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Business Intelligence - BI

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Apresentação em tema: "Business Intelligence - BI"— Transcrição da apresentação:

1 Business Intelligence - BI
Prof. Claudio Benossi

2 BI – Business Intelligence
“Nós estamos entrando na “sociedade do conhecimento”, onde o recurso básico da economia não á mais o capital, recursos naturais ou sindicatos, mas sim o conhecimento, onde os trabalhadores do conhecimento irão representar o papel principal.” Peter Drucker

3 Incerteza das Decisões
Nível Abrangência Prazo de impacto Cenário Grau de incerteza Estratégico Empresa Longo Imprevisível Elevado Tático Departamento Médio Variáveis reduzidas, previsibilidade média Operacional Operação Curto Atividades pré-programadas Reduzido

4 Estratégico Tático Operacional
Níveis de decisões DECISÕES NÃO ESTRUTURADAS: Decidir sobre a entrada ou saída de mercados Aprovar o orçamento anual Definir metas corporativas de longo prazo DECISÕES SEMI- ESTRUTURADAS: Formular um plano de marketing Desenvolver o orçamento departamental Definir metas departamentais DECISÕES ESTRUTURADAS: Autorizar horas extras Repor estoque (Laudon, 2011)

5 Tomada de Decisão Estatística:
“50% das decisões de executivos são ERRADAS!!!” Principais motivos: Falta de informação Informações erradas Inabilidade Tecnologia inadequada

6 Conceito de BI “Processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte à gestão de negócios.” (Gartner Group)

7 Objetivo do BI O processo de BI tem por objetivo fornecer informações de nível gerencial, sumarizadas, consolidadas, corretas e no tempo adequado sobre as operações da empresa, oferecendo aos gestores a visão necessária para fazer planejamentos e tomar decisões estratégicas com maior assertividade, melhorando a eficiência operacional e otimizando os processos de negócio.

8 Conhecendo melhor a empresa e o mercado: ferramentas de gestão estratégica

9 Análise Swot Fatores internos Fatores externos

10 BSC – Balanced Scorecard
Estabelecer indicadores Determinar objetivos/metas Realizar medições Definir ações

11 BSC – Exemplos de indicadores:
Financeira Aumento de receitas Redução de custos Redução de riscos Aumento de eficiência financeira Otimização de estoques Clientes Atratividade Participação no mercado Satisfação Rentabilidade de clientes Aprendizado e Crescimento Disponibilidade de informação em todos os níveis Nível de satisfação interno Alinhamento departamental com objetivos estratégicos Processos Internos Custo Qualidade Produtividade Rendimento Prazos

12 O Processo de BI

13 Dado-Informação-Conhecimento-Inteligência

14 Pré-Requisitos para um processo de BI
Disponibilidade dos dados Saneamento do dados Organização dos dados Saber o que extrair dos dados (que perguntas devem ser feitas?) O GRANDE DESAFIO DOS GESTORES!!!

15 Processo de BI Extract Transform Load Software de BI ETL DATA
WAREHOUSE Extract Transform Load ETL Internos Externos ERP CRM SCM Vendas Compras Estoque Finan ceiro Contabili dade ... Demográ ficos Mercado

16 Data Warehouse “Armazém de dados” ou “depósito de dados”: banco de dados que concentra informações referentes às atividades de uma organização, de forma consolidada. Objetivos: fornecer dados para a geração de relatórios, análise de grandes volumes de dados e obtenção de informações estratégicas para apoiar a tomada de decisão.

17 Exemplos de Aplicações
Finanças Análise de L&P, Ponto de equilíbrio, Orçamentos, Análise de Balanço, Faturamento e rentabilidade global Vendas Análise de vendas, Previsões, Lucratividade de Cliente/Contrato, Análise de Canais de Distribuição Marketing Determinação de Preço, Lucratividade de Produto, Análise de Oportunidades de Mercado RH Produtividade, Rendimento, Projeção de Salários, Análise de Headcount Manufatura Análise de Estoque, Análise de Fornecedores, Planejamento de Demanda, Análise de custos de matéria-prima

18 Agrupamentos / Visões As informações podem ser agrupadas, consolidadas, sumarizadas por: Vendedor Produto/Linha Setor Diretoria Cliente/Segmento Cidade Estado Região Centro de Custo Período Etc. As visões podem ser combinadas Podem ser extraídas visões evolutivas (diária/semanal/mensal/anual, etc.)

19 Outras Siglas Relacionadas
MIS – Management Information Systems (SIG – Sistemas de Informações Gerenciais) DSS – Decision Suport Systems (SAD – Sistemas de Apoio à Decisão) EIS – Executive Information Systems (SAE – Sistemas de Apoio ao Executivo) OLAP – Online Analytical Processing

20 Tipos de Sistemas SIG – Sistemas de Informações Gerenciais Fornecem resumos e relatórios rotineiros com dados em nível de transação para os níveis tático e operacional. SAD - Sistemas de Apoio à Decisão Fornecem ferramentas, modelos analíticos e consultas interativas para analisar grandes quantidades de dados, apoiando decisões no nível tático. SAE - Sistemas de Apoio ao Executivo Fornecem, ao nível executivo, informações externas (ex.: notícias, análise do mercado acionário, tendências setoriais) e resumos de alto nível referentes ao desempenho da empresa. (Laudon, 2011)

21 Data Mart “Mercado de dados”: é um sub-conjunto de um Data warehouse. Em geral, são dados referentes a um assunto específico (ex: Vendas, Estoque, Compras, Clientes, Finanças, etc.). Data Mart Vendas DATA WAREHOUSE Data Mart Compras Data Mart Finanças Data Mart Clientes

22 Data Mining “Mineração de dados”: exploração de grandes quantidades de dados para identificação de padrões consistentes (regras de associação, sequências temporais, etc.) visando detectar relacionamentos sistemáticos entre variáveis, detectando assim novos subconjuntos de dados. EXEMPLOS: 1) Análise da sequência: ABCXYABCZKABDKCABCTUABEWLABCWO Existe algum padrão relevante nesta sequência? 2) Existe relação entre a venda de fraldas e cerveja?

23 Fornecedores de BI

24 Painel Oracle Hyperion

25 Painel Oracle Hyperion

26 Benefícios do BI Compreender as tendências do mercado;
Aumentar a segurança das decisões estratégicas; Antecipar-se às mudanças do mercado; Facilitar a identificação de riscos; Ampliar o planejamento corporativo; Facilitar o acesso e distribuir informação para todos os níveis da empresa; Oferecer dados estratégicos para análise, com o menor atraso possível em relação a uma transação ou evento dentro da empresa.

27 “A falta de informação leva os executivos a tomarem decisões erradas
“A falta de informação leva os executivos a tomarem decisões erradas. O excesso de informações também.”

28 Business Intelligence
Através destas técnicas, é possível proporcionar a descoberta de padrões em dados, sem a tendenciosidade e a limitação de uma análise baseada exclusivamente na intuição humana. “O sucesso das organizações depende da utilização inteligente da informação disponível.” Peter Druker

29 Exemplos de empresas que foram surpreendidas por tendências não previstas em seus planos
No início da década de 90, a Motorola era o maior fabricante de telefones celulares do mundo. No entanto, optou por continuar a desenvolver a tecnologia analógica, enquanto que o mercado começava a dar sinais de preferência pelos telefones de segunda geração (digitais). O resultado foi a perda da liderança para a Nokia.


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