A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A formação do sentido de poupança nas crianças portuguesas Estudo de Opinião Setembro/Outubro de 2007 Dia Mundial da Poupança.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A formação do sentido de poupança nas crianças portuguesas Estudo de Opinião Setembro/Outubro de 2007 Dia Mundial da Poupança."— Transcrição da apresentação:

1 A formação do sentido de poupança nas crianças portuguesas Estudo de Opinião Setembro/Outubro de 2007 Dia Mundial da Poupança

2 FASE QUALITATIVA Recurso a 6 Focus Group com 32 crianças em Lisboa realizados nos dias 20, 21 e 24 de Setembro. TARGET Crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 13 anos; Residentes na Grande Lisboa Estatuto Socio Económico B e C1 Estudantes do ensino público e do ensino privado TÉCNICAS As reuniões foram realizadas numa sala especialmente a pensar em crianças. As reuniões (gravadas em audio e em video) tiveram como base um guião semi-estruturado e a apresentação de estímulos nomeadamente os Porquinhos Mealheiros associados à Conta BES Júnior. Durante as reuniões, esteve presente mais um adulto para além da técnica, com a função de gerir o comportamento das crianças e de registar as respostas das mesmas, de maneira a facilitar a análise dos resultados. Os pais foram convidados a permanecer numa sala próxima. 2 FASE QUALITATIVA Aplicação de questionários junto de 231 crianças, entre os dias 8 e 18 de Outubro. TARGET Crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 13 anos; Residentes na Grande Lisboa e Grande Porto Ambos os sexos Estudantes do ensino público e do ensino privado TÉCNICAS Após pedido de autorização a escolas e encarregados de educação, aplicação dos questionários em escolas de ensino público e privado da Grande Lisboa (3 escolas) e Porto (4 escolas). Os questionários foram aplicados por entrevistadores Apeme com experiência junto do target infantil e mediante as regras definidas por cada uma das escolas. A amostra foi definida com base em quotas de sexo, idade e área geográfica. Após aplicação, todos os questionários foram revistos e codificados para posterior análise estatística Metodologia

3 A formação do sentido de poupança nas crianças portuguesas VIDA HIPERACTIVA SOCIABILIDADES ALARGADAS MÚLTIPLOS CONSUMOS POSSIBILIDADE DE PRIVAÇÃO FUTURO NO MÉDIO E LONGO PRAZO PLANEAMENTO CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA TRANSPOSTA PARA O QUOTIDIANO NÃO QUERER GASTAR TUDO O QUE ESTÁ DISPONÍVEL As Famílias poupam lá em casa A institucionalização da mesada /semanada O lugar relevante para suportes físicos /mealheiros Proximidade dos bancos. Experiência e Publicidade POUPANÇA 4 Facilitadores 3 Factores estruturais Objectividade valorizada pelo enquadramento lúdico

4 VIDA HIPERACTIVA. SOCIABILIDADES ALARGADAS. MÚLTIPLOS CONSUMOS Meninos Meninas Meninos Meninas Meninos Meninas

5 CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA TRANSPOSTA PARA O QUOTIDIANO P.1 - Para ti o que é poupar? (n=159) Além da noção de que poupar é não gastar muito, há noções mais concretas e específicas: por um lado temos referências à poupança de dinheiro/coisas e por outro, às necessidades ecológica de poupanças:

6 CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA TRANSPOSTA PARA O QUOTIDIANO P.1 - Para ti o que é poupar? -Não gastar electricidade. -Não ter a torneira aberta a tomar banho. -Não deixar as luzes todas acesas ao mesmo tempo. -Ou quando está sol não ter as luzes acesas. Tem de se poupar e não deitar água fora. Meninas 8/9 anos É importante poupar luz porque se gastarmos a luz toda ficamos às escuras. Meninas 6/7 anos

7 POSSIBILIDADE DE PRIVAÇÃO.FUTURO NO MÉDIO E LONGO PRAZO.PLANEAMENTO P E poupas para quê? (para quem poupar dinheiro) N=195

8 POSSIBILIDADE DE PRIVAÇÃO.FUTURO NO MÉDIO E LONGO PRAZO.PLANEAMENTO Eu é para comprar uma casa com piscina e uma horta para não ter de ir ás compras. Eu vou guardando os trocos da minha avó para quando for crescido. Meninos 8/9 anos Eu poupo para emprestar aos pais. Ás vezes compro coisas para a escola quando os pais não podem. Meninas 10/13 anos Meninas 8/9 anos Eu quando tiver 18 anos vou gastar, e também gostava de ganhar o Euro Milhões. -Eu poupo porque pode chegar um dia que preciso desse dinheiro. -Os meus pais não deixam os meus irmãos gastar dinheiro. Estou a poupar para quando for maior comprar um carro. Meninos 10/13 anos Eu poupo para ter mais dinheiro quando for necessário.

9 P E em tua casa quem costuma também poupar (além de ti)? E quem achas que devia poupar? AS FAMÍLIAS POUPAM LÁ EM CASA N=231 -Os pais poupam? -O meu poupa folhas. -O meu pai não poupa. Hoje comprou um bicicleta. Meninos 6/7 anos

10 P.5.1 – E para que serve a mesada? (Quem refere receber mesada/ semanada) P.5 - Quanto recebes? (Quem refere receber mesada/ semanada) (n=231) P.4 - Recebes mesada ou semanada? (n=113) A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA MESADA/SEMANADA Meninas 8/9 anos Sempre que tiver boas notas a minha avó dá-me 2. A mim quem dá dinheiro são os pais, avós e tios. Meninas 6/7 anos O meu pai já está quase a dar-me mesada.

