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Embraer Evolução da Gestão da Qualidade

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Apresentação em tema: "Embraer Evolução da Gestão da Qualidade"— Transcrição da apresentação:

1 Embraer Evolução da Gestão da Qualidade

2 Evolução Origem e Desenvolvimento Privatização (1994) + Tecnológica
Desfecho da ll Guerra Mundial - projeto estratégico nacional na área aeronáutica Criação do CTA e do ITA (Centro Técnico Aeroespacial e Instituto Tecnológico de Aeronáutica) Fundação em 1969 – 82 Bandeirantes e 100 Xavantes A Integração de duas Culturas: Tecnológica & Industrial + Empresarial

3 A influência das partes interessadas na evolução do Sistema de
Modelo de Processo A influência das partes interessadas na evolução do Sistema de Gestão da Qualidade Acionistas EMBRAER Lideranças da Empresa Desenvolver e Gerenciar o Negócio Fornecedores Materiais Criar/ Desenvolver/Certificar Conquistar e Reter Clientes Necessidades e Oportunidades Mercado Cliente Empresas Aéreas, Governos, Leasing Passageiros / Usuários Atender Pedidos Fornecedores Serviços Prestar Serviços Recursos Humanos e Materiais Processos de Suporte INDÚSTRIA AERONÁUTICA Sociedade Concorrentes Órgãos Reguladores

4 Regulamentação Aeronáutica
RBHA – Regulamento Brasileiro de Homolação Aeronáutica Certificação do Projeto Certificação da Empresa Certificado de Aeronavegabilidade

5 Evolução da Qualidade OTAN AQAP-1 Controle da Qualidade RBHA RBIA
MIL-Q-9858

6 Anos 70 Xavante – 1º vôo em 1971 – Ipanema - 1º vôo 1970 até hoje
Fabricado sob licença da Aeronáutica Macchi 182 Aeronaves Requisitos da Qualidade OTAN - AQAP-1 Ipanema - 1º vôo até hoje 970 aeronaves - Certificação do motor a álcool em 2005

7 Anos 70 Bandeirante - 1º de série em 1973 Aviação leve – Parceria
Europa 1977 – USA 1978 500 unidades vendidas Aviação leve – Parceria com a Piper em 1974 2800 aeronaves vendidas

8 Anos 70 F-5 Northrop – Fabricação da empenagem vertical - 1976
MIL-Q-9858 – Requisitos do Programa da Qualidade Processos especiais Xingu – O primeiro pressurizado – 1º vôo em 1976 – mais de 100 aeronaves vendidas – Força Aérea e Marinha da França

9 Anos 80 EMB 312 – Tucano EMB 120 – Brasília. 1º 1985
Mais de 600 unidades vendidas. 15 Forças Aéreas, incluindo Inglaterra e França EMB 120 – Brasília. 1º 1985 352 unidades vendidas para 14 países.

10 Anos 80 AMX Consórcio Ítalo-Brasileiro: Alenia 46%, a Aermacchi com 24% e a Embraer com 30%. 179 aeronaves fabricadas. Sistema de Gestão da Qualidade – AQAP-1 Documentação de transferência de segmentos; Qualificação de processos especiais; Qualificação de equipamentos (produto).

11 Embraer – Histórico da Qualidade
D Boeing RBHA RBIA MIL-Q-9858 OTAN AQAP-1 Controle da Qualidade ISO 9001:1994 CQAR - McDonnell Douglas Garantia da Qualidade

12 Anos 90 CBA-123 – Acordo de cooperação entre a Embraer e a FMA – Fábrica Militar de Aviones - Argentina. Primeiro protótipo voou em Julho de 1990.

