A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A formação do sentido de poupança nas crianças portuguesas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A formação do sentido de poupança nas crianças portuguesas"— Transcrição da apresentação:

1 A formação do sentido de poupança nas crianças portuguesas
Estudo de Opinião Setembro/Outubro de 2007 Dia Mundial da Poupança

2 Metodologia FASE QUALITATIVA FASE QUALITATIVA TARGET TARGET TÉCNICAS
Recurso a 6 Focus Group com 32 crianças em Lisboa realizados nos dias 20, 21 e 24 de Setembro. FASE QUALITATIVA Aplicação de questionários junto de 231 crianças, entre os dias 8 e 18 de Outubro. TARGET Crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 13 anos; Residentes na Grande Lisboa Estatuto Socio Económico B e C1 Estudantes do ensino público e do ensino privado TARGET Crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 13 anos; Residentes na Grande Lisboa e Grande Porto Ambos os sexos Estudantes do ensino público e do ensino privado TÉCNICAS As reuniões foram realizadas numa sala especialmente a pensar em crianças. As reuniões (gravadas em audio e em video) tiveram como base um guião semi-estruturado e a apresentação de estímulos nomeadamente os “Porquinhos Mealheiros” associados à Conta BES Júnior. Durante as reuniões, esteve presente mais um adulto para além da técnica, com a função de gerir o comportamento das crianças e de registar as respostas das mesmas, de maneira a facilitar a análise dos resultados. Os pais foram convidados a permanecer numa sala próxima. TÉCNICAS Após pedido de autorização a escolas e encarregados de educação, aplicação dos questionários em escolas de ensino público e privado da Grande Lisboa (3 escolas) e Porto (4 escolas). Os questionários foram aplicados por entrevistadores Apeme com experiência junto do target infantil e mediante as regras definidas por cada uma das escolas. A amostra foi definida com base em quotas de sexo, idade e área geográfica. Após aplicação, todos os questionários foram revistos e codificados para posterior análise estatística 2

3 POUPANÇA A formação do sentido de poupança nas crianças portuguesas
3 Factores estruturais VIDA HIPERACTIVA SOCIABILIDADES ALARGADAS MÚLTIPLOS CONSUMOS POSSIBILIDADE DE PRIVAÇÃO FUTURO NO MÉDIO E LONGO PRAZO “PLANEAMENTO” CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA TRANSPOSTA PARA O QUOTIDIANO NÃO QUERER GASTAR TUDO O QUE ESTÁ DISPONÍVEL 4 Facilitadores O lugar relevante para suportes físicos /mealheiros Proximidade dos bancos. Experiência e Publicidade As Famílias poupam lá em casa A institucionalização da mesada /semanada POUPANÇA Objectividade valorizada pelo enquadramento lúdico

4 VIDA HIPERACTIVA . SOCIABILIDADES ALARGADAS . MÚLTIPLOS CONSUMOS
Meninas Meninos Meninas Meninos Meninas Meninos Meninas Meninos Meninas Meninos Meninos Meninas Meninos Meninas Meninas

5 CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA TRANSPOSTA PARA O QUOTIDIANO
P.1 - Para ti o que é poupar? (n=159) Além da noção de que poupar é “não gastar muito”, há noções mais concretas e específicas: por um lado temos referências à poupança de dinheiro/coisas e por outro, às necessidades ecológica de poupanças:

6 CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA TRANSPOSTA PARA O QUOTIDIANO
P.1 - Para ti o que é poupar? “É importante poupar luz porque se gastarmos a luz toda ficamos às escuras.” Meninas 6/7 anos “Tem de se poupar e não deitar água fora.” -Não gastar electricidade. -Não ter a torneira aberta a tomar banho. -Não deixar as luzes todas acesas ao mesmo tempo. -Ou quando está sol não ter as luzes acesas. Meninas 8/9 anos

7 POSSIBILIDADE DE PRIVAÇÃO.FUTURO NO MÉDIO E LONGO PRAZO.“PLANEAMENTO”
P E poupas para quê? (para quem poupar dinheiro) N=195

8 POSSIBILIDADE DE PRIVAÇÃO.FUTURO NO MÉDIO E LONGO PRAZO.“PLANEAMENTO”
“Eu vou guardando os trocos da minha avó para quando for crescido.” “Eu quando tiver 18 anos vou gastar, e também gostava de ganhar o Euro Milhões.” “Eu é para comprar uma casa com piscina e uma horta para não ter de ir ás compras.” -Eu poupo porque pode chegar um dia que preciso desse dinheiro. -Os meus pais não deixam os meus irmãos gastar dinheiro. “Eu poupo para ter mais dinheiro quando for necessário.” Meninos 8/9 anos Meninas 8/9 anos “Estou a poupar para quando for maior comprar um carro.” “Eu poupo para emprestar aos pais. Ás vezes compro coisas para a escola quando os pais não podem.” Meninos 10/13 anos Meninas 10/13 anos

9 AS FAMÍLIAS POUPAM LÁ EM CASA
-Os pais poupam? -O meu poupa folhas. -O meu pai não poupa. Hoje comprou um bicicleta. Meninos 6/7 anos P E em tua casa quem costuma também poupar (além de ti)? N=231 3.2 - E quem achas que devia poupar? N=231

10 A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA MESADA/SEMANADA
P.4 - Recebes mesada ou semanada? (n=231) P.5 - Quanto recebes? (Quem refere receber mesada/ semanada) (n=113) “O meu pai já está quase a dar-me mesada.” Meninas 6/7 anos “Sempre que tiver boas notas a minha avó dá-me 2€.” “A mim quem dá dinheiro são os pais, avós e tios.” P.5.1 – E para que serve a mesada? (Quem refere receber mesada/ semanada) Meninas 8/9 anos

