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O que fazer e o que não fazer!

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Apresentação em tema: "O que fazer e o que não fazer!"— Transcrição da apresentação:

1 O que fazer e o que não fazer!
Power Point O que fazer e o que não fazer!

2 Power Point Contextualização Informação ao longo do tempo Necessidade de informação nos tempos atuais Princípios da comunicação Preparação de uma apresentação Erros e acertos em comunicação Tudo em um slide Começo e fim

3 Novas características ambientais e adaptação
How much informaton? 2002 Universidade de Berkley anos de Humanidade 5 hexabytes de informação Ano de 2002 30 anos Rádio 30 milhões de ouvintes passivos 15 anos Televisão 30 milhões de ouvintes passivos 10 anos 600 milhões de pessoas absorvendo e fornecendo informação WEB

4 Informações desnecessárias
2005 – 35 bilhões de mensagens (International Data Corporation) 2006 – 90% dos s em circulação são spam (O Estado de São Paulo) Acessibilidade “total” que conquistamos não implica que precisemos de tudo

5 Imediatismo da informação
Velocidade de transmissão do chip Samsung páginas de jornal/segundo WEB

6 Tempo Fator crítico contemporâneo
Apresentador – falta de tempo - Interlocutor Reter a atenção do interlocutor por mais tempo não é sinônimo de sucesso A sociedade se aprimora em selecionar o que lhe serve, deixando o que é irrelevante.

7 Atenção Constitucional - Déficit de atenção – por excesso de informação Desafio – despertar a atenção de pessoas saturadas de informação, principalmente as “multitarefas” Impaciência 15 minutos para apresentação

8 Decisões Veja, 2005 Apresentador Ouvinte ativo
itens com várias características que precisam ser comparadas. Decisão Ouvinte passivo Apresentador Prova de múltipla escolha Ouvinte ativo Decisão

9 Tangibilidade do conhecimento
“ Conhecimento não é tangível (compreensão de algo novo pelos sentidos), assim como as idéias ou estratégias”. Idéias e propostas – prescindem lógica e dados para serem sustentadas

10 Resumo de Novas características ambientais e adaptação
Ou você muda seus princípios e metodologias, ou sucumbe!!!!

11 Posturas comuns nos expositores
Reconhecimento (dedicação e esforço) notoriedade Ele é esforçado, mas o resultado é medíocre!!!!!!!!!!!!!! Explicita Levantamentos Pesquisas Estudos Análises Discussões Repetição do conteúdo Dedicação Esforço Google

12 Falta de tempo para a preparar a apresentação
Power Point

13

14 Princípios de Comunicação
Concisão “O mais valioso de todos os talentos é nunca usar duas palavras quando apenas uma resolve.” Thomas Jefferson

15 Artigo impresso em apenas uma página
Watson & Crick, 1953 Descoberto do DNA Artigo impresso em apenas uma página

16 Simplicidade bom senso
adicionar o que faz sentido - subtraindo o óbvio Treinamento em grandes corporações 12 slides por hora / 7 palavras / slide

17 Conhecimento Informações: são endossadas por relevância e sentido
Conhecimento: é informação combinada com experiência, contextualizada, interpretada e refletida “Pensar é a tarefa mais árdua que existe, por isso tão poucos se dedicam a fazê-lo.” Henry Ford

18 Passos de preparação 1 – Arquitetura do conhecimento: raciocínio, concentração, comprometimento e pensamento abrangente. 2 – Limpeza! Elimine o desnecessário. Na abertura, deixe os objetivos claros para impactar mais a apresentação. 3 – Evitar jargões e modismos. 4 – Objetividade. Vá direto ao ponto. 5 – Tangibilidade. Concentre-se nos diferenciais relaci0onados com a proposta da apresentação, de forma a fortalecer a sua argumentação.

19 Expressão visual 1 – O Power Point não inicia o processo, encerra-o. 2- O Power Point não é uma ferramenta de raciocínio, e sim, de expressão de raciocínios, de forma a facilitar o entendimento da audiência. Portanto, simplicidade é fundamental. 3 – Facilidade: fácil manejo, permite modificações de última hora, é conversível em múltiplas mídias, facilita explicação de temas complexos. Estrutura lógica da apresentação Organização mental do conhecimento Exibição das idéias Produção da apresentação

20 Erros comuns Se deixar levar pela beleza dos efeitos de mídia e permitir que isto seja o fator de impacto da apresentação. Usar o “ método Frankstein”: reciclar slides de outras apresentações, camuflando a insegurança de quem não raciocinou direito antes de preparar a exposição. Letras pequenas, impossibilitando a leitura (50,9%). Sentenças longas ao invés de pontos-chaves (47,8%). Slides difíceis de visualizar devido à escolha de cores (37%). Uso de sons perturbadores (22%) “ o compreensível está anos-luz à frente do belo” “ o bom design é o pensamento claro tornado visível”

21 Sugestões para produção de apresentações em Power Point
Tabelas: não devem conter muita informação, mas o fundamental para as conclusões. Gráficos: substituem as tabelas com vantagem. Ícones: ESQUEÇA! Infantiliza a apresentação. Justificável quando representa a atividade ou instituição. Imagens: podem substituir mil palavras, mas é preciso adequá-las à apresentação. Movimento: somente para temas complexos onde a sequência é importante. Transição de slides: CAMPEÃO DE INUTILIDADE Unificação de mídias: Flash, 3D, GIF, vídeo ..... Associação visual de textos com imagens Todo raciocínio em um slide Arrumar tempo para fazer a apresentação

22 Ensaie, ensaie, ensaie, ensaie ......
Relembrando: Briefing Reflexão Estrutura e organização Anotações (fatore-chaves de retenção) Processo de raciocínio em uma página Confirmação da fala com exemplos que a sustentem, de forma breve (e referida) Quanto mais curto melhor Organização em blocos e sequência de exposição Apresentação em um slide Contextualize ao publico (seu público acha que faz “ sentido?”) Deixe a expressão visual por último Ensaie, ensaie, ensaie, ensaie “ Se você falha em preparar-se, está se preparando para falhar”. Michael Fors


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