idade adulta como: - idade da estabilidade, da autossuficiência, do domínio, do ter chegado lá... - da incapacidade para aprender, crescer e transformar-se. Ver a idade adulta como - um processo a ser assumido como sujeito da própria história e vivido como vocação. - um estado de constante evolução marcado por relações, papéis a serem desempenhados. - um dinamismo marcado por crises, rupturas e reorganização da vida.

3 Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim (Chico Xavier).

4 Estamos maduros para amadurecer quando entramos na idade adulta, pois damos nascimento a nós mesmos a vida inteira. A vida inteira do indivíduo não é mais do que o processo de dar nascimento a si mesmo; na verdade teremos nascido plenamente quando morrermos (E. Fromm).

5 TEORIA DE ERIKSON A vida humana obedece a etapas de evolução. Tais etapas possuem características próprias a serem vividas e assumidas. Cada etapa é vencida por um momento de crise que leva a uma reorganização. Cada etapa é influenciada pelas condições físicas, relacionamentos situações sociais e vivências pessoais. A passagem de um estágio a outro não é automática. O amadurecimento espiritual e a evolução da fé estão ligados a estas situações. As marcas de cada etapa interferem diretamente na vida espiritual.

6

7 1.ª fase: JOVEM ADULTO (20-40 anos) Desafio da intimidade que consiste em entrar num relacionamento verdadeiro com os outros, encontrando equilíbrio entre isolamento e a comunicação. O AMOR é solução positiva da intimidade. 2.ª fase: METADE DA IDADE ADULTA (40-60 anos) Desafio da geratividade, na qual o adulto sente-se responsável pelo que criou, em todos os níveis. O equilíbrio a ser encontrado é entre a estagnação e a geratividade. A SOLICITUDE é a marca positiva desta fase. 3.ª fase: FIM DA VIDA ADULTA (60...) Desafio de reconciliar-se com a existência assim como foi vivida, realizando o equilíbrio entre o desespero e a integração. A SABEDORIA é sinal de vida integrada e feliz.

8

9 amar de modo oblativo, solidário e gratuito ter empatia com acolhimento e solidariedade viver na autonomia pessoal: proximidade e liberdade ter controle suficiente da vida emotiva integrar a sexualidade num projeto de vida guiado pelo amor autoaceitação por meio uma autoimagem normal adequado sentido da realidade: pessoal social e transcendente viver sem medos, dúvidas e ansiedade invencíveis ter uma visão projetiva de si e estabelecer metas viver a vida com alegria INDICADORES DE MATURIDADE HUMANA

10

11 Cultivar um olhar evangélico sobre o adulto, de simpatia: acolhimento incondicionado, sem preconceito (o primeiro adulto somos nós). Possibilitar ao adulto o resgate/ solidificação da auto-estima. Criar um clima de amizade e de gratuidade. Não infantilizar o adulto. Ele possui experiência rica diversificada. Sente-se dono de si e quer ser envolvido no processo de formação. Levar em conta a pessoa e o seu contexto. Responder às suas perguntas, partir de seus questionamentos e necessidades, pois busca a catequese por interesses concretos.

12 Atender às várias dimensões da vida adulta: realização, família, trabalho, luta, política, saúde, sofrimento, carências, morte. Propor uma catequese vivencial e não apenas doutrinal. Ajudar o adulto no desenvolvimento de sua resposta de fé. Não enquadrar, mas personalizar. Descobrir o kairós de cada um. Ajudar o adulto na interpretação de suas experiências vitais. Conciliar o pessoal e o comunitário. Sempre guiar-se pelo princípio da interação vida e formulação da fé.


Carregar ppt "Não entender a idade adulta como: - idade da estabilidade, da autossuficiência, do domínio, do ter chegado lá... - da incapacidade para aprender, crescer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google