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O Planejamento das Dragagens no Porto do Rio Grande: Engenharia, Tecnologia e Áreas de Despejos III Seminário Nacional Sobre Dragagens Portuárias no Brasil.

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1 O Planejamento das Dragagens no Porto do Rio Grande: Engenharia, Tecnologia e Áreas de Despejos III Seminário Nacional Sobre Dragagens Portuárias no Brasil Newton Quintas

2 Brasil Localização Rio Grande Imagens obtidas do satélite Landsat7

3 Superporto Porto Novo São José do Norte Principais Áreas do Porto Organizado

4 Porto Organizado do Rio Grande Edição a partir de Imagem obtida do satélite Landsat7

5 Profundidade 14,0 m (+0,5 m) Largura de 200 m Calado de 40 Características Atuais dos Canais e Bacia de Evolução Profundidade 5,0 m (+0,5 m) Largura de 100 m Calado de 17 Profundidade 10,5 m (+0,5 m) Largura de 200 m Calado de 31

6 Características do Solo Considerando-se o tamanho médio de grão, em amostras superficiais: Considerando-se o tamanho médio de grão, em amostras superficiais: 65,80 % Silte 65,80 % Silte 20,27 % Argila 20,27 % Argila 7,60 Areia Fina 7,60 Areia Fina 5,06 % Areia Muito Fina 5,06 % Areia Muito Fina 1,27 % Areia Média 1,27 % Areia Média

7 Características do Solo Amostras obtidas via testemunhagem: Amostras obtidas via testemunhagem: 70,37 % Sedimentos classificados como Silte 70,37 % Sedimentos classificados como Silte 27,17 % Sedimentos classificados como Argila 27,17 % Sedimentos classificados como Argila Os sedimentos classificados como Areia foram pouco observados. Os sedimentos classificados como Areia foram pouco observados.

8 Condições Climáticas – Trecho A Clima de Ondas: O clima de ondas é fortemente dominado pelas ondas dos quadrantes ESSE-SSE. O clima de ondas é fortemente dominado pelas ondas dos quadrantes ESSE-SSE. Alturas máximas: 47,46% = 2,3m a 3,8m. Alturas máximas: 47,46% = 2,3m a 3,8m. Alturas significativas: 45,91% = 1,7m a 3,6m. Alturas significativas: 45,91% = 1,7m a 3,6m.

9 Condições Climáticas – Trecho A Ventos: A ocorrência de ventos é predominante no quadrante NNE-ENE = 36%. A ocorrência de ventos é predominante no quadrante NNE-ENE = 36%. Velocidades médias situadas entre 12 e 15 nós. Velocidades médias situadas entre 12 e 15 nós. Velocidades máximas registradas de 40 nós. Velocidades máximas registradas de 40 nós. Rajadas máximas de até 60 nós. Rajadas máximas de até 60 nós.

10 Condições Climáticas e a Dragagem A Barra do Rio Grande é historicamente considerada como uma das mais traiçoeiras e imprevisíveis entradas de portos da América do Sul.A Barra do Rio Grande é historicamente considerada como uma das mais traiçoeiras e imprevisíveis entradas de portos da América do Sul. As características são especialíssimas nessa Barra: ali são encontradas, constantemente, correntes marítimas conflitantes, ventos fortes e ondas de alturas significativas.As características são especialíssimas nessa Barra: ali são encontradas, constantemente, correntes marítimas conflitantes, ventos fortes e ondas de alturas significativas.

11 Condições Climáticas e a Dragagem Essas são as condições a serem enfrentadas pelas dragas na realização dos serviços de dragagem no Canal de Acesso – parte dos serviços são executados em pleno oceano.Essas são as condições a serem enfrentadas pelas dragas na realização dos serviços de dragagem no Canal de Acesso – parte dos serviços são executados em pleno oceano. A especificação da draga deverá levar em consideração tais condições de mar, de ventos e de correntes provenientes do fluxo de deságüe do canal, somadas a maré de enchente.A especificação da draga deverá levar em consideração tais condições de mar, de ventos e de correntes provenientes do fluxo de deságüe do canal, somadas a maré de enchente. Potência da embarcação para atender simultaneamente a propulsão e os serviços de dragagem.Potência da embarcação para atender simultaneamente a propulsão e os serviços de dragagem.