11 P Onde guardas as moedas que poupas? (para quem poupar dinheiro) P Onde guardas as notas que poupas? (para quem poupar dinheiro) (n=195) O LUGAR RELEVANTE PARA SUPORTES FÍSICOS/MEALHEIROS Eu tenho um mealheiro para notas e moedas, e um para moedas pequeninas. Meninas 10/13 (11% refere outros sítios)

12 O LUGAR RELEVANTE PARA SUPORTES FÍSICOS/MEALHEIROS P10 Tens Mealheiro? P11 Gostavas de ter? (n=195) Meninas 8/9 anos O pai e a mãe fizeram uma surpresa com o mealheiro, mas o meu irmão também têm, e não devia ter, já têm 15 anos.

13 O LUGAR RELEVANTE PARA SUPORTES FÍSICOS/MEALHEIROS P.12 - Como é o teu mealheiro? (para quem refere ter mealheiro) (n=162) P.17 - Para ti, como seria o melhor mealheiro do mundo? (n=231) -Mealheiros? -Tenho 3. -Um pikachu e agora tenho um com uma chave, um cadeado pequeno tipo um arca mas pequena. -Tenho um de partir e outro daqueles de código. -Tenho um tipo um porco, assim grande com um rolha mas não é pratico ás vezes o dinheiro fica preso. -Eu aproveitei um caixa de whisky. Meninos 10/13 anos

14 O LUGAR RELEVANTE PARA SUPORTES FÍSICOS/MEALHEIROS P.15 - O que fazes (ou farias se tivesses) com o teu mealheiro? P.16 - E onde tens o teu mealheiro (ou terias)? (n=231) -Um mealheiro está escondido e o outro não. -O que é para a viagem de finalistas está escondido, é para jogar pelo seguro! -Eu tenho chave do meu diário no mealheiro. Meninas 10/13 anos

15 PROXIMIDADE DOS BANCOS. EXPERIÊNCIA E PUBLICIDADE P.18 - Vamos agora falar de Bancos. Sabes o que é um banco? O que é? (n=231)

16 PROXIMIDADE DOS BANCOS. EXPERIÊNCIA E PUBLICIDADE Nos bancos não somos nós que estamos a guardar o dinheiro. Os bancos estão ligados uns com os outros. Todos me dão dinheiro. Meninos 8/9 anos Nós damos cheques ao banco e ele transforma em dinheiro. Meninas 8/9 anos O banco é quando tivermos mais idade vamos buscar dinheiro. Um banco é para por o dinheiro que sobrou e depois sai mais. Meninas 6/7 anos -Um banco é um sitio onde se deposita o dinheiro e se pode confiar nas pessoas. -O banco é para guardar grandes quantias de dinheiro e não ocupar espaço. -Dá para por dinheiro e ninguém mexe lá. -É uma seca ficar na fila. -Não há sitio para nos sentarmos, é tipo os correios. Meninos 10/13 anos O BES é um banco que tem um porco para pintar O BES tem uma conta onde oferecem um mealheiro, se lá depositarmos dinheiro, e que dá prémios e onde o dinheiro vai crescendo Meninos 6/7 anos

17 PROXIMIDADE DOS BANCOS. EXPERIÊNCIA E PUBLICIDADE P E costumas ir ao banco? Onde? (n=231) P.19 - Há outras maneiras de ir ao banco ou tratar de coisas do banco? Quais? (n=231) Meninas 8/9 anos -Há duas espécies de bancos. -Há um onde se põe o código e outro uma espécie de loja onde se põe o dinheiro. É uma máquina que dá para pôr o cartão e depois sai dinheiro (menina 7 anos) Meninas 6/7 anos 45% não sabe 5% não sabe

18 PROXIMIDADE DOS BANCOS. EXPERIÊNCIA E PUBLICIDADE P.24 - E tu, tens conta em algum banco? (n=231) (n=71) P Quem abriu essa conta que tens no banco?P E há quanto tempo tens essa conta?

19 25. Gostas / gostavas de ter conta num banco? (n=231) P.25.1 – Se sim, porquê? (n=196) PROXIMIDADE DOS BANCOS. EXPERIÊNCIA E PUBLICIDADE

20 (n=231) P.28 - Conheces algum banco que tenha uma conta própria para meninos da tua idade? Qual? P.31 - O que gostavas que um banco te oferecesse por teres lá uma conta? (n=231) 12% não sabem 10% outras respostas

21 POUPANÇA. OBJECTIVIDADE VALORIZADA PELO ENQUADRAMENTO LÚDICO P.2 - Costumas poupar? P E costumas poupar dinheiro? (n=231)

22 POUPANÇA. OBJECTIVIDADE VALORIZADA PELO ENQUADRAMENTO LÚDICO 6.1 Quanto costumas poupar por mês? (para quem poupar dinheiro) 6.2 E quanto é que achas que devias poupar? (para quem poupar dinheiro) (n=195) Média=14 Média=22

23 POUPANÇA. OBJECTIVIDADE VALORIZADA PELO ENQUADRAMENTO LÚDICO P14.2 – Se sim, como sabes? (para quem refere mealheiro) (n=75) P.14 - Sabes quanto dinheiro tens no teu mealheiro? (para quem refere ter mealheiro) (n=162)


Carregar ppt "A formação do sentido de poupança nas crianças portuguesas Estudo de Opinião Setembro/Outubro de 2007 Dia Mundial da Poupança."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google