11 O LUGAR RELEVANTE PARA SUPORTES FÍSICOS/MEALHEIROS
“Eu tenho um mealheiro para notas e moedas, e um para moedas pequeninas.” Meninas 10/13 P Onde guardas as moedas que poupas? (para quem poupar dinheiro) P Onde guardas as notas que poupas? (para quem poupar dinheiro) (n=195) (11% refere outros sítios)

12 O LUGAR RELEVANTE PARA SUPORTES FÍSICOS/MEALHEIROS
“O pai e a mãe fizeram uma surpresa com o mealheiro, mas o meu irmão também têm, e não devia ter, já têm 15 anos.” P10 Tens Mealheiro? P11 Gostavas de ter? Meninas 8/9 anos (n=195)

13 O LUGAR RELEVANTE PARA SUPORTES FÍSICOS/MEALHEIROS
-Tenho 3. -Um pikachu e agora tenho um com uma chave, um cadeado pequeno tipo um arca mas pequena. -Tenho um de partir e outro daqueles de código. -Tenho um tipo um porco, assim grande com um rolha mas não é pratico ás vezes o dinheiro fica preso. -Eu aproveitei um caixa de whisky. Meninos 10/13 anos P Como é o teu mealheiro? (para quem refere ter mealheiro) P.17 - Para ti, como seria o melhor mealheiro do mundo? (n=162) (n=231)

14 O LUGAR RELEVANTE PARA SUPORTES FÍSICOS/MEALHEIROS
P.15 - O que fazes (ou farias se tivesses) com o teu mealheiro? (n=231) P.16 - E onde tens o teu mealheiro (ou terias)? (n=231) -Um mealheiro está escondido e o outro não. -O que é para a viagem de finalistas está escondido, é para jogar pelo seguro! -Eu tenho chave do meu diário no mealheiro. Meninas 10/13 anos

15 PROXIMIDADE DOS BANCOS. EXPERIÊNCIA E PUBLICIDADE
P.18 - Vamos agora falar de Bancos. Sabes o que é um banco? O que é? (n=231)

16 PROXIMIDADE DOS BANCOS. EXPERIÊNCIA E PUBLICIDADE
O BES tem uma conta onde oferecem um mealheiro, se lá depositarmos dinheiro, e que dá prémios e onde o dinheiro vai crescendo “Um banco é para por o dinheiro que sobrou e depois sai mais.” Meninas 6/7 anos Meninos 6/7 anos “Nos bancos não somos nós que estamos a guardar o dinheiro.” “Nós damos cheques ao banco e ele transforma em dinheiro.” “Os bancos estão ligados uns com os outros. Todos me dão dinheiro.” “O banco é quando tivermos mais idade vamos buscar dinheiro.” “O BES é um banco que tem um porco para pintar” Meninas 8/9 anos Meninos 8/9 anos -Um banco é um sitio onde se deposita o dinheiro e se pode confiar nas pessoas. -O banco é para guardar grandes quantias de dinheiro e não ocupar espaço. -Dá para por dinheiro e ninguém mexe lá. -É uma seca ficar na fila. -Não há sitio para nos sentarmos, é tipo os correios. Meninos 10/13 anos

17 PROXIMIDADE DOS BANCOS. EXPERIÊNCIA E PUBLICIDADE
“É uma máquina que dá para pôr o cartão e depois sai dinheiro” (menina 7 anos) Meninas 6/7 anos -Há duas espécies de bancos. -Há um onde se põe o código e outro uma espécie de loja onde se põe o dinheiro. Meninas 8/9 anos P E costumas ir ao banco? Onde? (n=231) 5% não sabe P.19 - Há outras maneiras de ir ao banco ou tratar de coisas do banco? Quais? (n=231) 45% não sabe

18 PROXIMIDADE DOS BANCOS. EXPERIÊNCIA E PUBLICIDADE
P.24 - E tu, tens conta em algum banco? (n=231) P Quem abriu essa conta que tens no banco? P E há quanto tempo tens essa conta? (n=71) (n=71)

19 PROXIMIDADE DOS BANCOS. EXPERIÊNCIA E PUBLICIDADE
25. Gostas / gostavas de ter conta num banco? (n=231) P.25.1 – Se sim, porquê? (n=196)

20 PROXIMIDADE DOS BANCOS. EXPERIÊNCIA E PUBLICIDADE
P.28 - Conheces algum banco que tenha uma conta própria para meninos da tua idade? Qual? P.31 - O que gostavas que um banco te oferecesse por teres lá uma conta? (n=231) (n=231) 12% não sabem 10% outras respostas

21 POUPANÇA . OBJECTIVIDADE VALORIZADA PELO ENQUADRAMENTO LÚDICO
P.2 - Costumas poupar? P E costumas poupar dinheiro? (n=231)

22 POUPANÇA . OBJECTIVIDADE VALORIZADA PELO ENQUADRAMENTO LÚDICO
6.1 Quanto costumas poupar por mês? (para quem poupar dinheiro) 6.2 E quanto é que achas que devias poupar? (para quem poupar dinheiro) (n=195) Média=14€ Média=22€

23 POUPANÇA . OBJECTIVIDADE VALORIZADA PELO ENQUADRAMENTO LÚDICO
P Sabes quanto dinheiro tens no teu mealheiro? (para quem refere ter mealheiro) (n=162) P14.2 – Se sim, como sabes? (para quem refere mealheiro) (n=75)


Carregar ppt "A formação do sentido de poupança nas crianças portuguesas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google