12 As Condições Locais e a Draga As dragas a serem disponibilizadas e utilizadas nos serviços de dragagem devem ser, obrigatoriamente, do tipo Draga Autotransportadora (Hopper dredgers), dotada de sistema de posicionamento eletrônico tipo DGPS, com classificação de navegação irrestrita (Alto Mar / Off-shore), com capacidade mínima de cisterna de 4.800m3.As dragas a serem disponibilizadas e utilizadas nos serviços de dragagem devem ser, obrigatoriamente, do tipo Draga Autotransportadora (Hopper dredgers), dotada de sistema de posicionamento eletrônico tipo DGPS, com classificação de navegação irrestrita (Alto Mar / Off-shore), com capacidade mínima de cisterna de 4.800m3. Tais especificações são obrigatórias para os serviços a serem contratados, considerando que a que os serviços de dragagem serem de grande volume (em cada etapa) e a disposição do material dragado ser efetuada em alto mar, numa distância mínima de 12 milhas.Tais especificações são obrigatórias para os serviços a serem contratados, considerando que a que os serviços de dragagem serem de grande volume (em cada etapa) e a disposição do material dragado ser efetuada em alto mar, numa distância mínima de 12 milhas.

13 Tipos de equipamentos de dragagem O Porto do Rio Grande desenvolveu tradição nos serviços de dragagem desde 1907 O Porto do Rio Grande desenvolveu tradição nos serviços de dragagem desde 1907

14 Tipos de equipamentos de dragagem Draga Gov. Dornelles – draga de alcatruzes Draga Gov. Dornelles – draga de alcatruzes Construída na década de 50 e em operação

15 Tipos de equipamentos de dragagem Dragas Macapá e Boa Vista I Dragas Macapá e Boa Vista I Dragas Hopper ou Autotransportadoras Utilizadas na dragagem de Rio Grande no período 2000/2007

16 Tipos de equipamentos de dragagem Dragas Macapá e Boa Vista I Dragas Macapá e Boa Vista I Dragas hopper ou autotransportadoras Utilizadas na dragagem de Rio Grande no período 2000/2007

17 Tipos de equipamentos de dragagem Draga de Sucção e Recalque - Cutter Suction Dredger Draga de Sucção e Recalque - Cutter Suction Dredger Parque de dragagem da SPH/Governo RS

18 Licenciamento Ambiental Licenciamento junto ao IBAMA (1997 a 2013): Licenciamentos ambientais (transf. LOD/LOP) A dragagem passou a ser uma atividade rotineira do porto e deixou de ser uma ação excepcional na gestão ambiental. Adoção de procedimentos padrões para a execução de serviços de dragagem (manutenção e aprofun.) - Termos de referência para licitações - Qualificação das empresas executoras - Método executivo - Procedimentos aprovados e condenados - Critérios de fiscalização - Medições dos serviços

19 As Dragagem do Porto do Rio Grande Março/Junho Jul/Set-Nov/Dez Janeiro/Junho Junho/Setembro Abril/Julho Junho/Dezembro Janeiro/Junho Ano Manutenção Valor Período Volume total: m 3 Valor total : ,00

20 Recuperação da Bacia do Porto Novo de 200m para 300 m Investimentos Previstos: 5,1 milhões m3 / R$ 61,2 milhões para recuperação da Bacia e 3,8 milhões m3 / R$ 45,6 milhões para aprofundamento Atual bacia e canal Projetos em Desenvolvimento Aprofundamento do Canal do Porto Novo de 31 para 40

21 Construção dos Terminais de Celulose da ARACRUZ e de Carga Geral em São José do Norte Aprofundamento do Canal do Norte de 30 para 40 Projetos em Desenvolvimento Investimentos Previstos: R$ 21,6 milhões Volume : 1,80 milhões de m 3

22 Navios de até TPB / 350 metros Navios de até TPB / 350 metros Projetos em Desenvolvimento Projeto de ampliação dos Molhes da Barra para permitir o aprofundamento dos Canais de Acesso ao Porto para 18m.

23 Dragagem de aprofundamento do Canal de Acesso ao Porto do Rio Grande de 14m para 18m Investimentos Previstos: Investimentos Previstos: R$ 250 milhões Volume : 25 milhões de m 3

24 Áreas de Despejo – Porto Novo

25 Áreas de Despejo – Superporto

26

27 O Porto do Rio Grande agradece pela sua atenção Newton Quintas –


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