13 Anos 90 McDonnell Douglas - MD-11 - Flap externo - 9 m de envergadura em material composto (Fibra de carbono) aviões vendidos. Desenvolvimento Integrado do Produto – DIP. Engenharia, Processo, Qualidade e Ferramental co-localizados. Sistema da Qualidade - MIL-Q-9858 Requisitos de Garantia da Qualidade Aprovação de processos especiais Inspeção de primeiro artigo Ações corretivas Pontos de inspeção obrigatórios (inspetor residente) 1997 – Programa “Fornecedor Preferencial”

14 Anos 90 Boeing 777 – 1º vôo em 1995 Carenagem da empenagem
vertical e da ponta das asas. D – Sistema avançado da Qualidade Requisitos da qualidade para fornecedores Insp. de primeiro artigo Insp. de primeiro artigo para fornecedores Qualificação de processos especiais

15 D1-9000 Sistema Avançado da Qualidade
 Requisitos da D1-9000 Sistema básico da qualidade – ISO 9002 Sistema avançado da Qualidade: Princípios Gerenciamento; Engenharia (Características chave); Estatística (CEP e Projeto de experimentos) Objetivo - Melhoria contínua e permanente Qualidade Exceder as expectativas dos clientes Prevenir defeitos Reduzir desperdício, ciclos e custos

16 Anos 90 A Crise ao Final da Década de 80
Cancelamento de contratos de defesa, após o término de 40 anos de Guerra Fria O fim dos modelos de estado empreendedor e empresa estratégica A crise econômica pós Guerra do Golfo A reestruturação da indústria aeroespacial: fusões e aquisições A opção pela privatização em janeiro de 1992 Receita consolidada - US$ Milhões

17 A partir de Set 95 – A Nova Administração
Foco em Resultados Nova cultura empresarial, novas competências administrativo-financeiras A introdução do conceito de Empresa Global Desenvolvimento de uma nova organização, orientada para o cliente, ágil e responsável, fazendo uso das melhores práticas e recursos disponíveis Construção de uma nova relação com os empregados, baseada na comunicação aberta e transparente

18 Modelo de negócio Flexibilidade – Parceria Industrial 4 parceiros
350 fornecedores 16 parceiros 22 fornecedores – Equipamentos e Sistemas

19 Anos 90 Família ERJ 145 37 Assentos 44 Assentos 50 Assentos
(2.000 mn alcance)

20 Indicadores de Recuperação e Produtividade
Número de Empregados Receita por Empregado (US$ mil) Resultado Líquido (US$ milhões)

21 Anos 90 Sikorsky S-92 – 1º vôo em 1999 – Tanques laterais em fibra de carbono e Trens de pouso Requisitos da qualidade Inspeção de primeiro artigo Qualificação de processos especiais

22 Embraer – Histórico da Qualidade
ISO 14001 OHSAS 18001 D Boeing RBHA RBIA MIL-Q-9858 OTAN AQAP-1 SA 8000 Controle da Qualidade ISO 9001:1994 ISO 9001:2000 AS 9100:2000 CQAR - McDonnell Douglas ISO 17799 Garantia da Qualidade Gerenciamento dos Sistemas

23 SIG-MASSQ Sistema Integrado de Gestão OHSAS 18001 ISO 14001 ISO 9001
SAE/AS 9100 Qualidade Aeroespacial Saúde e Segurança no Trabalho Ambiental Qualidade

24 Anos 2000 Família Embraer 170 / 190 70 até 78 Assentos mn Alcance Certificação – 1º Trim/2004 78 até 86 Assentos mn Alcance Certificação – 4º Trim/2004 98 até 106 Assentos mn Alcance Certificação – 3º Trim/2005 108 até 118 Assentos mn Alcance Certificação – 2º Trim/2006

25 Família EMB 145 de Sistemas Multi-Missão
AR TERRA MAR

26 Outras demandas Banco Mundial e Mercado de Investidores
Requisitos de Meio Ambiente, Saúde e Segurança e Responsabilidade Social. Lei Sarbanes–Oxley - SOX . Processos robustos (fraudes e perdas). FAR-145 – Oficinas de manutenção Plano de controle toxicológico para atividades críticas Mercado Europeu – Operador Finnair Selo de conformidade para “equipamentos de apoio ao solo” - mercado Europeu (CE Marking).

