A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA DIGESTÓRIO Prof. Juliano V. Dande

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA DIGESTÓRIO Prof. Juliano V. Dande"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA DIGESTÓRIO Prof. Juliano V. Dande

2 SISTEMA DIGESTIVO Funções do sistema digestivo: Preensão Mastigação Deglutição Digestão Absorção Expulsão dos resíduos (fezes)

3 Divisão do sistema digestório Canal alimentar Orgãos anexos Cavidade bucal Faringe Esôfago Estômago Intestinos(delgado e grosso) Reto ânus Glândulas salivares Fígado, Língua Pâncreas, Dentes

4 Sistema Digestivo: Divisão

5 Órgãos do Sistema Digestório

6 Boca e cavidade bucal A boca é formada pelas bochechas, pelos palatos duro e mole e pela língua e os dentes. Cortar rasgar triturar esmagar

7 Língua Sabores básicos: - Doce. - Salgado. - Ácido (azedo). - Amargo.

8 Dentes: Homem adulto 32 dentes 8 incisivos 4 caninos 8 pré-molares 12 molares Primeira dentição- dentição de leite 20 dentes aparecem a partir dos 6 meses de idade 8 incisivos 4 caninos 8 molares

9 Partes de um dente típico Coroa Colo Raiz

10 Dentes Existem 20 dentes decíduos e 32 dentes permanentes em uma dentição completa.

11 Dentes

12 Glândulas salivares A saliva lubrifica e dissolve os alimentos e começa a decomposição química dos carboidratos e lipídios.

13 Glândulas salivares G. PARÓTIDA G. SUBLINGUAL G. SUBMANDIBULAR

14

15 GLÂNDULAS SALIVARES CAXUMBA (PAROTIDITE)

16 Deglutição: Durante a etapa faríngea da deglutição, a língua se mantém contra o palato, a parte nasal da faringe é fechada, a laringe sobe, a epiglote fecha a laringe e o bolo é conduzido ao esôfago. Faringe

17 Esôfago É um órgão tubular muscular, revestido por mucosa, que liga a faringe ao estômago e tem função de condução dos alimentos. Localização - Situa-se ventralmente à coluna vertebral e dorsalmente a traquéia, estando próximo da aorta e para atingir o abdome ele atravessa o m. diafragma e, quase imediatamente, desemboca no estômago.

18 Esôfago Porções do esôfago - Cervical - Torácica - Abdominal

19 Esôfago

20 O esôfago situa-se ventralmente à coluna vertebral e dorsalmente a traquéia. Pode-se distinguir três porções no esôfago: cervical, torácica e abdominal Esôfago

21 O peritônio Os órgãos abdominais são revestidos por uma túnica serosa em maior ou menor extensão, o peritônio apresenta duas lâminas: peritônio parietal reveste as parede da cavidade abdominal e o peritônio visceral envolve as vísceras.

22 Peritônio

23 Estômago É uma dilatação do tubo digestivo entre o esôfago e o intestino, situada na cavidade abdominal, com a função de digerir os alimentos.

24 Estômago

25 As quatro partes do estômago são o cárdio (parte cárdica), o fundo, o corpo e a parte pilórica. Estômago

26 Sistema Digestivo Intestino Delgado Porção mais longa do tubo digestivo, tem 6 a 7 metros de comprimento, razão pela qual se encontra dobrado várias vezes sobre si. É formado pelo duodeno (segmento inicial, que se segue ao estômago e que recebe os sucos produzidos pelo fígado e pelo pâncreas) e pelo jejuno-ílio (zona de absorção digestiva).

27 Intestino delgado A maior parte da digestão e absorção ocorre no intestino delgado.

28 Intistino Grosso Apresenta um diâmetro maior que o intestino delgado e tem 1,5 metros de comprimento. Não é enrolado, sendo formado pelo cólon ascendente, cólon transverso e cólon descendente. Este último termina no recto que abre para o exterior pelo ânus.

29 As partes do intestino grosso são o ceco, os cólons, o reto e o canal anal. Intestino Grosso Cólon Sigmóide Ceco

30 As partes do intestino grosso são o ceco, o colo, o reto e o canal anal. Intestino Grosso

31 FÍGADO O fígado é a maior glândula do corpo humano, e localiza- se no canto direito superior do abdômen, sob o diafragma. Seu peso aproximado é cerca de 1,5 kg no homem adulto e um pouco menos na mulher.

32 Na face diafragmática os lobos direito e esquerdo são separados por uma prega do peritônio, o ligamento falsiforme. Fígado

33

34

35 Pâncreas Conceito: É uma glândula semelhante às glândulas salivares, situada na cavidade abdominal. Apresenta uma porção endócrina (insulina e glucagon) e outra exócrina (suco pancreático). – Partes: cabeça, corpo e cauda.

36 Pâncreas

37

38


Carregar ppt "SISTEMA DIGESTÓRIO Prof. Juliano V. Dande"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google