A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIGESTÃO Identificar os órgãos por onde passam os alimentos durante a digestão; Descrever os mecanismos de transformações químicas e mecânicas dos alimentos;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIGESTÃO Identificar os órgãos por onde passam os alimentos durante a digestão; Descrever os mecanismos de transformações químicas e mecânicas dos alimentos;"— Transcrição da apresentação:

1 DIGESTÃO Identificar os órgãos por onde passam os alimentos durante a digestão; Descrever os mecanismos de transformações químicas e mecânicas dos alimentos; Explicar a importância dos dentes e as maneiras de conservá-los; Identificar as doenças do sistema digestório e as maneiras de evitá-las.

2 DIGESTÃO Conjunto de transformações mecânicas e químicas que os alimentos sofrem ao longo do sistema digestório, para se converterem em compostos menores hidrossolúveis e absorvíveis.

3 DIGESTÃO: tipos de transformações Processos MECÂNICOS: não envolvem sucos digestivos, o objetivo é aumentar a superfície de contato entre o alimento e os sucos digestivos. São: MASTIGAÇÃO, DEGLUTIÇÃO, PERISTALTISMO ( MOVIMENTOS PERISTÁLTICOS)

4 Movimentos peristálticos Contrações dos músculos situados no esôfago, no estômago e nos intestinos. Empurram o alimento ao longo do tubo digestório e promovem a sua mistura.

5 DIGESTÃO: tipos de transformações Processos QUÍMICOS: reações químicas que transformam moléculas grandes em moléculas menores que poderão ser absorvidas pelas células. SUCOS DIGESTÓRIOS: contêm ENZIMAS DIGESTÓRIAS. Cada tipo de enzima é específico para o tipo de molécula presente nos alimentos. Relação CHAVE - FECHADURA

6 Algumas enzimas digestórias e seus substratos... AMILASE – digere AMIDO PROTEASE – digere PROTEÍNAS LIPASE – digere LIPÍDIOS SACARASE – digere SACAROSE LACTASE – digere LACTOSE MALTASE – digere MALTOSE

7 SISTEMA DIGESTÓRIO Boca Faringe Esôfago Estômago Intestino delgado Intestino grosso

8 Estruturas anexas ao sistema digestório Dentes Língua Glândulas salivares Glândulas estomacais Vesícula biliar Fígado pâncreas

9 BOCA Fenda bucal Véu palatino ou palato duro Úvula palatina Arco dental superior Arco dental inferior Língua Glândulas salivares

10 GLÂNDULAS SALIVARES Produzem a saliva, que contém a PTIALINA (amilase salivar), enzima que digere o amido

11 Funções da saliva Facilita a mastigação; Atua como solvente; Participa da digestão dos carboidratos; Lubrifica os alimentos e os tecidos bucais; Contribui para a limpeza bucal; Inibe o crescimento de microrganismos; Transporta íons sódio e potássio; Auxilia na limpeza dos dentes.

12 Os dentes Os seres humanos são ONÍVOROS e possuem quatro tipos de dentes: Incisivos (4) - Possuem uma superfície cortante; cortam e raspam os alimentos. Caninos (2) - Possuem uma superfície pontiaguda; furam e rasgam os alimentos. Pré-molares (4) e Molares (6) - Possuem uma superfície ampla e achatada, com reentrâncias e saliências; movem e amassam os alimentos.

13 Tipos de dentes

14 Estrutura do dente Raíz Coroa Colo

15 Dentições humanas Na espécie humana desenvolvem-se duas dentições: Dentição Primária ou de Leite - inicia por volta do 6º mês de vida e se completa em torno dos 5 anos de idade. São 20 dentes assim distribuídos em cada arcada: Incisivos – 4; Caninos - 2; Molares - 4

16 Dentições humanas Dentição Permanente - começa a substituir a primária por volta dos sete anos, completando-se por volta dos 20 anos. São 32 dentes assim distribuídos em cada arcada: Incisivos – 4; Caninos - 2; Pré-molares -4; Molares - 6

17 A cárie dental Corrosão na superfície dentária causada pela ação de ácidos oriundos da fermentação de restos alimentares retidos nos espaços entre os dentes.

18 Faringe Canal de aproximadamente 13 cm, que está em contato com a laringe (aparelho respiratório), tem comunicação com as fossas nasais, os ouvidos e o esôfago; Para evitar que os alimentos penetrem nas vias respiratórias, uma válvula, a EPIGLOTE, se fecha mediante um ato reflexo na parte superior da laringe. Os alimentos passam da faringe ao esôfago e depois ao estômago. O ar passa da laringe à traqueia

19 Faringe

20 Epiglote

21 Esôfago Conduto músculo membranoso, de cm, que se estende da faringe até o estômago. Normalmente suas paredes se encontram unidas e só se abrem à passagem do alimento. Dotado de capacidade de PERISTALTISMO.