27 Base Global França EUA China Portugal Cingapura Brasil
Unidades no Brasil, EUA, Europa e Ásia França Le Bourget Villepinte EUA Nashville Fort Lauderdale Jacksonville China Beijing Harbin Portugal Alverca Cingapura Brasil Gavião Peixoto Botucatu São José dos Campos Eugênio de Melo ELEB

28 Very Light and Light Jets by Embraer
2008 / 2009 – Novos Jatos Leves Very Light and Light Jets by Embraer

29 Normas setoriais - Aeroespacial
IAQG – Grupo Internacional de Qualidade do setor Aeroespacial fundado em 1999, cujo propósito é a troca de experiência e desenvolvimento de normas e processos visando a contínua melhoria da qualidade de produtos do segmento Aeroespacial.

30 IAQG - Estratégias Sistemas de certificação padronizados
Auditorias aceitas por todos os fabricantes Sistemas de certificação padronizados Normas aeroespaciais unificadas Endosso das autoridades aeronáuticas internacionais Controle internacional de acreditação Certificação / Avaliação Internacional de Sistemas da Qualidade Aeroespacial de fornecedores e fabricantes Supervisão e controle pelo IAQG, AAQG e setores Dados disponíveis a todos os membros Participação ativa da indústria Organismos Certificadores aprovados Auditores aeroespaciais aprovados Aceitação global pela base de fornecimento

31 Normas Aeroespacial - Gestão da Qualidade
Desenvolvida pela SAE em parceria com o IAQG consolidando os requisitos praticados pelos fabricantes do setor. AS9100B Sistema de Gestão da Qualidade – Aeroespacial -Requisitos AS9102A Requisitos de Inspeção de Primeiro Artigo AS9103 Gerenciamento das variações de Características Chave AS9131 Sistema de documentação de Não Conformidade AS9120 Sistema da Qualidade para Distribuidores

32 Vantagens x Desvantagens
Norma Vantagens Desvantagens Genérica Sistema aberto – liberdade para evolução a atendimento aos diversos setores. Recursos para execução e recebimento de auditorias, Continua a demanda de clientes por avaliações que contemplem suas necessidades. Setor Aeroespacial Entendimento único de requisitos Reduzir auditorias por parte do diversos fabricantes Controle dos processos de credenciamento e certificação buscando o aumento da credibilidade (acreditadores, certificadores e auditores) Sistema de disponibilização dos resultados das certificações de fornecedores - OASIS Fornecedores que atendem mais de um setor precisam mais de uma certificação. Risco de “descolamento” das normas setoriais com a norma genérica.

33 Requisitos Operacionais Industria Aeroespacial
Requisitos para Fornecedores e Parceiros Base atual de fornecedores 15 parceiros 480 Fornecedores 15 Países ISO 14001 OHSAS 18001 SA 8000 ISO 9000 Demais Organizações RESQ Requisitos Sistema da Qualidade Requisitos Operacionais AS9100 Industria Aeroespacial

34 Conclusão RESULTADO Parte interessada Sistema de Gestão OHSAS 18001
ISO 9001 ISO 14001 SA 8000

35 Para refletir - Gestão da Qualidade em 20??
ISO 9001:2000 – Sistema de Gestão da Qualidade Requisito Foco no cliente  A Alta Direção deve assegurar que os requisitos do cliente são determinados e atendidos com o propósito de aumentar a satisfação do cliente (ver e 8.2.1) . ISO 9001:20?? – Sistema de Gestão Requisito Foco nas partes interessadas  A Alta Direção deve assegurar que os requisitos das partes interessadas são determinados e atendidos com o propósito de aumentar a satisfação destas partes interessadas (ver e 8.2.1) .

36 ISO 9001:20?? – Sistema de Gestão
Para refletir - Gestão da Qualidade em 20?? TS 9100 TS 8000 TS 18001 TS 14001 TSs Qualidade Aeroespacial Responsabilidade Social Saúde e Segurança no Trabalho Ambiental ISO 9001:20?? – Sistema de Gestão

37 Obrigado! Obrigado!


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