A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORIENTAÇÕES PARA TREINAR A LEITURA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORIENTAÇÕES PARA TREINAR A LEITURA"— Transcrição da apresentação:

1 ORIENTAÇÕES PARA TREINAR A LEITURA
Com Prof. Cheila

2 Selecione um texto curto, no máximo 5 min; Escolha o discurso de um politico ou empresário que tenha sido publicado recentemente. Sendo recente, é provável que a sua linguagem seja atual, própria para os ouvintes dos dias de hoje.

3 2.Imprima o discurso em letras com corpo grande, em espaços duplos, e use apenas 2/3 superiores da pagina. Tente encontrar um papel grosso e use somente uma face da folha. Lembre-se de numerar as páginas na parte superior direita. Não use grampo ou clipes para prendê-las.

4 3.Faça duas leituras do texto em voz alta, para sentir bem a mensagem e se familiarizar com o conteúdo e os termos empregados. Neta etapa, não se preocupe em falar em pé ou olhar para frente. Concentre-se apenas no texto e prefira fazer essas leituras sentado. Se encontrar palavras de pronúncia difícil, substitua-as pro termos mais simples.

5 4. Faça marcações no texto para facilitar sua interpretação
4.Faça marcações no texto para facilitar sua interpretação. Inclua pausas expressivas e lembre-se de marcar o texto com acentos expressivos. Destaque as palavras que merecem maior ênfase com um traço horizontal embaixo delas. Para fazer as marcações leia cada uma das frases do texto em voz alta. Agora leia pela terceira vez, para confirmar se as pausas correspondem as suas expectativas e a expressividade desejada. Observe que, ate aqui, você já deverá ter realizado aproximadamente dez leituras. Com o papel na altura da parte superior do peito, será mais fácil olhar para os ouvintes

6 5. Após ter marcado todo o texto, ainda sentado, faça mais três leituras e procure interpretá-lo da maneira mais correta possível. Observe se está conseguindo alternar a velocidade da fala e o volume da voz e se está pronunciando bem as palavras, sem artificialismo. Use o dedo polegar para marcar a linha de leitura.

7 6.Vá até a frente do maior espelho que puder encontrar e certifique-se de que ninguém atrapalhará o seu treinamento.Segure o discurso na parte superior do peito, com o papel um pouco abaixo do queixo, para não esconder o semblante. Com uma das mãos, segure a folha próximo da extremidade superior e com a outra, próximo da base. Se a postura estiver rígida, relaxe um pouco; desse modo, ficará mais natural.

8 7.Inicie a leitura usando o dedo polegar para seguir a linha a ser lida. Leia o texto em voz alta e pronuncie as duas ou três palavras que precedem marcação de traços para comunicação visual. Para que a comunicação visual seja eficiente, leia essas duas ou três palavras em silêncio antes de pronunciá-las com a cabeça levantada, olhando para a frente e para você mesmo no espelho. Esse treinamento é importante para desenvolver o sincronismo entre a leitura do texto e a comunicação visual com o público.

9 8.Neste momento, você já estará bem familiarizado com o discurso e em condições de fazer a leitura de maneira correta e expressiva. Leia com naturalidade, pelo menos duas vezes, interpretando bem o texto. Use uma câmera de vídeo para gravar sua ultima leitura. Se não possuir uma, utilize um gravador.

10 9. Assista ao vídeo ou ouça a gravação
9.Assista ao vídeo ou ouça a gravação. Verifique se cometeu algum erro ou se precisa reformular determinada parte da leitura.

11 10. Grave mais uma vez com as correções feitas
10.Grave mais uma vez com as correções feitas. Se saiu tudo bem, está na hora de trocar esse texto por outro e fazer um novo treinamento. Você não precisará de mais do que meia dúzia de exercícios completos como esse para dominar totalmente a técnica de leitura.


Carregar ppt "ORIENTAÇÕES PARA TREINAR A LEITURA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google