22 Estômago Porção do tubo digestivo em forma de bolsa, situado entre o esôfago e o duodeno; Possui glândulas digestivas que produzem o suco gástrico.

23 Estômago No estômago, o suco gástrico banha os alimentos em digestão, através dos movimentos peristálticos, e o bolo alimentar é transformado em quimo. Inicia-se aí a digestão das proteínas, pois esse suco contém muitas enzimas, dentre essas está a pepsina.

24 Suco gástrico líquido claro, transparente, altamente ácido, que contêm ácido clorídrico, muco, enzimas (pepsina é a mais potente) e sais. dissolve o cimento intercelular dos tecidos dos alimentos, auxiliando a fragmentação mecânica iniciada pela mastigação.

25 Suco gástrico O bolo alimentar pode permanecer no estômago por até quatro horas ou mais e, ao se misturar ao suco gástrico, auxiliado pelas contrações da musculatura estomacal, transforma-se em uma massa cremosa acidificada e semilíquida, o quimo

26 Intestino delgado Tubo de aproximadamente 6m de comprimento; Divide-se em: DUODENO (25cm) JEJUNO (4m) ÍLEO (1,5m) Revestido pela MUCOSA INTESTINAL, a qual produz SUCO INTESTINAL ou SUCO ENTÉRICO

27 Intestino delgado Onde a digestão dos alimentos se completa; DUODENO recebe o SUCO PANCREÁTCO (produzido pelo pâncreas) e a BILE (produzida pelo fígado); No JEJUNO e no ÍLEO a digestão se completa e os nutrientes são absorvidos. Enzimas presentes no suco entérico: peptidases, sacarases, lactases, maltases

28 Vilosidades intestinais Inúmeras dobras nas paredes internas do intestino delgado; Aumentam a superfície de absorção do intestino; Possuem vasta rede capilar na qual penetram os nutrientes são absorvidos e transportados a todas as células.

29 Pâncreas Massa irregular de tecido situada entre o estômago e o intestino delgado; Secreta o SUCO PANCREÁTICO (enzimas que digerem proteínas, carboidratos, gorduras e ácidos nucléicos)

30 Suco pancreático Possui várias enzimas, dentre as quais: AMILASE PANCREÁTICA (amido) LIPASE PANCREÁTICA (lipídios) PROTEASE PANCREÁTICA ou TRIPSINA (proteínas)

31 Vesícula biliar e bile Órgão muscular que acumula BILE no intervalo entre as digestões; A BILE é produzida no fígado, atua como detergente, emulsionando óleos e gorduras.

32 Fígado Secreta a BILE, que contém grande quantidade de sais biliares, pouco colesterol e pequena quantidade de bilirrubina. Bilirrubina= pigmento verde, produto final do metabolismo de destruição das hemácias

33 Fígado Maior glândula do corpo humano; Peso médio de 1,5 kg;

34 Funções do fígado Estocagem de compostos energéticos (glicogênio), suprindo o organismo quando submetido a regimes de dietas rigorosas; - Desintoxicação, eliminando toxinas produzidas ou ingeridas pelo organismo, por exemplo, o álcool; - Defesa orgânica, desempenhando a filtragem mecânica, impedindo a disseminação de agentes patogênicos; - Fabricação de uréia a partir de amônia e gás carbônico, controlando o equilíbrio hidro-salino normal; - Destruição de hemácias envelhecidas. Parte dos componentes da bile são produtos da degradação de hemácias.

35 Intestino grosso Mede em torno de 1,5 a 2m; Divide-se em: ceco, colos, reto e canal anal. Ceco- primeira porção Colos- ascendente, transverso, descendente e sigmóide.

36 Intestino grosso Funções básicas: Absorção de água Formação, acúmulo e eliminação das fezes.

37 Intestino grosso Absorção de alguns nutrientes e certas vitaminas; Habitado por rica flora bacteriana; Absorve água e sais minerais; O bolo fecal chega na forma líquida ao intestino grosso, a água é absorvida e as fezes se transformam numa massa pastosa no final do colo sigmóide.


Carregar ppt "DIGESTÃO Identificar os órgãos por onde passam os alimentos durante a digestão; Descrever os mecanismos de transformações químicas e mecânicas dos alimentos;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google