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O que fazer e o que não fazer

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Apresentação em tema: "O que fazer e o que não fazer"— Transcrição da apresentação:

1 O que fazer e o que não fazer
Comunicação Empresarial aula 10

2 Lembre-se: Você está num palco
Para falar em público você está pisando em um palco num sentido literal, onde o colorido e as suas expressões idiomáticas se sobrepõem à sua linguagem técnica, profissional. Nunca é suficiente ter algo de valor a dizer. fazer uso de palavras e imagens para atingir corações e mentes. É preciso ter talento e estilo; se você pretende interessá-los, seu discurso deve brilhar .

3 PENSE COMO UM OUVINTE Coloque-se no lugar do seu público;
pense em coisas que tenham um efeito positivo e que permaneçam em suas mentes.

4 CONTE HISTÓRIAS As suas histórias devem apoiar a sua mensagem ou pelo menos uma das submensagens.

5 APRESENTE ILUSTRAÇÕES
Transforme palavras importantes idéias e conceitos em imagens ; fique certo de que as pessoas viram tudo aquilo que você quer que se lembrem; Seu material visual deve ser simples, original e digno de nota; Escreva pouco – teste da camiseta. Descomplique: não tente sobressair muito

6 UTILIZE A EMOÇÃO PARA DAR EFEITO
Paixão vale mais do mil técnicas; Seja sincero. Seja apaixonado pela sua mensagem e pela sua platéia;

7 APROVEITE OS CURTOS ESPAÇOS DE ATENÇÃO
Variação da atenção numa apresentação – tem tendência de queda; Avise que vai terminar; Apresente seus pontos mais importantes no início e no final , principalmente no final; Guarde as imagens importantes para o final; Faça sessões mais curtas.

8 ESCREVA COMO UM ORADOR FLUENTE
Construa argumentos; Escreva para ser ouvido; O argumento: 1) é um caminho no ritmo do apresentador 2) é ouvido apenas uma vez 3) é ouvido na ordem apresentada. Crie uma ponte sobre o vazio. Fale sempre com naturalidade.

9 ESCOLHA SUAS PALAVRAS COM CUIDADO
Linguagem deve ser simples e pessoal mesmo quando estiver falando para um público especializado; Encontre as suas palavras certas e a sua maneira de expressá-las. Escolha as cores emocionais das palvras. Encontre frases fortes e palavras fortes.

10 PALAVRAS QUE FAVORECEM
-descoberta -garantia -amor - provado - segurança - nós - fácil - saúde - dinheiro - resultado - economizar - você

11 Regra do 5 para 1 Para cada EU diga cinco Nós ou SEUS;

12 UTILIZE IMAGENS PARA MAXIMIZAR IMPACTOS
Imagens são a implantação de palavras que evocam figuras nas mentes para ilustrar os pensamentos do orador . Tente ENVOLVER seus ouvintes. Uma imagem mental vale por mil palavras. Uma imagem pode levar o argumento adiante com muito mais força e convicção do que a pura razão.

13 TENHA RITMO Palavras de ligação , de transição – naturalmente, por falar nisso, todavia, vejam vocês, muito bem . A regra de três – enumerar 3 idéias Sentenças paralelas Repetição da idéia com emoção.

14 Recursos audiovisuais

15 Como devem ser

16 Quais são

17 GRÁFICOS E CORES 1- GRÁFICOS = Facilitam a compreensão e interpretação de dados numéricos..

18 2- MAPAS Facilitam o acompanhamento e fixação através da orientação geográfica dos participantes. Os mapas devem ressaltar o que for relevante, isto é, conter somente as informações necessárias, evitando detalhes e excesso de texto. Procure enfatizar os itens mais importantes através do uso de diferentes cores.

19 3- FIGURAS/ ÍCONES/ DESENHOS/ IMAGENS =
Ilustram uma idéia, facilitando a retenção e fixação de uma informação importante. tudo o que for mostrado deve ter uma relação estreita e imediata com os conceitos apresentados. Certifique-se de que o recurso que você irá utilizar será adequado para a apresentação de uma determinada imagem.

20 TABELAS Facilitam a comparação entre dois ou mais itens e consequentemente a identificação de diferenças e semelhanças. Permitem a visualização rápida e análise de vários itens simultaneamente. Coloque somente o que for essencial em uma tabela, para que ela não fique poluída, dificultando a interpretação dos dados. Lembre-se de que os itens contidos em uma tabela devem ser lidos pelos presentes; portanto, fique atento ao tamanho da fonte utilizada (fator visibilidade).

21 5- TEXTOS Devem permitir a leitura rápida de uma idéia, portanto devem ser facilmente legíveis. Evite textos longos; prefira blocos separados. Use fonte “limpas”, com traços lineares, sem enfeites. Para títulos, fonte “Arial” ou “Tahoma”, tamanhos entre 36 e 44. Para textos, as mesmas fontes ou ainda “Times New Roman”, tamanhos entre 20 e 28, dependendo da quantidade de texto a ser inserida.

22 6- CORES Ilustram o material. podem prejudicar uma apresentação.
diferentes cores transmitem diferentes idéias as cores escolhidas devem estar em harmonia entre si, com a mensagem, com a ocasião e com o público alvo faça uma simulação prévia para verificar se aquela é a melhor cor a ser utilizada as cores devem ser repetidas nas várias telas, caso elas refiram-se à mesma variável ( ex. ano, mês, número de pessoas, títulos, sub títulos etc.).

23 7- PRINCÍPIOS GERAIS Centro de Interesse: selecione o estímulo principal e procure destacá-lo do todo, usando uma cor ou intensidade cromática diferente, mudança de tamanho ou de fonte, etc. Blocos: evite textos longos, procure reunir as informações em blocos. Equilíbrio: procure criar uma sensação de equilíbrio, dispondo texto, objetos e figuras harmoniosamente. Proporção: estabeleça uma relação adequada entre o tamanho das partes e o tamanho do todo. Contraste: procure fazer oposição de cores, formas e linhas para conseguir bons efeitos que chamam a atenção.

24 RESPONDENDO PERGUNTAS
Antecipe algumas perguntas. Ouça a pergunta com atenção; Identifique a pergunta pela ordem Seja paciente Parefraseie a pergunta Divida a pergunta longa Relacione com sua apresentação Evite conflitos Atenda o máximo Diga que não sabe Responda sucintamente Demonstre sempre cordialidade.


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