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AULA 1: Conhecimento e Ciência Profa. Nilce Nazareno da Fonte Disciplina de METODOLOGIA CIENTÍFICA (farmacêutica)

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1 AULA 1: Conhecimento e Ciência Profa. Nilce Nazareno da Fonte Disciplina de METODOLOGIA CIENTÍFICA (farmacêutica)

2 depende da memória determina os diferentes graus do conhecimento (em função da relação memória X esquecimento) Conhecer = apropriar-se mentalmente de algo - auditiva - olfativa - gustativa - táctil - visual

3 acervo pessoal = repertório orienta a vida de cada um, devendo portanto ter utilidade prática (pessoal, profissional, social ou política) relação memória X esquecimento tempo + experiências + interpretações produção do conhecimento = aprendizado a produção do conhecimento deve ser fruto de reflexão crítica

4 conhecimento popular ou empírico: provém da experiência de vida, após ensaios e tentativas erros e acertos; os conhecimentos são transmitidos pessoa à pessoa, geração após outra, pela vivência coletiva; é desprovido de interesse pela causa dos fenômenos. conhecimento científico: vai além do empírico, procurando conhecer as causas e leis; adquirido de modo racional, é conduzido por meio de procedimentos sistematizados e organizados; Tipos de conhecimento: utiliza método científico.

5 conhecimento filosófico: é obtido exclusivamente a partir do exercício do pensamento e da reflexão; fundamenta-se na interrogação contínua, sobre si mesmo e sobre a realidade; habilita o ser humano a fazer uso de suas faculdades para ver melhor o sentido da vida concreta. conhecimento teológico (religioso): nasce do mistério; do que está oculto; provém da fé teológica = quando o revelador ou desvelador dos mistérios for Deus; é aquele aceito pela fé teológica, pela aceitação dos dados da revelação Divina. Tipos de conhecimento (contin.):

6 até o Renascimento, era considerado: certo e geral (aplicável a todos); metódico e sistemático; resultado da demonstração e experimentação (só era aceito o que era provado). a partir dos séculos XVI e XVII = revolução científica: Copérnico, Bacon, Galileu, Descartes etc.; nova postura (desconfiança) diante das explicações advindas da tradição e da especulação; proposta de novas metodologias, baseadas principalmente na observação, experimentação e mensuração dos fatos; foi sendo gradativamente aplicada a novos setores. O conhecimento científico e sua história:

7 a partir do século XX: ampliação para todas as áreas do conhecimento; fundamenta-se numa nova concepção: o conhecimento científico não é pronto, acabado ou definitivo nem é a posse das verdades imutáveis; é organizado, metódico e sistemático; dependendo da pesquisa, utiliza-se de métodos diferentes, passíveis de mudança; aceita que a própria definição de conhecimento científico depende do ponto de vista de quem o define: positivista, dialético, alternativo, moderno, pós-moderno etc. O conhecimento científico e sua história (contin.):

8 num sentido amplo, ciência diz respeito a qualquer tipo de saber; num sentido científico, ciência é entendida como uma busca constante de explicações e de soluções, de revisão e de reavaliação de seus resultados, apesar de sua falibilidade e de seus limites (CERVO e BERVIAN, 2002); é considerada um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente, sistematizados e verificáveis que fazem referência a objetos de uma mesma natureza (ANDER- EGG, citado por RAVEN, 2002); a capacidade de questionar e sobretudo de se questionar é a razão de ser mais profunda da ciência. O questionamento acrescenta-lhe alguma dimensão, algum olhar, alguma preocupação que antes não existia ainda (DEMO, 2000). O que é ciência, afinal?

9 relaciona-se metodologia científica com saber pensar reforçando o sentido de autonomia è não vale a pena ser porta-voz!!! lemos e estudamos autores, livros, teorias, dados etc. para construirmos nosso repertório e nos tornarmos autores, e não discípulos ! (adaptado de DEMO, 2000) O que é ciência, afinal? (contin.)

10 fazer ciência não é privilégio de um tipo em particular de pessoa, nem privilégio de povos, de raças e de culturas. A ciência pode ser praticada também nas mais variadas situações da vida; o espírito científico é a expressão de uma mente crítica, objetiva e racional; o verdadeiro possuidor de espírito científico é imparcial, não torce os fatos, respeita escrupulosamente a verdade, evita plágio, cultiva a honestidade, não colhe como seu o que os outros plantaram, tem horror às acomodações, é corajoso para enfrentar os obstáculos, não reconhece fronteiras, não admite intromissões de autoridades estranhas ou limitações em seu campo de investigação; è o essencial na vida acadêmica não está nos conhecimentos científicos adquiridos ou nos bons ou maus professores, mas em aprender como trabalhar, como enfrentar e solucionar os problemas que se apresentam não só na universidade, mas principalmente na vida profissional. O espírito científico:

11 etimologicamente, método é o caminho para determinado fim; é o conjunto de procedimentos utilizados na investigação; a escolha do método depende do objetivo da pesquisa, do objeto e do problema estudado; è não existe um método único aplicável a qualquer tipo de pesquisa. não confundir com técnica = recurso que viabiliza o método, ou, aplicação do plano metodológico e a forma de executar. è a técnica está subordinada ao método. Os métodos da ciência:

12 métodos de abordagem: consistem na forma como os raciocínios resultantes da pesquisa são encaminhados: ex.: indutivo, dedutivo, hipotético-dedutivo, dialético etc.; métodos de procedimento: correspondem às etapas mais concretas da investigação, com finalidade mais restrita e menos abstrata: ex.: histórico, comparativo, estatístico, estruturalista etc.; métodos de coleta de informações: qualitativo quantitativo Diferentes classificações quanto aos métodos:

13 método de investigação quantitativa: envolve a coleta sistemática de informação, mediante condições controladas e procedimentos estatísticos; busca a quantificação, utilizando procedimentos estruturados e instrumentos formais para a coleta de informações; busca estabelecer relações de causa e efeito. método de investigação qualitativa : envolve a coleta e análise sistemática de materiais narrativos mais subjetivos, evitando o controle; trabalha com realidades não quantificáveis, não utilizando instrumentos formais e estruturados, podendo usar roteiros e perguntas abertas na coleta de informações; é globalizante, procurando captar a situação ou o fenômeno em toda a sua extensão. Diferentes classificações quanto aos métodos (contin):

14 Independente de qual caminho, ou método, ou técnica, o desafio de países como o Brasil é, sobretudo, encontrar soluções para os graves problemas sociais que o país vive, soluções essas muito mais urgentes e necessárias que toda a indústria de armas, de foguetes e de viagens espaciais, por ex. CERVO e BERVIAN, 2002, p. 16.

15 Chega por hoje? Então... Até a próxima aula!


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